Os Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Informática
Por: Vanessa Martins Duarte Reis • 25/5/2021 • Trabalho acadêmico • 2.144 Palavras (9 Páginas) • 79.272 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente projeto tem por objetivo analisar a aplicação das matérias Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática na Abade Advogados, escritório de advocacia localizado em São Paulo –SP.
A Abade Advogados fornece a seus clientes uma solução jurídica célere e eficaz, tanto no contencioso Judicial ou Administrativo, quer seja nas relações extrajudiciais. Têm como finalidade a prestação de serviços jurídicos às pessoas físicas e jurídicas que buscam seus serviços para atender suas demandas nas áreas do direito.
O presente estudo procede-se de uma pesquisa de campo aplicada no ambiente de trabalho de um escritório de advocacia.
Em relação ao caráter da pesquisa, entende-se por descritiva a definição das características de uma população ou um fenômeno (PRODANOV, 2013). As pesquisas descritivas são realizadas considerando a formulação dos questionamentos que norteiam a pesquisa.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
De acordo com Fayol (1994), a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos que requerem algum grau de organização, planejamento, comando, coordenação e controle
Segundo Megginson et al. (1998) administração é o trabalho realizado com recursos humanos, materiais e financeiros para atingir objetivos organizacionais mediante o desempenho das funções de planejar, controlar, organizar e liderar.
Para Maximiano (2006a), as teorias da Administração são conhecimentos organizados pela experiência prática das organizações. Segundo Chiavenatto (2006), as teorias da Administração são conhecimentos codificados e organizados em decurso da experiência prática e empírica da administração em organizações.
Conforme afirmado por Fayol (1994) [...] a empresa é como um sistema racional de regras e de autoridade, que fundamenta a sua existência no objetivo primário de fornecer valor na forma de serviços e bens a seus consumidores. Levitt (1985) reintegra que administrar respalda-se em analisar racionalmente uma situação e selecionar os objetivos a serem alcançados, desenvolvendo sistematicamente estratégias para atingir tais objetivos, coordenando os recursos, desenhando racionalmente a estrutura, dirigindo e controlando com precisão, e finalmente motivando e recompensando as pessoas que trabalham para que os objetivos sejam efetivamente alcançados, isto é, Administração é uma ciência.
Os antigos sistemas de administração de empresas impunham a cada trabalhador a responsabilidade de executar o trabalho da maneira que lhes conviessem. De mais a mais, também cabia ao trabalhador a escolha do instrumento de trabalho, dentre os vários à disposição. Nesse sentido, não havia quase nenhuma orientação por parte da gerência (TAYLOR, 1990).
A percepção de que é necessário um controle do processo de trabalho vai ser denominado pelo capitalista de problema de gerência e a sua resolução proposta por Taylor como gerência científica (BRAVERMAN, 1987).
Em verdade, Taylor sistematiza o despotismo na fábrica, valorizando a função da gerência e aplicando uma estrutura hierárquica que sustente esse controle, a partir de agora, formalmente imposto e estruturado (FARIA, 1987)
O planejamento refere-se à substituição do critério individual do operário pelo desenvolvimento de uma ciência que é mais bem preparada para especificar como a tarefa deve ser realizada porque a estuda nos seus pormenores. Assim, a determinação científica passa a vigorar no processo produtivo ao invés das regras pessoais empíricas dos trabalhadores (TAYLOR, 1990).
O planejamento pode ser chamado também de princípio da dissociação do processo de trabalho das especialidades dos trabalhadores, pois o trabalho passa a ser independente da tradição dos trabalhadores. Dependerá não só das capacidades dos trabalhadores, mas das políticas da gerência (BRAVERMAN, 1987).
Esse princípio concentrava-se na busca pelas maneiras mais rápidas e eficientes de executar a tarefa e foi condensado por Taylor na expressão: “the one best way” (CATTANI, 2002b)
Segundo Taylor (1990), a seleção científica do trabalhador refere-se a estudar, instruir e treinar o operário, em vez dele mesmo escolher os processos e aperfeiçoar-se por acaso.
Segundo Braverman (1987), Taylor não procurava a melhor forma de trabalhar, “mas uma resposta ao problema científico de como controlar melhor o trabalho alienado”. Compreendia a tradição dos trabalhadores a respeito do conhecimento do ofício para extrair o que encontrava de melhor em termos de produtividade.
Diante disso, a presente pesquisa terá por base as definições de Taylor para concluir a existência da organização científica do trabalho na empresa Abade Advogados.
A Abade Advocacia foi fundada em 2016 localizada em São Paulo - SP, de cunho familiar, composto por 3 sócios e 5 colaboradores. É especializado em Direito Civil, Direto Criminal, Direito Empresarial, Direito Previdenciário e Proposta de Trabalho.
1.1 HIERARQUIA
Fonte: Própria
CARGOS E SUA ESPECIALIDADES
Cargo
Especialização
Sócio 1
Direito Tributário, Direito Empresarial e Direito Administrativo
Sócio 2
Direito Penal, Direito de Família e Direito Civil.
Sócio 3
Direito de Sucessões e Direito Previdenciário,
Advogado 1
Direito Tributário, Direito Civil, e Direito Imobiliário
Advogado 2
Direito Civil e Direito Processual Civil
Advogado 3
Direito Civil
Assistente administrativo 1
Segundo Grau Completo
Assistente administrativo 2
Segundo Grau Completo
Fonte: Própria
Em cada um desses setores há a dissociação de trabalho das especialidades dos trabalhadores, no
...