O Treinamento e Desenvolvimento
Por: Sheila Santos • 16/6/2018 • Bibliografia • 427 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
Faculdade Campos Elíseos
Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas
Disciplina: Treinamento e Desenvolvimento
Aluno: Marcus Vinicius dos Santos
Avaliar a necessidade de treinamento e desenvolvimento: um passo inicial
É ponto passivo que o sistema produtivo atual é caracterizado sobretudo pela dinâmica das relações de trabalho, pela velocidade das mudanças nos meios de produção, comercialização e relacionamentos das pessoas, o que requer constante e contínuo aperfeiçoamento da mão de obra.
Dessa forma, as áreas de treinamento e desenvolvimento se tornaram estratégicas e vitais para a manutenção e sobrevivência das empresas. Com orçamentos cada vez mais elevados, esses setores podem ver seus esforços fracassarem, comprometendo inclusive a sobrevivência das corporações, caso não possuam sistemas de medição de necessidades de treinamento, o que torna ainda esses investimentos um gasto sem retorno. É preciso que as necessidades de treinamento sejam devidamente identificadas, nos níveis organizacional, grupal e individual, possibilitando mesmo que os devidos créditos sejam dados aos setores de treinamento.
Apesar de ser uma das mais importantes fases do TD&E, a avalição de necessidades de treinamento ainda carece de aprofundamento de estudos e pesquisas que possibilitem a sistematização de suas práticas. Embora seus estudos tenham começado há mais de 50 anos, ainda são esparsas as iniciativas de estruturar essas ações, que a rigor visam alinhar treinamento e os objetivos organizacionais das corporações às competências que devem ser desenvolvidas e as pessoas que necessitam de capacitação.
Identificar a necessidade de treinamento e dirigir recursos para a área diagnosticada é tão importante quanto o treinamento propriamente dito. Não identificar a necessidade de treinamento e o que deve ser aprimorado seria como preparar um jogador de futebol para arremessar uma bola de beisebol de forma eficiente o que não traria nenhum ganho para este profissional e menos ainda para o clube defendido pelo atleta. Diversas são as ferramentas para que seja aferida a necessidade de treinamento, como os questionários respondidos pelos funcionários e os documentos organizacionais, embora estes não possuam um caráter tão sistêmico nas corporações, o que auxiliaria sobremaneira os profissionais responsáveis pelo treinamento, norteando suas ações, caso fossem adotados com maior frequência pelas companhias.
Portanto, antes de iniciar qualquer ação de treinamento e desenvolvimento é fundamental que se pense na necessidade desse treinamento, utilizando-se todo o instrumental possível o que possibilitará a adoção de práticas com objetivos e foco.
Referência bibliográfica
SILVA, Gisela Gomes da; MENESES, Pedro Paulo Murce. Necessidades de treinamento organizacional e motivação para trabalhar. REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 27-62, abr. 2012 . Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112012000100002&lng=pt&nrm=iso
Acessado em 01 de junho de 2018
...