Organização Formal e Informal
Por: André Tutida • 15/6/2016 • Trabalho acadêmico • 497 Palavras (2 Páginas) • 1.443 Visualizações
ORGANIZAÇÃO FORMAL
Organização Formal: Um sistema de atividades ou de forças, de duas ou mais pessoas, conscientemente coordenadas.
Condição de Existência (Organização Formal): Uma organização passa a existir quando há pessoas aptas a se comunicarem entre si que estão desejando contribuir com sua ação para a realização de um propósito em comum.
Logo, os três elementos necessários são:
- Comunicação;
- Desejo de servir; e
- Propósito em comum.
Para uma existência continua de uma organização, são necessárias a efetividade e a eficiência; e quanto mais longa a vida da organização, mais necessária se tornam a eficiência e a efetividade.
Disposição para cooperar: As organizações dependem dos motivos dos indivíduos e dos incentivos que os satisfaçam.
Propósito: É preciso diferenciar claramente o propósito da organização e motivo individual, embora se afirme que o propósito da organização e motivo individual possam ser idênticos, ao pensar em organizações.
Comunicação: As técnicas de comunicação constituem parte importante de qualquer organização.
Efetividade de cooperação: A continuidade de uma organização depende de sua aptidão para levar adiante o seu propósito. Ex.: Uma organização manufatureira existe para fazer camisas. O propósito dela é fabricar camisas.
Eficiência: É a capacidade de oferecer estímulos efetivos em quantidade suficiente para manter o equilibrio do sistema. É a eficiência em manter o equilíbrio do sistema que mantém a vitalidade das organizações, não a eficiência da produtividade material.
ORGANIZAÇÃO INFORMAL
Organização Informal: É a relação entre as pessoas, é a troca de experiência que cada indivíduo pode passar, dentro ou atém mesmo fora de uma organização. Essa troca pode ser entre duas ou mais pessoas, é feita de forma simples, espontânea, feita de acordo com a sabedoria de cada indivíduo. São indefinidas e sem estruturas.
Consequência da Organização Informal:
- Estabele certas atitudes, entendimentos, costumes, hábitos, folclore. Parte de um ponto que a maneira na qual pode pensar que pode ser discutida e levada para uma discussão, ou até mesmo um conflito. No qual conta a opiniãoe os conhecimentos de cada indivíduos. Sendo que uma organização formal é formada por conceitos lógicos.
- Cria a condição sob a qual pode nascer a organização formal.
Uma consideração importante é que a organização informal exige certa quantidade de organização formal, logo não se pode prosseguir sem o aparecimento da organização formal.
A sociedade é formada por organizações formais e são revigoradas e dependentes das organizações informais.
Funções das organizações informais nas formais
Sua principal função é a COMUNICAÇÃO entre as pessoas, outra função e a da UNIÃO ENTRE AS PESSOASL DE UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL, tornando conveniente sua participação para trabalhar e sua permanência ao ponto que se quer atingir. Uma terceira função e a CONSERVAÇÃO DO SENTIMENTO, E SEU CARÁTER PESSOAL, A LIBERDADE DE ESCOLHA, desde que a incorporação de uma organização informal, não esteja de fato sem saber o que feito de caráter não pessoal, ou por autoridade com essa junção de organizações, o individuo se esforça em suas atividades pessoais.
...