O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas
Por: Max Vinicius • 1/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.412 Palavras (14 Páginas) • 351 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
“O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas”
Iuri do Nascimento Cardoso Ribeiro
Marcelo Mendes F. de Jesus
Ronaldo Luiz Damazio
Max Vinicius M. da Silva
RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO DE 2019
Iuri do Nascimento Cardoso Ribeiro
Marcelo Mendes F. de Jesus
Ronaldo Luiz Damazio
Max Vinicius M. da Silva
“O cenário contemporâneo da mulher no mercado de trabalho brasileiro: Estudo de caso das estratégias adotadas por trabalhadoras visando driblar as barreiras impostas”
Trabalho da disciplina de TCC, apresentado para obtenção de conclusão de curso de ADMINISTRAÇÃO do Centro Universitário Celso Lisboa, sob a orientaçãodo ProfessorMestre Luiz Henrique Santos e Silva.
RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO DE 2019
Sumário
Sumário 1
RESUMO 2
ABSTRACT 3
1. Introdução 4
1.1 Objetivos 5
1.1.1 ObjetivosGerais 5
1.1.2 Objetivos Específicos 5
1.1.3 Problema 6
1.2 Justificativa 6
2. Revisão daLiteratura 6
2.1 Mercado de Trabalho e a Administração de RecursosHumanos 6
2.2 Turnover 9
2.3 Burnout 11
2.4 Engajamento no trabalho 12
3. Estudo de Caso 13
3.1 Banco Itaú Unibanco 13
3.1.1 Histórico e descrição da empresa 13
3.1.2 Missão 14
3.1.3 Visão 14
4. Métodos de pesquisa aplicado 14
8. Apêndice 20
8.1 .Respostas do questionário aplicado 20
9.Referencias Bibliográficas 24
RESUMO
Palavras-chaves: Qualidade de vida, Produtividade e Satisfação
ABSTRACT
Keywords: Turnover, burnout, engagement at work, itaú
- Introdução
- Objetivos
- ObjetivosGerais
Pesquisar e Identificar no cenário contemporâneo brasileiro as barreiras e percalços que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho, assim como as estratégias que adotam para “driblar” as dificuldades impostas, mesmo sendo bem qualificadas, às vezes, até mais que os homens.
1.2 ObjetivosEspecíficos
- Realizar pesquisas bibliográficas
- Realizar pesquisas de campo buscando relatos
- Mostrar percentuais de desemprego da mulher no mercado de trabalho
- Identificar a dificuldade e preconceito sofrido pelas mulheres de chegar a um nível hierárquico
- Mostrar estratégias diversas aplicadas no mercado para lidar com as barreiras
1.3 Problema
O Mercado de trabalho já tão competitivo e preconceituoso para a mulher, se tornou muito mais difícil para elas, diante do cenário atual vivido por todos nós trabalhadores brasileiros, mesmo sendo bem qualificadas. Com isso, a pergunta que nos norteia neste trabalho é:
Por que a mulher é tão desvalorizada no mercado de trabalho e quais as estratégias que elas adotam para lidar com essa adversidade no mercado de trabalho brasileiro
1.4 justificativa
O mercado de trabalho já tão competitivo normalmente ainda sofre com crises constantes, e a mulher que, historicamente, já tem uma dificuldade grande para se estabelecer e conseguir um emprego, ainda sofre com a desconfiança a falta de oportunidade, com as diferenças salariais, comparadas a homens que ocupam o mesmo cargo que elas.
Podemos ver que cada vez mais as mulheres estão tendo dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho, por isso, resolvemos fazer o nosso trabalho com esse tema optando por esse assunto tão impactante no mercado brasileiro.
- Revisão daLiteratura
2.1 Cenários mercadológicos: definição geral
Até meados do século XVIIIa produção era artesanal, dessa forma a concorrência era mínima, não havendo necessidade da criação de estratégias para vender seus produtos. Com o passar do tempo surgiu a revolução industrial e com ela veio as máquinas o que gerou um novo cenário para o mercado porque deu-se início a concorrência e a busca por um diferencial para a venda de seus produtos, que passou a ser necessária para sobreviver a um mercado tão competitivo (Ekman, 2015).
O empreendedor ganhou uma força muito grande, mas também uma grande responsabilidade, pois surgiram novas tecnologias que resultam uma mudança no relacionamento entre as empresas e os consumidores, que vão se tornando cada vez mais exigentes, selecionando os produtos disponíveis no mercado(Barros e Lehfeld,2000).
Na década de 1950 surge a teoria de marketing para entender as necessidades e os desejos do consumidor e criar estratégias para despertar o desejo pela obtenção do produto ou serviço, o marketing se torna um dos principais fatores para o sucesso de uma empresa, assim desenvolvendo o composto de marketing ou Mix demarketingque é uma combinação de acessórios estratégicos usados para criar valor para os clientes e alcançar os objetivos da empresa. Destaca-se quatro ferramentas primarias sendo estas as mais evidentes: o produto, o preço, o ponto de venda e a promoção, assim formam os “4 P’S de marketing ‘’(Biessa, 2001).
...