OS DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Por: 111 Sil • 3/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.979 Palavras (8 Páginas) • 213 Visualizações
[pic 1]
OS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAR AS FERRAMENTAS DA GESTÃO DA QUALIDADE
Joice Aparecida Ribeiro Vial¹
Luã Adriano Silva¹ Maria Aparecida Ribeiro¹ Rachel de Barros Cardoso¹
Francisco Petronillo de Mendonca Neto²
- INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo geral analisar sobre os principais desafios para implementar as ferramentas da gestão de qualidade na empresa A&C Centro de Contatos S.A.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Diversas empresas possuem metas para o atendimento das necessidades e expectativas de seus clientes. Entretanto, é de extrema relevância que todas atividades desenvolvidas pelas empresas estejam fundamentadas em consistentes pressupostos filosóficos e metodológicos, capazes de garantir padrão elevado de qualidade.
Tendo em vista a melhoria contínua da prática, a qualidade é um fator ao qual todos os envolvidos nas instituições estão atentos e intimamente relacionados, e sua visão é a satisfação dos empresários e clientes que contam com esses serviços. Também pode ser usado como a relação entre lucro e redução de risco, tendo os clientes como referência. Tais benefícios responderão aos parâmetros de uma situação específica e encontrarão suas possibilidades e limitações com base nos recursos disponíveis e valores sociais existentes (PERTENCE e MELLEIRO, 2010).
Os indicadores de qualidade como uma unidade de medida, são utilizados para avaliar e monitorar a qualidade assistencial e gerencial dos serviços de saúde, res-peitando as particularidades de cada organização (VILANOVA et al., 2017).
A busca por esses parâmetros produzirá paradigmas como padrões e diretrizes, que podem ser expressos explicitamente por meio de conhecimentos pré-estabelecidos, ou podem estar implícitos no julgamento de quem o publica. Portanto, pode-se dizer que a avaliação é uma função gerencial, que se aplica no processo de tomada de decisão, fornece informações e sempre tem como horizonte a racionalidade e eficácia das ações. Nessa perspectiva, as ferramentas da qualidade tornaram-se relevantes para a realização do processo avaliativo, principalmente para o alcance da qualidade das empresas (PERTENCE e MELLEIRO, 2010; LUGOBONI, et al., 2018).
- Nome dos acadêmicos
- Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Gestão da Qualidade (FLC3426CGQ) – Prática do Módulo IV – 01/11/2021
Para alcançar uma excelente qualidade, o maior desafio é a avaliação dos resultados obtidos. Organizações públicas e privadas estão sempre buscando ferramentas para colaborar com informações relevantes para que o processo de tomada de decisão seja baseado em evidências enão na intuição (VILANOVA, et al., 2017).
Imagem 1: Principais Ferramentas de Gestão.
5 S PDCA ISHIKAWA
[pic 2][pic 3][pic 4]
Fonte: Siteware.com.br
HISTOGRAMA BRAINSTORMING PARETO
[pic 5][pic 6][pic 7]
Fontes: Siteware.com.br - consultoradealimentos.com.br - blog.aevo.com.br - pt.wikipedia.org – www.manutencaoemfoco.com.br - www.suno.com.br
Segundo Pertence e Milleiro (2010) sobre as ferramentas de gestão:
Inúmeras são as ferramentas que podem ser empregadas na implantação e consolidação do processo de gestão de qualidade e produtividade de uma instituição, tais como: Metodologia do Programa 5S, Método PDCA, Diagrama de Pareto, Fluxograma, Gráficos de dispersão, Diagrama de controle, Folha de verificação, Diagrama de causa e efeito, Histograma e Brainstorming.
As Ferramentas de Qualidade são de extrema importância para a gestão e desempenho de uma instituição. Segundo Ferreira, Cassiolato e Gonzales (2009, p. 22), “o indicador é uma medida, de ordem qualitativa e quantitativa, dotada de significado particular e utilizada para
organizar e captar as informações relevantes dos elementos que compõe o objetivo da observação”.
A avaliação visa esclarecer procedimentos, melhorar a eficácia e tomar decisões eficazes sobre o que esses planos estão fazendo ou afetando. Portanto, envolve a coleta sistemática de informações sobre as atividades e resultados de programas, recursos humanos e produtos disponíveis para grupos específicos de pessoas (PERTENCE e MELLEIRO, 2010).
De acordo com Lugoboni et al. al., (2018) apontou que avaliar significa dar à organização um valor que ela considera importante, relacionar-se com seus objetivos estratégicos e permitir que ela observe onde está e quais medidas de melhoria precisam ser tomadas.
A avaliação deve ser consistente com a razão da organização para garantir que sua missão seja alcançada. Essa consistência permitirá que o controle seja medido, mesmo que os gastos com recursos sejam totalmente aplicados nas tarefas organizacionais (LUGOBONI, et al., 2018).
MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de um estudo descritivo, bibliográfico, qualitativo, desenvolvido com pesquisa de campo e estruturado através de uma entrevista realizada no segundo semestre de 2021 com busca literária. Segundo Menezes et al. (2019), temos dois tipos de pesquisas sobre sua natureza: por um lado, ditas qualitativas, por outro, quantitativas. Ambos são a base para a metodologia de redação do projeto porque mostram a direção que a pesquisa tomará. A revisão bibliográfica para fundamentação teórica foi realizada uma busca no Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando os descritores gestão, gerenciamento da qualidade e modelo de gestão. Posteriormente a entrevista agendada para o dia 19/10/2021, foi realizada através do Google Forms®, com aplicação de questionário atravéz de perguntas abertas, com o gerente de qualidade de uma empresa privada do município de Belo Horizonte. Após a entrevista, analisamos o conteúdo e assimilamos com o referencial teórico.
...