Os meios de propagação de uma mensagem
Por: wisterfania • 18/4/2015 • Trabalho acadêmico • 794 Palavras (4 Páginas) • 361 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
Os meios de propagação de mensagens uma negociação: Durante uma relação e de negócios, o negociador pode utilizar canais de comunicação pessoais e impessoais.
Os canais impessoais: é constituída pela mídia e meios de comunicação em massa (jornais, televisão, internet etc.)
Os canais pessoais: são utilizados em eventos, como conferencias, inaugurações e feiras, servem para obter valor especifico sobre determinado publico.Apesar de a comunicação pessoal geralmente ser mais eficaz que a comunicação em massa , os mais de comunicação em massa podem ser os que mais influenciam na comunicação pessoal.Atitudes comportamentais pode ser fortemente influenciados pela mídia.
De acordo com a teoria de Katz e Lazarsfeld, isso acontece em duas etapas , segundo a teoria two steps flow (ou fluxo duplo da comunicação)
1ª etapa: a comunicação de massa, ou mídia de massa, leva a informação a diversas pessoas, sobretudo aos formadores de opinião;
2ª etapa: os formadores de opinião transmitem a comunicação ao grupo influenciado por eles.
[pic 3]
[pic 4]
De acordo com a teoria de Katz e Lazarsfeld, isso acontece em duas etapas , segundo a teoria two steps flow (ou fluxo duplo da comunicação)
1ª etapa: a comunicação de massa, ou mídia de massa, leva a informação a diversas pessoas, sobretudo aos formadores de opinião;
2ª etapa: os formadores de opinião transmitem a comunicação ao grupo influenciado por eles.
Ruídos de comunicação durante uma negociação
Ruídos de comunicação é todo e qualquer evento que ocorra durante o processo de negociação e que prejudique a mensagem que está sendo transmitida. Embora existam ruídos normais ocasionado pela decodificação ou transmissão inadequada da mensagem recebida, em situação de negociação é comum mal entendidos terem inicio por causa de distorções na comunicação, os ruídos durante uma negociação podem causar grande transtorno para ambas as partes ou até mesmo impedir que a comunicação seja completada.
[pic 5][pic 6]
As barreiras em um processo de comunicação, podem ser divididas em três:
Pessoais: são as interferências causadas pelas pessoas envolvidas no processo, como emoções, valores, interesses, nível de conhecimento, estado físico etc.
Barreiras Físicas: são as interferências causadas pelo ambiente: Barulho, iluminação, calor, etc.
Barreiras Semânticas: são as interferências causadas pelos significados diferentes que podem ter palavras ou gestos.
O negociador como receptor de informações. Interlocutor: são as partes mais importantes do processo de comunicação. Emissor: Aquele que envia a mensagem. Receptor: Também chamado destinatário o Receptor é o ponto de chegada da mensagem em determinado momento cada interlocutor é fonte de comunicação e, em outro, a fonte de informação é o receptor. Martinelli afirma que “não se pode negociar sem ouvir”, (escutar, processar informações recebidas, e separar o que é útil). Um ouvinte ativo é aquele que saiba “ouvir” com os olhos, corpo, voz e emoções. Figueiredo Giangrande observam que a comunicação só será completada se o receptor dominar o código na qual a mensagem foi codificada. Em uma conversa por e-mails ou redes sócias o emissor pode utilizar os chamados EMOTICONS ( símbolos que expressão suas emoções. Por exemplo :) ;) :(
[pic 7]
[pic 8]
Estimulo e tratamento do feedback
A partir do conhecimento sobre comunicação foi uma teoria foi formulada a partir da identificação dos componentes comunicativos: emissor (es), recepto(es), e mensagem.
O feedback ou retroalinhamento é a capacidade de reajuste em função do desempenho já ocorrido além de ser o mecanismo de controle da eficácia das etapas anteriores do processo.
O processo de comunicação só se constitui enquanto tal na medida em que aconteça o feedback da mensagem.
Integrando as ações de comunicação
...