OS ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA ESPIRITUALIDADE
Por: antonelinha • 20/7/2015 • Monografia • 2.251 Palavras (10 Páginas) • 1.280 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR - ITQ
VIDA DE CRISTO E
ESPIRITUALIDADE
RESUMO DOS CAPÍTULOS 5 ,6 ,7 E 8 .
Gustavo de Paula Maingue
1 º B
Curitiba – Pr
2015
CAPÍTULO 5
A ESPIRITUALIDADE DE JESUS
TÓPICO 1 – ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA ESPIRITUALIDADE
A ‘’Espiritualidade’’ é definida como a qualidade ou caráter espiritual, trata então da vida de fé – aquilo que impulsiona e motiva, e o que as pessoas consideram útil para sustentá-la e desenvolvê-la. Poderíamos resumir isso dizendo que a espiritualidade cristã é o reflexo de todo o empreendimento cristão em alcançar e sustentar o relacionamento com Deus, que inclui tanto o culto público quando a devoção particular, e os resultados destes na vida cristã propriamente.
DEFINIÇÕES BÁSICAS SEGUNDO MCGRATH
ESPIRITUALIDADE
Refere-se à busca por uma vida religiosa autêntica e satisfatória.
ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
No cristianismo, a espiritualidade significa viver o encontro com Jesus Cristo. Pode , então ser compreendida como a maneira pela qual nos cristãos buscam profundar sua experiência com Deus ou “ praticar a presença de Deus”
ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA ESPIRITUALIDADE
O CARÁTER
Atuação do Espirito de Deus, (FIL . 2,1213), alça a um determinado estágio de espiritualidade que faz a diferença perante as demais pessoas que carecem deste desenvolvimento. A pessoa e o caráter de Jesus são reais , suas palavras são vivas e verdadeiras e , o sistema do qual fazem parte Sua pessoa e seu caráter foi revelado pelo próprio Deus.
Porque é Cristo e não Deus que mantém para os que crêem um padrão de perfeição para humanidade.
SUBMISSÃO AO PAI
Este vocábulo “ submissão”, no vernáculo significa : obediência, sujeição, subordinação. A pessoa submissa pois, é obediente, dócil humilde, respeitosa e resignada
A SANTIFICAÇÃO PESSOAL E PARA COBERTURA AOS DISCÍPULOS E AO REBANHO
A santificação é um processo paulatino, gradual, progressivo, que passa a fazer da vida regenerada pelo novo nascimento na pessoa que recebe a Jesus Cristo como seu único, verdadeiro e suficiente salvador. Ocorre pois, uma cura divinamente substancial da anterior separação (adâmica) que acontecera entre o home, e Deus e das funestas consequência advindas.
A ORAÇÃO E A CONSAGRAÇÃO
O termo oração, traz em seu significado, um amplo sentido de solicitação, intercessão ou ação de graças. “Oração é o ato de invocar o Senhor, pedir, suplicar”. A vida de oração de Jesus não apenas levou os discípulos a buscarem a presença e a intimidade junto ao Pai, mas sobretudo, nos ensina que necessitamos nos aproximar de Deus, derramando nosso coração diante Dele.
A CONSAGRAÇÃO
Consagração é a convocação dos homens a fim de consagrarem suas vidas ao novo e vivo caminho. No velho testamento era costumeiro consagrarem o filhos primogênitos dos homens e animais.
O TESTEMUNHO PÚBLICO – TOMANDO POSIÇÃO AO LADO DE DEUS
O testemunho do Espírito Santo de Deus é conferido claramente e primordialmente sobre Jesus Cristo, e não sobre si mesmo nem sobre qualquer conjunto de doutrina.
TÓPICO 2 – A RELAÇÃO DE JESUS COM A PALAVRA DE DEUS.
NA VIDA PESSOAL
“ E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com DEUS eos Homem (LC . 2:52)
NA INFÂNCIA: RESULTADO DE UM CUIDADO E HERANÇA FAMILIAR.
Jesus desenvolveu-se de uma maneira normal como qualquer criança, seguindo a tradição judaica, revelando o cuidado e o estrito cumprimento aos preceitos cerimoniais consoante sua herança familiar, os pais de Jesus levaram-no ainda bebê, ao Templo, onde foi devidamente apresentado.
NA FASE ADULTA
Na verdade, a intimidade com o Pai era acrescida conforme seu humano conhecimento em incrível escala ascendente tornaram-se o alimento primordial para Jesus em Sua trajetória terrena, Jesus não se limitava em atender ao povo judeu.
TÓPICO 3 – ATRIBUTOS DO CARÁTER DE CRISTO A INCORPORARMOS
O SEU CARÁTER
Caráter é o conjunto dos traços psicológicos, o modo de ser, de sentir e de agir, é a índole do indivíduo, Deus quer que sejamos como seu Filho Jesus. Cada cristão deve, individualmente, buscar em Cristo Jesus, o aprimoramento de seu próprio caráter, cujos princípios básicos estão consignados na Palavra de Deus em “ GALATAS 5: 22,23”.
O SEU AMOR
O amor é a grande prova de que alguém realmente nasceu de novo. É a suprema e mais evidencia manifestação da santidade.
A BUSCA E O ENCHIMENTO DO ESPÍRITO SANTO
O Espirito Santo, ao adentrar na vida de uma pessoa, certamente o Seu amor é propagado no seu íntimo, iniciado assim o processo de transformação pessoal.
TÓPICO 4 – REVELAÇÃO E INTIMIDADE COM O PAI
O COMPROMISSO VITAL DE JESUS A RELAÇÃO COM A VONTADE DE DEUS
Jesus sempre teve e continua tendo (Hb 13:8) uma relação de unidade, ou seja,íntima, pessoal e totalmente compromissada com o Pai, compartilhando sempre todos os projetos e propósitos. As obras de Deus são atribuídas a Jesus.
OUVINDO A DEUS
Cabe ressaltar a perfeita integração submissa de Jesus diante do Pai. Vale lembrar a sua própria declaração”...quem ouve a minha Palavra e crê naquela que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo mas, passou da morte para a vida...”
OBEDECENDO A DEUS
Jesus honrou ao Pai mediante obediência em altíssimo grau, sua o obediência, não tem similares na humanidade, demonstrando em todas as circunstancias.
CAPÍTULO 6
AUTORIDADE DE JESUS
TÓPICO 1 – A BASE DA AUTORIDADE DE JESUS, O SEVO DE DEUS
...