O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Por: ANACO • 27/9/2015 • Trabalho acadêmico • 361 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
DESCRIÇÃO DE CARGOS
A descrição de cargos serve para identificar e formalizar as atribuições, deveres, responsabilidades e requisitos de um determinado cargo na organização. É de grande importância para organizar a empresa. Todos os cargos existentes dentro do supermercado EPA possuem descrição e quais as competências e habilidades que todos funcionários devem ter e adquirir para ser promovido dentro da empresa.
O grupo DMA DISTRIBUIDORA S/A (EPA), valoriza seus talentos através de recrutamentos internos, priorizando os funcionários na hora de preencher as vagas disponíveis oferecendo oportunidade de crescimento dentro da empresa, e caso não consiga preencher as vagas com o quadro de seus funcionários realiza o recrutamento externo.
PONTOS FORTES: É uma empresa de grande porte, está entre um das maiores rede de supermercados de Minas Gerais, tem grande oportunidade de crescimento e investe em planos de carreira.
PONTOS FRACOS: Mesmo com grandes oportunidades de crescimento a empresa enfrenta alta rotatividade de funcionários, com baixos salários, ambiente perturbador tanto por parte de chefias como colegas de trabalhos, a liderança não recebe um treinamento adequado, são desinformados, e sem nenhuma capacidade de gerenciar equipes. A gerencia recebe suporte por parte do RH na avaliação de desempenho, mas os gerentes não os fazem, a equipe não recebe um feedback por partes dos superiores, não tem visão de futuro dentro da empresa, ocasionando a rotatividade de funcionários e muitos nem consegue permanecer por muito tempo na empresa e com isso não é possível realizar planos de carreira.
PROCESSOS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO E DESEMPENHO NA EMPRESA:
No grupo DMA (EPA PLUS), não existe processos para realizar a avaliação e desempenho de seus funcionários. O próprio colaborador é responsável por avaliar suas necessidades pessoais e correr atrás de seus objetivos profissionais.
O gerente é responsável pelo desempenho de seus colaboradores, e pela avaliação dos resultados que estão sendo obtidos. A avaliação é feita pelo próprio gerente ou
supervisor, com acessória do RH, que estabelece os meios e critérios para realizar este tipo de avaliação.
O gerente por não ter conhecimentos específicos para projetar, desenvolver e manter um plano sistêmico de avaliação de pessoas, conta com o RH que aplica a função Staff para acompanhar e controlar o sistema como um todo, acompanhando os resultados.
...