Os Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática
Por: Aline Amaral • 14/5/2020 • Projeto de pesquisa • 1.831 Palavras (8 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA
RELATÓRIO PIM I
SÃO PAULO/2020
Nº. | NOME | RA |
01 | Aline Lara Amaral de Melo | 2020633 |
02 | Douglas de Andrade Custodio | 2012508 |
03 | Tainá Lira | 2013398 |
O projeto que será apresentado a seguir trata-se de um estudo de caso sobre a empresa OKI Brasil. Tem como objetivo comparar a forma com que a organização opera com as disciplinas lecionadas no decorrer do bimestre, como: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática.
INTRODUÇÃO
Dentro da proposta do PIM em relação às disciplinas estudadas no 1º bimestre de Tecnologia em Gestão Financeira, demonstraremos a gestão empresarial da empresa OKI Brasil.
Em fundamentos da administração abordaremos como funciona na prática a administração da empresa, em qual das teorias administrativas ela se encaixa e a importância dos colaboradores e suas devidas obrigações.
Já em comunicação empresarial iremos apresentar o quanto a organização valoriza a comunicação interna e externa sendo esse o ponto forte da companhia, procurando sempre ter uma comunicação clara e direta com os clientes, colaboradores e fornecedores.
E por fim em técnicas de informática, analisaremos suas formas de comunicação através das redes sociais e dos canais de comunicação e como seu banco de dados é integrado em áreas correlatas.
A metodologia utilizada resulta da pesquisa realizada por meio de informações colhidas junto à empresa e de dados através do site.
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
- DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A OKI Brasil é uma empresa de automação bancária, automação comercial e de serviços de TI do grupo japonês OKI na América Latina e Europa. Sucessora da Itautec desde 2014 representa a união entre quem tem a mais avançada tecnologia em automação no mundo com quem mais entende do mercado brasileiro. São 137 anos de experiência global em TI no mundo e 38 anos de especialização no mercado nacional.
Atua em mais de cinco mil munícipios no Brasil oferecendo serviços 24 horas por dia, sendo sete dias na semana o ano todo. O grupo possui dois milhões de equipamentos voltados a TI em contrato de manutenção em todo território nacional. Além de ter operações em Portugal, Espanha, México, Argentina e Paraguai. Conta com mais de dois mil colaboradores e mais de hum mil profissionais técnicos qualificados e treinados para dar suporte tanto na área de serviço e treinamento ao cliente.
O grupo OKI oferece de forma terceirizada o processo de automação, nos derivados setores de atendimento ao cliente em vários níveis da cadeia da tecnologia. Garante a seus clientes serviços de instalação, suporte e manutenção com isso aumentando a satisfação e a qualidade para o cliente final.
Alguns serviços/produtos disponíveis para os seus clientes em tecnologia:
- Gestão do ciclo de vida de TI;
- Terceirização da Cadeia de Pós-Vendas;
- Redes, Infraestrutura e Telecom;
- Biometria e Segurança;
- Gestão e Monitoramento;
- Quiosques de Autoatendimento;
- Sistemas/Equipamentos Para Automação Comercial.
1.2 GESTÃO EMPRESARIAL
Analisando o estudo de caso, podemos notar que a empresa baseia-se na Teoria Clássica da Administração, idealizada pelo engenheiro Henry Fayol, tem como objetivo alcançar a máxima eficiência organizacional seguindo as funções administrativas: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Entretanto o líder tem o papel de executar o planejamento dos objetivos da organização, visando às tendências de mercado e a atuação de seus concorrentes, organizando os recursos necessários e as estruturas organizacionais, comandando e coordenando a função de cada colaborador junto com o planejamento estabelecido e controlando os progressos da organização para que não haja insatisfação nos resultados almejados. Nesse caso, a união dos colaboradores na definição de ações os torna mais reconhecidos, fazendo com que eles se sintam valorizados, resultando o comprometimento dos mesmos.
A seguir podemos analisar visivelmente como é a hierarquia da organização.
[pic 2]
Quadro 1: Organograma
Fonte: Elaborado pelos autores.
Em comum entre a teoria e a disciplina, identificamos oito princípios básicos dos 14 estabelecidos por Fayol, sendo eles:
- Divisão do Trabalho: Favorece a eficiência das atividades e o aumento da produtividade dos colaboradores;
- Autoridade e Responsabilidade: Todos subordinados precisam acatar as ordens que lhe foram passadas, mas caso não concordem com alguma ação, podem se manifestar respeitando seu líder e a ação que foi estabelecida;
- Unidade de Comando: Onde o empregado recebe ordens de um único superior, evitando conflitos de informações;
- Disciplina: Todos os colaboradores devem seguir as normas e condutas aplicadas na organização;
- Centralização: Todos os superiores precisam estar a par dos problemas a serem solucionados para que possam tomar a decisão mais correta a ser seguida;
- Hierarquia: A hierarquia da empresa precisa ser respeitada por todos, para evitar falhas na falta de comunicação, que pode resultar em prejuízos futuros e conflitos na tomada de decisão;
- Iniciativa: Os superiores precisam estabelecer um plano viável a ser seguido e que possa cumpri-lo e os líderes também podem induzir seus subordinados ao espírito de iniciativa;
- Espírito de Equipe: Todos precisam trabalhar em conjunto, facilitando a comunicação entre os envolvidos, buscando a sinergia para o alcance das metas.
A OKI Brasil aplica todos esses princípios em sua administração, visando sempre à melhora institucional, o comprometimento de todos seus colaboradores e o mais importante o alcance de seus objetivos através de suas metas. Cada departamento tem um papel importante na organização, onde cada um é integrado a outro para o bom andamento dos processos.
...