PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE
Por: Gabriel Henrique • 19/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.728 Palavras (11 Páginas) • 250 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
GABRIEL HENRIQUE GOMES CASCO
PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE.
DOURADOS-MS
2018
GABRIEL HENRIQUE GOMES CASCO
PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE.
Trabalho apresentado a disciplina de Pesquisa Mercadológica, como pré-requisito para avaliação, sob a orientação do Prof. José Jair Soares Viana.
DOURADOS – MS
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 2
2.1 Objetivos gerais 2
2.2 Objetivos específicos: 2
3. REVISÃO TEÓRICA 2
3.1 Definição de pesquisa de satisfação: 2
3.2 Pesquisa de marketing 2
3.3 Sobre A Faculdade: 2
4. METODOLOGIA 2
5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 2
5.1 Perfil dos entrevistados 2
5.2 Pontos fortes e pontos fracos dos eventos 2
6. CONCLUSÃO 2
7. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS: 2
8. APÊNDICES 2
8.1 apêndice A – Formulário de pesquisa aplicado. 2
8.2 Apêndice B – Comentários Feitos nas observações 2
8.2.1- Comentário sobre os pontos fortes. 2
8.2.2 – Comentário sobre os pontos fracos 2
INTRODUÇÃO
A qualidade no serviço de atendimento ao público se apresenta como um desafio para as organizações, de maneira que aparenta exigir transformações urgentes. “A necessidade dessa transformação tem vários aspectos e as queixas frequentes dos consumidores expressam um deles” (FERREIRA, 2000).
Deming (1998) define qualidade como sendo "um grau previsível de uniformidade e dependência, a baixo custo, adequada ao mercado". Em outras palavras, qualidade é qualquer coisa que o cliente necessita ou deseja e satisfaz a sua necessidade. Ou seja, é de suma importância que cada fornecedor, seja de produtos ou serviços, esteja atento aos seus consumidores para certificar se o objetivo de satisfazer seu cliente está sendo atendido como esperado.
O consumidor muda seus hábitos de compra, forçando as empresas a criarem novas alternativas para atrair mais consumidores, fidelizar os já existentes e ganhar competitividade diante dos concorrentes. Dessa maneira, uma das dificuldades do varejo é entender o consumidor (GOUVEIA, et. al, 2011).
Esta pesquisa busca definir qual o nível de satisfação dos acadêmicos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em relação aos eventos produzidos pela mesma, destacando o a percepção dos alunos em relação aos conteúdos oferecidos pela faculdade de acordo com a realidade profissional de seus respectivos cursos no mercado de trabalho e o que a universidade oferece frente a esse cenário profissional.
Pelo fato da UFGD se tratar de uma instituição federal, a FACE pode ser considerada um núcleo da universidade, onde envolve estudantes da mesma área de ensino. Portanto é dever da direção da faculdade alinhar os objetivos em comum dos discentes para que o conhecimento comungado esteja de acordo com o que os alunos esperam de suas futuras profissões e mercados de trabalho. Em função disso, os eventos acadêmicos realizados cumprem fundamental papel na formação de profissionais e cidadãos e é imprescindível avaliar os principais pontos. E com isso avaliar a opinião de quem vivencia e absorve tudo isso, buscar os principais pontos fortes e fracos.
OBJETIVOs
2.1 Objetivos gerais:
- Avaliar o cenário de oferta e demanda sobre os conteúdos apresentados nos eventos propostos para os acadêmicos da FACE,
- Verificar se há relação entre o esperado pelos acadêmicos e o ofertado pelos organizadores dos eventos. Através de uma pesquisa de campo com os próprios acadêmicos.
Objetivos específicos:
- Identificar através dos relatos, os principais fatores que agradam desagradam os discentes
- Identificar possíveis falhas na produção dos eventos
- Elaborar uma análise dos resultados obtidos.
REVISÃO TEÓRICA
3.1 Definição de pesquisa de satisfação:
De acordo com Milan e Trez (2005):
Pesquisar a respeito da satisfação dos clientes é uma tarefa fundamental para a gestão das empresas, uma vez que seu entendimento pode proporcionar uma avaliação de desempenho sob a perspectiva do cliente, indicando decisões tanto estratégicas quanto operacionais que venham a influenciar no nível de qualidade dos serviços prestados pela organização.
Fornell (1991) e Grönroos (1990) evidenciam que “o mais importante é a definição do que seja qualidade sob a óptica do cliente. Assim, qualidade é conformação às especificações do cliente, e o que conta é o que o cliente percebe como qualidade”
...