OS PROBLEMAS CITADOS PELA EMPRESA
Por: Vagas Motorista • 5/5/2022 • Projeto de pesquisa • 751 Palavras (4 Páginas) • 87 Visualizações
PARTE 4
PROBLEMAS CITADOS PELA EMPRESA:
Problema 1: Em relação à fábrica o ideal é que as instalações forneçam comodidade e higiene (visto que produtos alimentícios exigem o máximo de cuidado e manuseio) seja ampla, bem iluminada, bem ventilada e que seja o mais afastado da cidade possível (evitando fluxo alto de pessoas).Além do citado, outros fatores devem ser levados em consideração, como: material dos equipamentos, material dos utensílios, uniformes, espaço físico, limpeza do espaço enfim todas as exigências da legislação vigente.
Solução 1:
Segundo a norma regulamentadora NR -17 – ERGONOMIA
As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário dos postos de trabalho, ao trabalho com máquinas, equipamentos e ferramentas manuais, às condições de conforto no ambiente de trabalho e à própria organização do trabalho.
- A empresa deverá seguir as diretrizes dessa norma e informar a importância da ergonomia no ambiente de trabalho aos colaboradores trazendo conhecimento e preservação da saúde física e integridade do colaborador aplicando melhorias e adequações ao ambiente de trabalho.
Problema 2: Os colaboradores que estão sempre em contato com as câmaras fria reclamam da falta de EPIs. Acreditam que existam regulamentos e equipamentos específicos para funcionários que trabalham diretamente com este equipamento.
Solução 2:
Segundo a norma regulamentadora NR 06 - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI
Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Cabe ao empregador quanto ao EPI:
- adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
b) exigir seu uso.
c) fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
d) orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação.
e) substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.
f) responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica.
g) comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada.
h) registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.
Cabe ao empregado quanto ao EPI:
a) usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina.
b) responsabilizar-se pela guarda e conservação.
c) comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso.
d) cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
- A empresa deverá seguir as diretrizes dessa norma quanto ao uso correto do EPI afim de conscientizar e contribuir com ações preventivas e corretivas a fim de eliminar e controlar riscos para que possa trabalhar com segurança preservando a integridade do colaborador e diminuição ao risco de acidentes.
Problema 3: A indústria KIKEYJO comprava o polvilho dos pequenos produtores locais, o que barateava o custo do produto e estimulava a economia local. No entanto com as normas de fiscalização mais rígidas, o polvilho não poderá mais ser comprado desses pequenos produtores, visto que o seu processo de produção não atende a todos os padrões estabelecidos nas normas de qualidade.
...