Os Estilo Impessoal e necessidade de clareza
Por: Douglas Santos Alves • 16/6/2018 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA [pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS (CCHSA)
COLÉGIO AGRÍCOLA VIDAL DE NEGREIROS
PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO
A) Estilo Impessoal e necessidade de clareza
Os relatórios devem ser redigidos de uma forma impessoal utilizando-se a voz passiva no tempo passado, pois se relata algo que já foi feito (ex: preparou-se).
Outro aspecto muito importante é ter sempre em mente que as pessoas que eventualmente lerão o relatório poderão não ter tido nenhuma informação prévia sobre aquilo que está sendo relatado. Isto significa que o relatório do que foi feito deve ser detalhado, cuidadosamente e meticuloso, de modo que qualquer pessoa que leia o relatório consiga efetivamente entender o que foi feito.
B) Partes do relatório
- Capa: deve conter o nome dos alunos, título do trabalho, local e data (1 folha)
- Folha de rosto: deve conter as mesmas informações da capa acrescido da descrição do trabalho.
- Sumário: deve apresentar as subseções do trabalho juntamente com o número da página de início.
- Introdução: refere-se à parte inicial do texto, onde devem constar elementos necessários para situar o tema do trabalho. As citações devem ser formatadas de acordo com ABNT.
- Objetivos: descrever quais os objetivos da aula prática.
- Material e Métodos: esta secção deve conter relatos exatos e claros de como foi feito os experimentos/ procedimentos de modo que, baseado nestes relatos qualquer pessoa possa repeti-lo (pode colocar as figuras). Lembre-se que a forma deverá ser impessoal, usado voz passiva no tempo passado.
- Resultados e Discussão: nesta seção do relatório, devem ser colocados os dados coletados durante a prática (ex: partes não higienizadas, tempo) e esses resultados devem ser discutidos, comentando-se possíveis explicações e fontes de erro. Quando possível, devem ser reportados na literatura e as discrepâncias encontradas devem ser comentadas.
- Conclusão: esta seção do relatório deve conter uma correlação entre os objetivos propostos e as discussões dos resultados, com base nas considerações teóricas. Pode-se reportar também a importância da aula.
Referências: finalmente, sempre mencionar no relatório, as fontes bibliográficas consultadas. As referências são alinhadas somente à margem esquerda, em espaço simples e separado entre si por espaço duplo.
C) Regras de formatação
Formato: • Papel branco, folha A4 (21 x 29,7 cm), utilizando apenas um lado e não o verso, na cor preta.
Margens: • Esquerda e superior: 3 cm. Direita e inferior: 2 cm.
Fonte: Times New Roman 12
Espacejamento: Texto: 1,5 linha. Parágrafos: recuo de 1,25 cm.
Títulos: margem superior, alinhados à esquerda, maiúscula, negrito.
Subtítulos: maiúscula/minúscula, negrito.
Títulos sem indicativo numérico (sumário, referências): centralizados, negrito, maiúscula.
Paginação: Devem ser contadas sequencialmente a partir da folha de rosto e numeradas a partir da introdução, algarismos arábicos, canto superior direito.
...