O TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Por: jullianacastroo • 23/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.137 Palavras (9 Páginas) • 336 Visualizações
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar um aprofundamento teórico com bases nas disciplinas treinamento, desenvolvimento e jogos vivenciais; gerência, motivação e liderança; saúde e segurança do trabalho. Propondo observar de que forma os aspectos teóricos adquiridos nas disciplinas podem melhorar a visão sobre gestão de pessoas.
- DESENVOLVIMENTO
- TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
O treinamento vem passando por algumas transformações em virtudes das mudanças que acontecem nas empresas. Nada mais é constante, portanto temos que treinar os funcionários para que se encaixem nas novas exigências do mercado e se mantenham competitivos. O treinamento é um processo cíclico, onde busca continuamente repassar ou reciclar conhecimentos, atitudes e habilidades diretamente de tarefas ou otimização do trabalho, para desenvolver qualidades nos recursos humanos, habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para alcance dos objetivos organizacionais, o treinamento envolve a capacitação do funcionário no campo das suas atividades, o desenvolvimento se concentra no crescimento individual dos funcionários, podendo não ter relação direta com o cargo ocupado.
Já o desenvolvimento tem um conceito mais abrangente, pois se refere às ações organizacionais de que estimulam o crescimento pessoal de seus integrantes. O desenvolvimento é utilizado para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o aumento da responsabilidade e para tomada de decisão. Tem o principal objetivo de promover as pessoas naquilo que se sentem mais propensas a fazer, crescendo e tornando-se mais fortes individualmente.
- PROGRAMA DE TREINAMENTO
A elaboração de um programa de treinamento sempre será realizado com base em uma perfeita identificação e interpretação das necessidades reais de treinamento. Para definirmos com exatidão o que faremos no treinamento, será fundamental identificarmos os seguintes pontos:
- Quantificar o treinamento necessário;
- Definir a época ideal para o treinamento;
- Classificar as necessidades quanto ao conteúdo;
- Eleger a metodologia para cada necessidade de T&D;
- Documentar os eventos de treinamento;
- Programar os eventos de treinamento;
- Identificar os recursos internos e externos a serem mobilizados;
- Orçar os investimentos e apresentar o plano de treinamento.
- TIPOS DE TREINAMENTOS
Treinamento out the job ou fora do local de trabalho: Que realizado fora do ambiente de trabalho traz benefícios para a empresa, pois ele é mais formal e permite a imersão total do funcionário nos ensinamentos.
Treinamento on the job ou no local de trabalho: Que é frequentemente utilizado para cargos não gerenciais, e possui a vantagem de permitir experiências práticas sob as condições do trabalho.
- DIFERENÇA ENTRE DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS APLICADOS
A dinâmica é aplicada a um grupo quando há a intenção de analisá-lo, o que acontece muito nos casos de recrutamento e seleção, já na dinâmica há uma disputa. Nos jogos o objetivo é o aprendizado.
- VANTAGENS DA APLICAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO E JOGOS EM TREINAMENTOS EMPRESARIAIS
Dentre algumas das vantagens podem ser citadas as seguintes: a objetividade, usando jogos pode-se medir “matematicamente” as competências; o processo pode ser aplicado com varias pessoas ao mesmo tempo, podemos analisar a dinâmica do grupo e perceber como o jogador relaciona-se e trabalha em equipe; a percepção do comportamento acontece tanto para o avaliador quanto para o participante, tornando o processo mais centrado no desenvolvimento humano.
- AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO
As avaliações podem ser realizadas do seguindo modo, através da avaliação de reação, que avalia o grau de satisfação do participante, durante o treinamento, a ainda a avaliação de aprendizagem, que avalia o grau de conhecimento, tem também a avaliação de comportamento, que serve para medir a competência comportamental e a avaliação de resultados que mede o grau de desempenho/produtividade.
- SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
- QUAIS RESPONSABILIDADES PODEM SER ATRIBUÍDAS NA OCORRÊNCIA DE UM ACIDENTE DE TRABALHO
Na ocorrência de um acidente grave (incapacidade permanente) ou fatal em uma organização, são atribuídas as seguintes responsabilidades: Responsabilidade Civil (empregador): caso seja comprovada a culpa, pode gerar indenização. Apresenta algumas características importantes como obrigação individual, intrasferível, não pode ser assumida pela empresa, em caso de morte é obrigatório inquérito policial. Responsabilidade Criminal (chefias): pode gerar pena de detenção. Atos de negligência, imperícia ou imprudência das chefias e empregados, condenação criminal por ato faltoso, um exemplo: seria o encarregado que mesmo sabendo de uma maquina com problemas e mesmo assim permite que o funcionário utilizado, mesmo correndo perigo de morte.
- PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO REALIZADO NA EMPRESA
A finalidade do Programa de Segurança e Saúde no Trabalho é proteger a vida, promover a segurança e saúde do trabalhador. Integrar alguns programas de saúde e segurança no trabalho. O mesmo se divide em duas partes: A primeira é a saúde do trabalhador que é um conjunto de atividades destinadas, à promoção e proteção da saúde do trabalhador, assim como à recuperação e à reabilitação dos trabalhadores submetidos aos riscos advindos das condições de trabalho, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. E a segunda é a segurança do Trabalho que é o conjunto de normas que regem a prevenção de acidentes, a eliminação das más condições de trabalho ou pela preparação do trabalhador para enfrentá‐las.
Esse conjunto de ações procura estabelecer a perfeita relação homem‐sistema. Esse programa pode ser realizado na empresa da seguinte maneira; o empregador, mediante consulta junto aos trabalhadores e seus representantes, estabelece e apresentar, por escrito, uma política de segurança saúde e qualidade no trabalho: ou seja, específica para a organização e apropriada ao seu porte e à natureza de suas atividades; concisa, claramente escrita, datada e efetivada através de assinatura do empregador; comunicada e facilmente acessível a todas as pessoas no local de trabalho; revisada para que continue adequada; colocada à disposição das partes externas interessadas, conforme o caso.
...