OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Por: Junior Soares • 12/9/2019 • Relatório de pesquisa • 367 Palavras (2 Páginas) • 267 Visualizações
IDENTIFICAR OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Segundo Chiavenato (2004), os fatores críticos de sucesso (FCS) são os elementos condicionantes no alcance dos objetivos da empresa e estão ligados com o sucesso da organização.
Para identificar os FCS, existem duas maneiras básicas:
1 – Identificar os recursos organizacionais e o mercado para identificar segmentos que são mais decisivos e importantes.
2 – Descobrir o que distingue as organizações mal sucedidas das organizações bem sucedidas, analisando a diferença entre elas, isto é, realizar o benchmarking.
Identificado os FCS, devem ser priorizados para priorizar, deve-se analisar e focar na força de melhoria da organização.
Para o departamento de RH, os fatores de sucesso, podemos considerar que estão sobre uma base sólida e rígida denominada MOTIVAÇÃO, qualquer atividade desenvolvida pelo RH, deve antes levar em consideração o aspecto de motivação e qual a dimensão deste aspecto aplicado na atividade, para evitar desperdício de energia e tempo dos colaboradores, e para também não gerar um efeito contrário ao proposto pela atividade.
Fatores críticos de sucesso por parte principalmente da organização, pode-se associar a Gestão de Talentos, pois o RH trabalha com a “ferramenta” mais importante de uma organização, que são as pessoas e seus talentos.
Vejamos os principais fatores de sucesso de uma organização envolvendo o RH e os colaboradores de qualquer nível hierárquico, ou seja, pontos de relacionamento entre o RH e os colaboradores que devem estar acontecendo para que uma organização consiga se desenvolver e ser competitiva no mercado e se diferenciar de outras organizações.
Envolvimento com organização (Papel do RH, manter o funcionário motivado e envolvido nas suas atividades, fazê-lo sentir-se importante, fazê-lo entender que qualquer atribuição desenvolvida agregar valor para ambos)
Treinamento e acesso as informações e as pessoas (Desenvolver planos de carreira, manter o funcionário informado sobre o que acontece na organização, consequentemente anulando o efeito da “rádio peão”, e ter confiabilidade nas informações)
Motivação e satisfação
Recompensas (Salários, benefícios, grêmios, sindicatos, plano de saúde e outros relacionados)
Feedback (Manter o colaborador sempre informado sobre seu desempenho, seus pontos fortes e pontos a melhorar; apresentando uma proposta de melhoria de acordo com seu perfil).
Em resumo, segue um organograma, para exemplificar, os fatores críticos citados acima:
Referências Bibliográficas
http://www.rhportal.com.br/artigos/wmview.php?idc_cad=4ob_v3kua
Chiavenato, Idalberto (Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos, 2ª Ed. 2004, Editora Campus)
...