ORGANIZAÇÕES POR MORGAN
Por: alika • 28/4/2016 • Dissertação • 374 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Gareth Morgan nascido em 22 de dezembro de 1943 no país de Gales. Formou-se em economia(1965), pela faculdade de economia e ciência política da London School. Em 1990 ficou conhecido mundialmente pela obra imagens da organização sendo traduzida em cerca de 15 idiomas. Em 1983 sua empresa Infometria Limited, tornou-se uma das maiores empresas independentes de economia da Nova Zelândia.
O livro “imagens da organização” cita que existem varias visões de como gerenciar uma empresa, Morgan utiliza metáforas para mostrar visões de como administrar e planejar dentro de uma organização.
De acordo com o autor, as organizações como sistema político surge quando as pessoas têm interesses específicos, metas, valores, desejos e expectativas diferentes, com isso existem opiniões e atitudes divergentes, gerando os conflitos de interesses que é um fato natural dentro das organizações. Segundo Morgan as organizações como sistemas políticas podem ser entendidas por duas concepções como sistemas de governo e como sistemas de atividade políticas.
As organizações vistas como prisões psíquicas, segundo Gareth são organizações que não tem capacidade de estar mudando e inovando constantemente, são presos em suas idéias e pensamentos tendo medo de arrisca e investir em algo novo. O autor cita sobre o mito da caverna escrito por Platão, um filosofo grego, que tem a idéia de uma prisão psíquica onde as pessoas acostumaram com a situação e não questionavam sobre ir em busca de outras realidades. Ao contrário da visão como fluxo e transformação, que ver a mudança como um desafio e estimula aos seus empregados a enfrentar o novo. Nesse capitulo mostra quatro “lógicas de mudanças”. Sendo elas autopoiese, caos e complexidade, casualidade mútua e mudança dialética.
O autor faz uma análise das organizações como instrumentos de dominação onde buscam alcançar seus objetivos e planejamentos através do trabalho de muitos, se preocupando sempre com a produtividade e esquecendo-se da segurança e saúde de seus empregados. E muitas vezes usando e explorando seus funcionários, um exemplo citado no livro foi à construção da grande pirâmide de Gisé. O autor mostra as visões em base dos pontos de vistas dos sociólogos: Karl Marx, Max Weber e Robert Michels.
Nesse capitulo observamos que uma organização pode ter mais de uma visão de administrar, mostra também as diferentes maneiras de como gerenciar.
...