Ong do lixo ao luxo
Por: Warleson Bruno • 21/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.014 Palavras (5 Páginas) • 456 Visualizações
ONG Do Lixo ao Luxo
MISSÃO: Levamos a oportunidade de melhorias para mulheres de bairros carentes para que estas possam aumentar sua renda e se conscientizem sobre a sustentabilidade.
VISÃO: Ter um reconhecimento de nível nacional e sermos copiados por outras instituições e governos até 2019.
NEGÓCIO: Atendemos atualmente mulheres de baixa renda e futuramente pretendemos trabalhar com jovens e adolescentes. Localizamo-nos no bairro do Vinhais e abrangemos os bairros Recanto Vinhais (Vila Marinha), Vicente Fialho (Vila Jibóia e Vila Cruzado) e Bequimão (Palafitas do Rio Anil).
Oferecemos um conhecimento e técnicas de artesanato e consequentemente aumentamos a renda familiar com a venda dos produtos e ajudamos a preparar os jovens para o mercado de trabalho.
Os nossos clientes valorizam especialmente a oportunidade de aumentar seus conhecimentos e melhoria de suas vidas.
Pretendemos futuramente ter capacitado o maior número de pessoas e já está ajudando os jovens e adolescentes numa proporção ainda maior, afastando esses mesmos das drogas e da violência.
Para começarmos a ensinar o artesanato de material reciclável para nossos clientes, precisamos da ajuda de toda comunidade.
Primeiro fazemos uma conscientização sobre a coleta seletiva na comunidade ao redor da nossa ONG, para que as pessoas possam separar seu lixo e que a Empresa de Coleta de Lixo da Cidade recolha esse material e passe para nós para dividirmos tudo aquilo que podemos reciclar e criar produtos para posteriormente serem vendidos e o dinheiro repassado para as mulheres que a nossa ONG atende.
Temos uma grande dificuldade neste tipo de mercado por causa do Centro Histórico que é o nosso principal concorrente, pois lá possui uma grande diversidade de obras feitas não apenas com materiais recicláveis, mas também com matéria-prima do nosso estado. Além disso, o Projeto Reviver possui uma divulgação e uma clientela ainda maior por ser Patrimônio Histórico. Outra dificuldade que temos é competir com produtos feitos por indústrias, já que muitas pessoas preferem esse tipo de produto a algo mais sustentável.
Bancos e grandes Organizações são novos entrantes para nossa ONG, pois são eles que ajudam com recursos financeiros para que possamos continuar ativos.
Para termos um grande sucesso em nosso trabalho precisamos ter um preço acessível ao mercado, uma qualidade superior em nossas obras e para quem fornecemos nossos serviços.
Análise SWOT
Nossa ONG possui grandes oportunidades e perigosas ameaças no ambiente externo. Grandes organizações entrando em parcerias conosco é uma grande oportunidade para conseguirmos alcançar o objetivo da nossa visão e termos um grande reconhecimento de nível nacional. A diversidade de nossos produtos também ajudam a termos grandes possibilidades de sucesso e como não temos muitos concorrentes na mesma área, facilita a dimensão que podemos alcançar. Já as ameaças são meio contraditórias com nossas oportunidades, pois caso apareça alguma instituição com ideias semelhantes às nossas, poderemos ter um grande problema em relação aos nossos clientes e fornecedores. Projetos sociais do governo também são arriscados para nós, pois aparentemente podem começar dando muito mais vantagens mesmo que seja por pouco tempo ou apenas por motivos políticos. A legislação também é outra ameaça que o governo pode trazer, uma vez que podem criar algo que nos impossibilite de dar continuidade ao nosso trabalho.
Já o nosso ambiente interno possui forças e fraquezas que fazem com que tenhamos um cuidado maior com nosso projeto. Como trabalhamos diretamente com sustentabilidade vem ser uma grande força para nossa organização, ainda mais por ser um trabalho voluntário onde capacitamos pessoas no intuito de melhorar a renda familiar delas. A isenção de impostos também é uma força importante para a ONG, pois os nossos produtos podem ter um preço mais acessível e maiores descontos, aumentando nossa clientela e espaço no mercado consumidor. Uma das nossas maiores e principais fraquezas é a falta de recursos para nossas despesas, pois como o que conseguimos com a venda dos produtos nós repassamos para as mulheres carentes que produzem os artesanatos, ficamos quase sem recursos para nossas despesas, criando défices orçamentais que acabam sendo um risco para manter a ONG. A rotatividade de voluntários é uma fraqueza às vezes muito arriscada, uma vez que pode influenciar na desistência de nossos clientes e fazer nosso projeto não alcançar os objetivos pretendidos.
...