Os Fatores Que Vão Moldar as Empresas do Século XXI
Por: Dayane Fabiano • 24/4/2016 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 390 Visualizações
Administração Geral
FABIANO CESAR NOVAES
Os fatores que vão moldar as empresas do século 21
- As empresas futuras tendem a ser democráticas e conectadas, posto que o avanço da tecnologia ocasione uma participação maior por parte dos trabalhadores.
- Com os países interagindo na economia global através da internet, eles consequentemente compartilharão mais interesses em comum, tanto econômico como em outras áreas.
- O nível educacional dos empregados será a chave de sucesso dos negócios, pois quanto maior os conhecimentos e habilidades do trabalhador melhor ele atuará em sua área.
- Os processos tecnológicos aceleram os negócios, mas os talentos são poucos, é difícil a empresa encontrar, no mercado, profissionais qualificados, experientes, e que se adaptam facilmente a empresa.
- As empresas se preocuparão mais com seus funcionários, uma vez que o trabalhador motivado produz mais e com mais perfeição, com isso a empresa pode mudar o modo como trata seu colaborador, seja para o seu próprio bem.
As empresas do século 21 têm algumas características e tendências próprias, como por exemplo, são mais democráticas e conectadas devido a tecnologia e as facilidades que ela proporciona. Alguns fatores são considerados quando se trata desse assunto, são eles:
Velocidade crescente: Os computadores terão um avanço enorme e serão indispensáveis. Acredita-se que serão extremamente mais rápidos, baratos, terão funções para economizarmos nosso tempo e, assim, compartilharemos de mais informações com todo o mundo.
Valorização das informações sobre a concorrência: O conhecimento dos funcionários é um fator importante, já que a concorrência está cada vez maior devido a tecnologia e desenvolvimento, com isso as ideias para melhorar a empresa pode ser um diferencial entre colaboradores.
Redes de terceirizados e parceiros: Terceirizar cada etapa da empresa seria interessante, assim em cada parte especializada no que se diz respeito àquele determinado setor podem-se ter mais vantagens.
Redes de empregados: Será de suma importância implantar meios de aumentar a capacidade e flexibilidade das equipes envolvidas seja em qualquer setor correspondente a empresa.
Maior diversidade: No futuro, podemos dizer que as empresas apostarão nas diversas culturas, valorizando a diferença com pessoas de diversos costumes, etnias, idades, entre outros.
Funcionários da informação: Empresas apostarão em profissionais com níveis de estudo mais elevados, por terem maior número de informações e qualificações.
Transferência de poder: Com o aumento de conhecimento dos trabalhadores, eles poderão por si tomar decisões sem depender do líder, esse por sua vez apenas avaliará o todo.
Poder aos funcionários: Com o aumento dos negócios e a falta por profissionais qualificados para as empresas, elas podem optar por trabalhadores freelance.
Novas formas de se relacionar com o trabalho: Empresas podem investir em mão-de-obra temporária, deixando de lado os efetivos, para terem mais flexibilidade por parte dos funcionários.
Fronteiras: As empresas que terão sucesso serão aqueles que se preocupam com seus funcionários. Nesse contexto, acredita-se que a vida pessoal com a profissional será interligada, de modo que o trabalhador destinará seu tempo para ambas às coisas.
...