O USO DE TECNOLOGIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Por: 4450460 • 20/7/2020 • Trabalho acadêmico • 5.957 Palavras (24 Páginas) • 252 Visualizações
FACULDADE SENAI TRÊS LAGOAS
Beatriz Pimenta Alastico
Gabriel José Soares Silva
Iris dos Santos Arantes
O USO DE TECNOLOGIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAS
TRÊS LAGOAS (MS)
2019
Beatriz Pimenta Alastico
Gabriel José Soares Silva
Iris dos Santos Arantes
O USO DE TECNOLOGIA NO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E DE PESSOAS
Trabalho apresentado no Curso Técnico em Administração – Faculdade SENAI Três Lagoas para conclusão da unidade de curricular Projeto Integrador.
Professora Orientadora: ?
TRÊS LAGOAS (MS)
2019
SUMÁRIO
1 TEMA (BEATRIZ) 4
2 TÍTULO 4
3 OBJETIVOS 4
3.1 Objetivo Geral 4
3.2 Objetivos Específicos 4
4 JUSTIFICATIVA 4
5 MATERIAIS E MÉTODOS 4
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
6.1 GESTÃO DE PESSOAS E SUAS MUDANÇAS 5
6.2 RECRUTAMENTO DE PESSOAS 6
6.2.1 Recrutamento Interno e Externo. 7
6.3 Rotatividade de Pessoas 9
6.4 O USO DE TECNOLOGIA PARA RECRUTAMENTO DE PESSOAS 11
6.5 O Planejamento para o uso de tecnologia no recrutamento de pessoas: 12
7 ENTREVISTA EMPÍRICA 13
7.1 PROFISSIONAL 1: 13
7.2 PROFISSIONAL 2: 15
8 RESULTADOS E DISCUSSÕES 17
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXOS 22
TEMA (BEATRIZ)
As unidades curriculares correspondentes ao projeto.
TÍTULO
O uso de tecnologia no processo de recrutamento e seleção de pessoas.
OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Evidenciar o uso da tecnologia no recrutamento de pessoas, bem como a adaptação desse setor com as novas ferramentas bem como apresentar os impactos e custos que podem ser pertinentes a esse processo.
3.2 Objetivos Específicos
Demonstrar como a tecnologia tem se aliado a nova gestão de pessoas, como o uso de plataformas online tem modificado a forma como as empresas fazem recrutamento de pessoas, pontuar sobre como as mudanças tecnológicas tem impactado a forma de as empresas contratarem e como a internet é avaliada tendo em vista sua aplicabilidade.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista em como a internet se tornou parte do dia a dia e modificou muito a forma como fazemos diversas coisas, inclusive a forma como procuramos colocação no mercado de trabalho. Esse tema se torna importante para apresentar, sob a perspectiva do contratante, os impactos causados por tais mudanças.
MATERIAIS E MÉTODOS
O presente trabalho realizou ,pesquisas descritiva em canais secundários através de dados originados de livros, revistas e websites para obter base teórica afim de realizar uma descrição sobre os temas abordados e por fim confirmar tais informações com resultados alcançados através de entrevistas e questionários estabelecidos em um estudo de caso que segundo Yin (2001) é uma investigação empírica de um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, sendo que os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definido.
Para a realização das entrevistas foram entrevistados dois profissionais, sendo, o profissional 1 atuante na área de Recursos Humanos, a entrevista ocorreu na própria empresa de atuação.
O profissional 2 atua em consultoria de gestão de pessoas, a entrevista ocorreu de forma remota utilizando o software Skype.
Os entrevistados foram submetidos a uma série de perguntas relativas ao tema abordado nessa pesquisa.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
6.1 GESTÃO DE PESSOAS E SUAS MUDANÇAS
A área de gestão de pessoas, é a parte da organização que trabalha, logicamente, com os recursos vindo da mão-de-obra humana, ou seja, todos que trabalham ou tem algum vínculo com a empresa.
‘’Falar de gestão de pessoas é falar de gente, do componente humano das organizações, de cultura e mentalidade, de inteligência, de energia e vitalidade, ação e proação’’ (CHIAVENATO,2014, P.4).
‘’Uma empresa e uma entidade do meio social. É constituída de pessoas. O resultado de uma empresa depende muito mais do desempenho das pessoas do que da excelência de seus manuais ou estruturas de organização.’’ (BELTRÃO,2001, p.308.).
O setor de gestão de pessoas se modificou muito ao longo dos anos, tanto em questões estratégias naturais que foram readequadas por critérios empíricos quanto pela maneira de trabalhar transformada pelo uso da tecnologia e gestão de banco de dados e sistema de informação.
...