Os Sistemas de Custeio
Por: Vitória Fictício • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 737 Palavras (3 Páginas) • 522 Visualizações
1. Sobre a classificação dos sistemas de custeio, analise as afirmativas a seguir:
I - Por custo padrão, entendem-se os custos calculados e contabilizados com critérios por indicação dos custos de fabricação, incorridos em um determinado mês.
II - O denominado sistema Activity Based Costing-ABC adota os critérios de rateio dos custos indiretos.
III - O método de custeio por absorção agrega todos os custosd e produção do período aos produtos elaborados.
IV - O sistema de custeio variável ou direto conflita com os princípios, as normas e convenções contábeis, por ferir os princípios da realização da receita, confrontação e competência.
Estão corretas APENAS as afirmativas:
a) IeII.
b) IeIV.
c) IIIeIV. CORRETA
d) I,II,III.
e) II,IIIeIV
2. Caracteriza o sistema de custeio ABC:
a) o direcionamento de custos para as atividades e destas para os produtos, de acordo com a proporção que estes consomem das atividades.
b) rateio de custos indiretos de fabricação, de acordo com a natureza de cada um, utilizando vários indicadores, como critérios de rateio para os produtos. CORRETA
c) inexistência de rateio para custos indiretos que não puderem ser associados ao volume de produção, classificando-os diretamente como despesa no resultado.
d) predeterminação do valor dos custos indiretos de fabricação para posterior comparação com os gastos efetivos.
e) rateio de custos indiretos de fabricação, sempre utilizando o critério da mão de obra direta gasta em cada produto. Custos e despesas variáveis, por unidade:
3. O custeio que tem como base atividades (ABC) utiliza técnica específica para minimizar os problemas de alocação dos custos indiretos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
a) Apesar de suas técnicas inovadoras, o sistema ABC é incapaz de acompanhar e corrigir os processos internos da empresa, além de não interferir nos controles internos da entidade.
b) Uma das desvantagens do custeio ABC é o não atendimento aos princípios contábeis, o que impossibilita sua adoção à luz da legislação vigente.
c) O sistema ABC não se aplica a empresas prestadoras de serviços. Seu arcabouço teórico parte do pressuposto da existência de processo de transformação de insumos em produtos, o que não ocorre em empresas não industriais. CORRETA
d) Uma vez estruturado o sistema ABC, é desnecessário regular a revisão dos procedimentos. Geralmente, a revisão ocorre a cada três ou cinco anos, diferentemente do que acontece com os outros sistemas de custeio que exigem revisões em períodos menores.
e) Para alocar os custos indiretos, o sistema ABC atribui, inicialmente, os custos às atividades e, posteriormente, aos produtos. O processo consiste em rastrear os custos, apropriando-os às atividades, verificar as circunstâncias em que os portadores finais de custos absorveram os serviços de tais atividades e, finalmente, incorporar esses custos aos produtos.
4. No sistema de custeio ABC – Activity Based Costing -(custeio com base em atividades), a alocação de custos às atividades deve ser feita da forma mais criteriosa possível, de acordo com a seguinte ordem de prioridade:
a) plotagem, empoderamento e divisão proporcional.
b) proporção, rateio simples e rateio
...