MÓDULO 01: FUNDAMENTOS DE EMPREENDEDORISMO
Por: Roger Ramiro • 27/1/2020 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
RESUMO EMPREENDEDORISMO
MÓDULO 01: FUNDAMENTOS DE EMPREENDEDORISMO
- Todo empresário é empreendedor?
- O empreendedor tem de ser o fundador do negócio?
- O vendedor de cachorro-quente é um empreendedor?
Todas essas questões têm por objetivo fazer o aluno refletir sobre qual é o verdadeiro sentido de ser empreendedor dentro da definição já discutida em aula. Não basta somente ter uma empresa ou qualquer tipo de negócio para que a pessoa seja considerada empreendedora: deve sempre existir a busca da inovação e a orientação para o crescimento.
Notas sobre Módulo 01:
Não existe uma definição única de empreendedorismo. As mais aceitas relacionam o empreendedorismo com: orientação ao crescimento do negócio, risco, inovação e busca de oportunidades. Em relação a orientação ao crescimento, o empreendedor está semrpe buscando elevar o seu negócio a outro patamar, em termos de receita e tamanho.
Para tal, ele precisa correr riscos, buscando investir na expansão de seu negócio. Em relação a inovação, ela pode se manifestar de 05 maneiras: novo produto (ou serviço), novo processo, novo mercado, nova fonte de matéria prima ou ainda uma nova forma de organização de um ramo econômico.
Por fim, no tocante à busca por novas oportunidades, o empreendedor, pode fazer uso de seus gostos pessoais (exemplo: fazer uso de um hobby), ou buscar essas oportunidades no mercado, solucionando um problema ou necessidades, ou buscando tendências.
MÓDULO 02: MODELO DE NEGÓCIO E METODOLOGIA LEAN
Notas sobre Módulo 02:
Há alguns anos, quando um empreendedor queria abrir o seu negócio, tinha uma idéia, validava a ideia rapidamente, desenvolvia um plano de negócios e buscava recursos para abrir a empresa. Quando um produto ou serviço chegava ao mercado, ele tinha uma grande surpresa, pois não era aquilo que os clientes queriam ou esperavam.
Hoje o conceito de lean startup vem tomando força. Antes de abrir uma empresa, o mais importante é validar a sua ideia de negócios com os potenciais clientes. Existem algumas ferramentas para auxiliar o empreendedor nesse processo de validação: definir a Persona, que é a caracterização do seu cliente; Construir o Mapa de Empatia, buscando entender como a sua persona sente e pensa, e por fim, levantar o Ponto de Vista do seu Usuário, para validar a necessidade levantada.
Quais são as vantagens e as desvantagens de se fazer um plano de negócios? E um modelo de negócios?
Um plano de negócio é bem detalhado e elaborado, levando um bom tempo para ser estudado e desenvolvido. No entanto, tende a ser mais engessado, pois representa uma "foto do momento". Não há nenhum tipo de feedback do consumidor nem melhorias incrementais na sua concepção. Além disso, qualquer plano é baseado em expectativas e previsões de mercado que podem ou não acontecer.
Já o modelo de negócio é bem mais rápido de ser feito e dinâmico. A sua simplicidade é importante para que ele possa ser constantemente modificado e adaptado, de acordo com os testes que são realizados ao longo do processo.
MÓDULO 03 – BUSINESS MODEL CANVAS
Notas sobre Módulo 03:
Um modelo de negócios descreve como uma organização cria, entrega e captura valor. Para desenvolver e testar o modelo de negócios, uma das ferramentas mais utilizadas atualmente é o Business Model Canvas, sendo este uma construção visual e colaborativa de uma idéia, por meio de nove blocos: parcerias-chave, atividades-chave, recursos-chave, estrutura de custos (ELEMENTOS OBJETIVOS: 04); relacionamento com clientes, fonte de receitas, proposta de valor, segmento de mercado, canais de distribuição (ELEMENTOS SUBJETIVOS: 05).
Uma vez elaborado o Canvas, o empreendedor deve testar exaustivamente por meio de entrevistas com os potenciais clientes, se as hipóteses levantadas estão corretas ou não. Caso não estejam, o Canvas deve ser modificado e novamente testado.
Quantas vezes devemos testar o nosso modelo até encontrarmos o modelo ideal?
O modelo de negócio deve ser testado quantas vezes forem necessárias, de diferentes formas e em diferentes fases. A cada nova sugestão ou adaptação, o modelo deve ser novamente testado. Quando o empreendedor perceber que não há mais grandes modificações ou adaptações a serem feitas, ele provavelmente estará atendendo de maneira mais próxima à vontade do seu cliente.
...