TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSONALIDADE E EMOÇÕES -PERSONALIDADE-

Por:   •  18/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

PERSONALIDADE E EMOÇÕES

-PERSONALIDADE-

O que é Personalidade?

Conjunto de características de individuais que definem alguém. Ou ainda, a soma total das maneiras como uma pessoa interage e reage com as demais.

Determinantes da personalidade

  1. Hereditariedade: A abordagem hereditária argumenta que a explicação definitiva está nos genes recebidos. Alguns estudam apontam que timidez, medo e angústia provavelmente se devem mais a causas genéticas. Entretanto, se a personalidade fosse completamente ditada pela hereditariedade, estaríamos dizendo que as experiências não poderiam influenciá-las, coisa que acontece. Ou seja, as características da personalidade não são completamente ditadas pela hereditariedade.
  2. Ambiente: O ambiente ao qual estamos expostos tem um grande papel na formação de nossa personalidade. Cultura, amigos, viagens, tudo isso serve para moldá-la. A cultura, por exemplo, estabelece normas, costumes comuns, atitudes e valores que são passados de geração para outra.  Assim, a formação da personalidade de alguém é ajustada as demandas e exigências do ambiente.
  3. Situação: A situação influencia os efeitos da hereditariedade e do ambiente. A personalidade, embora coerente, pode ser mudada em determinadas situações. A igreja ou um tribunal são enormes limitantes de alguns comportamentos, já outras situações, como ir a um piquenique, não limita tanto assim.

Teoria traços de personalidade

Características (comportamentos realizados com muita frequência) marcantes que podem ser usadas para descrever o comportamento de uma pessoa. Quanto maior a frequência e intensidade do comportamento, maior a importância desses traços para a descrição da personalidade do indivíduo.

O modelo Big Five

É uma avaliação comportamental que permite analisar personalidades. Com ele, é possível conhecer a fundo a personalidade de alguém. Nesse modelo, a personalidade é dividida em cinco fatores e no final, é apresentado um percentual que corresponde a quanto de cada traço o individuo apresenta.

  1. Extroversão: Se refere ao nível de conforto da pessoa com seus relacionamentos, altos índices indicam alguém sociável, amável e cooperativo. Baixos índices indicam alguém introvertido, tímido e quieto.
  2. Amabilidade: Se refere à propensão a acatar as ideias os demais.  Maiores índices indicam alguém cooperativo, confiante. Baixos índices indicam alguém frio e confrontador.
  3. Consciência: É uma medida de confiabilidade. Altos índices indicam alguém confiável, responsável e organizado. Baixos índices indicam alguém desorganizado e pouco confiável.
  4. Estabilidade emocional: Se refere à capacidade de enfrentar o estresse. Maiores índices indicam alguém calmo, autoconfiante e seguro. Baixos índices indicam alguém nervoso, inseguro e deprimido.
  5. Abertura para Experiências: Se refere à imaginação. Maiores índices indicam alguém criativo, curioso e sensível artisticamente. Baixos índices apontam para alguém mais convencional e que se atrai por coisas já familiares.

O Indicador de Tipos Myers- Briggs

É um teste de personalidade com 100 questões para saber como as pessoas agem ou se sentem em determinadas situações. Com base nas respostas dadas, as pessoas são classificadas como extrovertidas ou introvertidas; de bom-senso ou intuitivas; racionais ou emotivas; perceptivas ou julgadoras. Estas classificações são combinadas em diferentes 16 tipos de personalidade.

Principais atributos de personalidade que influenciam o comportamento organizacional.

São atributos fortes que servem como previsores de comportamento.

  1. Centro de controle: O primeiro se refere aos indivíduos que acreditam estar no centro de controle de sua vida. O primeiro é o interno, aquele que acredita controlar seu próprio destino. O segundo, credita que tudo o que acontece é controlado por fatores alheios à sua vontade.
  2. Maquiavelismo: Indivíduo pragmático, para ele os fins justificam os meios e mantém distância emocional das demais pessoas. São manipuladoras e persuadem bem. Se dão bem em funções onde são oferecidas recompensas pelo resultado.
  3. Autoestima: Os indivíduos com a autoestima elevada acreditam possuir capacidade necessária para obter sucesso no trabalho. E escolhem trabalhos pouco convencionais, diferentemente dos que possuem uma baixa autoestima.
  4. Automonitoramento: Capacidade do indivíduo em ajustar seu comportamento aos fatores externos. Possuem uma alta adaptabilidade e consequentemente, grandes diferenças no público e privado. Os que possuem baixo índice automonitoramento demonstram suas verdadeiras atitudes em todas as situações, por isso, são mais coerentes.
  5. Assumir Riscos: Pessoas que tomam decisões rápidas com menos informações.
  6. Personalidade tipo A: Competitivo, quer mais coisas em menos tempo, quer fazer e pensar em duas coisas ao mesmo tempo, está sempre em movimento, não consegue relaxar e são menos criativos.
  7. Personalidade tipo B: Não sofre com sentimento de urgência, faz as coisas por prazer e relaxamento, consegue relaxar sem se sentir culpado.

Personalidade e Cultura Nacional

Não existem tipos específicos de personalidade para cada país. Mesmo assim, a cultura nacional exerce uma forte influência sobre as características dominantes da personalidade de sua população.

Ex.: Em países capitalistas o número de pessoas com personalidade do tipo A é enorme, pelo fato de que as conquista e o sucesso são extremamente valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com