O Trabalho de Processo Decisorio
Por: Andressa Sousa • 3/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 251 Visualizações
Universidade Ceuma
Trabalho de Negociação de Processo Decisório.
Aluna: Andressa de Sousa Rodrigues, Cpd: 23982
São Luis-MA
Abril/2016
Sumário
1-Introdução________________________________3
2-Desenvolvimento___________________________4
2.1-Etapas do processo decisório________________
2.1.1-Preparação do Cliente____________________
2.1.2-Abertura do Processo Decisorio____________
2.1.3-Teste_________________________________
2.1.4-Conviccao____________________________
2.1.5-Fechamento___________________________
2.1.6-Implementação do acordo________________
2.2-Variaveis do Processo Decisorio_____________
3-Conclusao________________________________
4-Referencias_______________________________
Introdução.
O Administrador, ao desempenhar qualquer papel na sociedade, procura agir de acordo com suas experiências. Essas experiências são utilizadas para determinar atitudes, escolhas pessoais e a seleção das ações para realizar uma determinada tarefa, ou seja, como ele estrutura seu processo decisório.
Para Simon(1971), o processo decisório é uma ação humana que envolve a seleção de determinadas ações, entre aquelas que são fisicamente possíveis para o agente publico, e para aquelas pessoas sobre as quais ele exerce influencia e autoridade.
O processo de negociação começa com a conjugação de dois fatores: o primeiro é a privação de algo que tem importância pra mim, minha empresa ou para alguém muito próximo a mim; e o segundo é o desejo ou a necessidade de suprir essa privação, esses dois fatores inicia-se no intimo do individuo uma tomada de decisão.
O nosso dia a dia e repleto de processos decisórios. Que envolvem um nível de tensão com a dimensão da importância do item envolvido. Quantas etapas existem ate a tomada de decisão de obter algo? Devemos estruturar o processo de negociação de forma a conduzi-lo racionalmente, sem surpresas para que a decisão final seja a mais adequada.
A postura do elemento nas organizações deve ser analisada levando-se em consideração variáveis organizacionais, pois diferentemente disso, poderá levar a resultados incompatíveis. A grande falha e utilizar os resultados dos métodos quantitativos sem avaliação qualitativa para tomada de decisão.
Considere uma negociação para compra de matéria-prima para sua fábrica e indique as variáveis e etapas que você deve seguir nesse processo.
Etapas do Processo decisório:
1-Preparação= essa etapa acontece previamente ao encontro no qual se desenrolará a negociação propriamente dita, ou seja, cabe aqui levantar informações possíveis e de todos os lados. Como exemplo a compra de penas de ganço para confecção de travesseiros, nesse momento estou atrás de comprar as penas e dependendo da proposta do fornecedor e da pesquisa de mercado vou avaliar qual a melhor opção de compra.
Para Dias e Costa (2012), a falta de um processo de compras com regras claras, com atividades bem definidas, adequadamente monitorado e alinhado com as estratégias, pode prejudicar a empresa em relação ao alcance de seus objetivos.
Trabalhar sem planejamento, contudo, é tarefa impraticável, que não tem lugar em empresas efetivamente vencedoras. Por conseguinte, os profissionais de compras, além de planejar as próprias ações, precisam fazer com que elas sejam inseridas também no planejamento global da instituição. (DIAS; COSTA, 2012, p. 25)
2-Abertura= Chegou o momento da abertura para discussão, esse e o momento de estabelecer confiança através de uma conversa e da troca de informações. Nesse momento estou no processo de negociação inicial com meu fornecedor, estou aguardando sua proposta de venda, quero saber se vai condizer com minhas expectativas, e meu orçamento.
3-Teste= Agora é hora de partir para o assunto que originou o encontro, a estratégia e fazer muitas perguntas, obter informações e avaliar os benefícios da proposta. Essa e a hora de perguntar de onde vem as penas, como elas são adquiridas, como e feita a venda, como e transportada, enfim. No fim dessa etapa serão descobertos muitos pontos comuns, favoráveis a concordância.
4-Convicção= essa é a fase mais tensa, nessa etapa a criatividade e importante para encontrar alternativas e conquistar resultados. Nesse momento estarei atrás de saber qual seu diferencial em relação aos outros fornecedores de penas, tem algum desconto na compra, tem embalagem diferenciada, e etc.
5- Fechamento e implementação do acordo= enfim chegamos ao resultado, a materialização tem uma formatação percebida de varias formas, o acordo e fechado quando os negociadores percebem que as condições são aceitáveis para todas a partes e aqui existe um ponto importante o tempo! Ainda assim existem situações problemáticas em que a falta de cumprimento do acordo fechado podem ser minimizadas. É de fundamental importância a adoção de medidas necessárias ao correto cumprimento das condições ajustadas e estabelecidos procedimentos que permitam acompanhar, com o decorrer do tempo, se ao acordo efetuado permanece satisfatório para os negociadores.
...