O gás hélio e suas propriedades
Por: GTuzzi • 12/4/2016 • Relatório de pesquisa • 923 Palavras (4 Páginas) • 1.435 Visualizações
RESUMO
Este trabalho apresenta características plausíveis sobre uma elaboração de estudos experimentais, seguindo fielmente a metodologia de pesquisa científica. O objetivo é responder os possíveis questionamentos sobre os efeitos do gás Hélio em contato com as cordas vocais do corpo humano. Possibilitando uma explicação simplificada e objetiva a fim de obter reconhecimento pelo trabalho e pesquisa feitos, além de uma experimentação e demonstração reais.
Palavras-chave: Estudos experimentais; pesquisa científica; gás Hélio; corpo humano.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL
2.1.1 Objetivos específicos
2.2 METODOLOGIA
2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.4 RESULTADOS
3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
Em 1868, os astrônomos Pierre Janssen e Norman Lockyer analisando a cromosfera solar durante um eclipse, observaram uma linha de emissão de um elemento que não fosse hidrogênio e nem cálcio. Tratava-se de um gás monoatômico, incolor e inodoro. Tratava-se do gás Hélio, que apesar de suas enormes utilidades, é reconhecido popularmente por suas propriedades em alterar a frequência da voz depois de inalado, deixando-a engraçada e aguda. A experiência a seguir, proporcionará o estudo e adequação do gás Hélio com particularidades do corpo humano, fornecendo respostas antecipadamente provisórias para sequencia do experimento, a seguir de respostas conclusivas para melhor entendimento dos efeitos do gás.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVO GERAL
Analisar se há alteração do tom da voz quando as cordas vocais estiverem sujeitas a outro meio que não seja o ar atmosférico.
2.1.1 Objetivos específicos
- Citar as propriedades químicas do Gás Hélio (Gás utilizado na experiência);
- Analisar o efeito do Gás Hélio no organismo humano;
- Fazer testes utilizando o Gás Hélio;
- Discorrer sobre algumas propriedades das ondas sonoras.
2.2 METODOLOGIA
Sugere-se para o trabalho de pesquisa cientifica a utilização de pesquisa experimental, testando nossas hipóteses com experimentos. Foram feitas várias pesquisas no livro eletrônico do Prof. Dr. Milan Lalic do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, além de uma análise minuciosa da tabela periódica atual.
O grupo fará um experimento utilizando o gás Hélio para analisar se é possível ocorrer uma alteração na voz quando as cordas vocais estiverem em contato com o gás. O resultado será explicado em sala de aula com slides e o próprio experimento que será realizado pelo grupo.
2.3 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
Para se iniciar os experimentos foi providenciado um reservatório (cilindro) com gás Hélio e balões de festas. Encheu-se um balão com ar atmosférico e este mesmo ar foi inalado por um integrante do grupo, com o sistema respiratório cheio desse ar foram pronunciadas palavras e sons. Da mesma forma fizemos com o gás Hélio, um balão foi enchido com o gás e inalado por um integrante, com o sistema respiratório cheio foi-se pronunciado sons e algumas palavras.
2.4 RESULTADOS
Através da análise da tabela periódica chegamos a informações e números incríveis sobre o gás Hélio. O Hélio é o único elemento que não se solidifica mesmo abaixando sua temperatura ao que chamamos de “ZERO ABSOLUTO” (-273ºC), mesmo com sua temperatura de fusão igual a -272,2ºC em sua forma liquida aparecem apenas pequenos cristais nunca chegando totalmente à forma sólida. Também foi possível perceber que sua massa atômica de aproximadamente 4u, é cerca de quatro vezes menor que a do oxigênio que equivale a 16u, sendo assim as moléculas de Hélio, possuem uma densidade muito menor que a do oxigênio. Essa densidade caracteriza que a velocidade de propagação do som através do Hélio é muito maior que através do oxigênio ou do nitrogênio.
...