O USO DO PDCA NA GESTÃO DE QUALIDADE
Por: Vanusa Rodrigues • 1/7/2021 • Artigo • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 99 Visualizações
O USO DO PDCA NA GESTÃO DE QUALIDADE
Sabrina Priscila Gomes (Graduanda em Engenharia de Produção - FDV)
Anderson Donizete MEIRA (Professor Orientador - FDV)
1. INTRODUÇÃO
A sociedade como um todo está em constante busca por melhorias, no ambiente produtivo, isso não é diferente. Essas melhorias geralmente estão associadas a gestão e controle de produção, uma de suas formas consiste em se registrar eventos importantes, para posterior análise e verificação do cumprimento de metas já pré-fixadas, se houverem.
Essas análises consistem em métodos que são aplicados para compreender e identificar problemas ou até mesmo evita-los. Para isso é bastante comum que se realize uma estratificação de dados e um acompanhamento por área de produção e também por máquina, cujo objetivo é identificar gargalos.
Diversos são os métodos que podem ser utilizados, esse trabalho está focado no PDCA especificamente. De acordo com Andrade (2003), o PCDA, também conhecido por Ciclo PDCA ou Método de Melhorias PDCA, têm suas letras representando as palavras em inglês: plan, do, check, act. E que sua fundamentação está pautada na administração clássica, descrita por Taylor e Fayol.
O conceito de PDCA, originalmente foi apresentado pelo estatístico americano, Walter A. Shewhart, em seu livro “Economic Control of Quality of Manufactured Product”, na década de trinta, sob o nome de Método de Melhorias, como sendo um controle estatístico de processo (Andrade, 2003).
O método foi popularizado na década de cinquenta, por Deming, em aplicações realizadas no Japão, e desde de então tem seu uso sendo cada vez mais aplicado nas empresas no geral. Andrade (2003) ressalta que o Ciclo PDCA é um modelo dinâmico, com natureza repetitiva de melhoramento contínuo.
2. OBJETIVOS
O presente estudo tem como objetivo realizar uma breve revisão bibliográfica a respeito da metodologia PDCA, demonstrando suas etapas e as prováveis melhorias na gestão produtiva, por ela causadas.
2.1 Objetivos Específicos
- Elaborar pesquisa bibliográfica sobre o PDCA.
- Levantar e analisar as etapas do Método PDCA.
- Propor aplicações do uso da metodologia PDCA no controle de qualidade da produção.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
3.1. Conceito
De acordo com Pacheco (2012), o ciclo PDCA é uma metodologia que auxilia no diagnóstico, análise e prognóstico de problemas organizacionais, e é extremamente útil na solução de problemas, pois ele atua de maneira sistemática e ágil, seu objetivo é proporcionar controle nos processos.
O ciclo PDCA está dividido em quatro etapas distintas. Sendo a primeira fase a do planejamento, a segunda a execução, a terceira a verificação e a quarta a ação (da Fonseca, 2006).
Figura 1 - Ciclo PDCA
[pic 1]
Fonte: Campos (1996, p.266)
Neves (2007), faz analogia entre o ciclo PDCA e o método gerencial MASP (Método de Solução e Análise de Problemas, dividindo-o em oito etapas, o planejamento inclui e identificação do problema (1), observação das características do problema (2), análise e investigação das causas do problema (3) e planejamento de ação (4); a etapa de execução inclui a ação e execução do plano de ação (5); a etapa de verificação inclui a verificação da efetividade (6) e por fim a etapa de ação inclui a padronização e prevenção contra o reaparecimento do problema (7) e a conclusão e planejamento de ações futuras (8).
[pic 2]
3.2. Plan (Planejamento)
Essa é a primeira etapa do ciclo PDCA e consiste em definição do que se pretende alcançar com a aplicação do método, é importante possui metas claras, assim como estratégias e ações (Pacheco, 2012).
Para Andrade (2003), essa é a etapa mais importante, por ser o início do ciclo, sendo a eficácia futura do ciclo dependente de um planejamento adequado que embase e prova os dados necessários para as etapas seguintes.
De acordo com Ahuja (1994, p.10) “Planejar é estipular objetivos e, então, determinar programas e procedimentos para o alcance desses objetivos. É tomar decisões para o futuro, olhar mais adiante”.
Campos (2001) e Melo (2001), complementam que essa etapa é subdivida em outras cinco:
- Localizar o problema;
- Estabelecer meta;
- Análise de fenômeno;
- Análise de processo;
- Elaborar plano de ação.
A próxima etapa é baseada nessa etapa, sobretudo na elaboração do plano de ação, entre as metodologias utilizadas para sua elaboração a mais indicada é a 5W1H (Campos, 2003). Traduzidas do inglês os termos que compõem o 5W1H, significam: o que, quando, quem, onde, por que e como.
3.3 Do (Executar)
Segundo Andrade (2003), essa etapa prevê a execução das metas e objetivos traçados no plano de ação da etapa anterior. Essa etapa permite que o plano de ação seja executado de maneira organizada e de forma gradual, o que permite maior eficácia. O autor complementa ainda, dizendo que para que essa etapa seja eficiente, ela é dividida em duas principais sub etapas: Treinamento e Execução da ação.
3.4 Check (Verificar)
Para Pacheco (2012), essa etapa consiste em checar e comparar os dados obtidos na execução e os idealizados na etapa de planejamento, identificando diferenças entre elas. Ela é importante para constatar e eficácia da etapa anterior e ajustes que serão necessários para alcançar o planejado na primeira etapa.
3.5 Act (Ação)
Act é a quarta etapa do ciclo PDCA, e é caracterizada pelo processo de padronização das ações executadas. Nessa fase as correções necessárias são realizadas a fim de evitar repetições de problemas (Andrade, 2003).
...