PESQUISA OPERACIONAL ETAPAS 1 E 2
Por: jessica5992 • 1/12/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 1.088 Palavras (5 Páginas) • 279 Visualizações
5
ETAPA 1
AULA TEMA: Conceitos de Decisão
PESQUISA OPERACIONAL
A Pesquisa Operacional é uma ciência que se aplica na resolução de problemas, tendo como foco a tomada de decisão, utilizando métodos científicos, planejamento e operações de sistemas.
A PO é usada para avaliar ações alternativas e através dessas ações encontrarem métodos e soluções para os objetivos da organização.
A Pesquisa Operacional foi resultado de estudos realizados pelos cientistas contratados no período da 2ª Guerra Mundial, para sanar os problemas com logística, tática e estratégica.
Fases do estudo de Pesquisa Operacional
Um estudo de PO geralmente tem as seguintes fases:
- Definição do problema: descrever os objetivos é a atividade mais importante no processo, a partir dessa descrição o modelo é projetado, outro ponto importante é que todas as alternativas de decisão e restrições sejam claras, para que as soluções obtidas no final sejam aceitáveis e validas.
Aspectos principais que devem ser discutidos:
- Descrição exata dos objetivos do estudo;
- Identificação das alternativas de decisão existentes;
- Reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.
6
- Construção do modelo: a partir da identificação do problema é escolhido o modelo mais apropriado de sistema para resolvê-lo.
Nesta etapa o analista precisa ser criativo, já que a qualidade do processo seguinte depende da realidade que o modelo venha apresentar, se o modelo for conhecido, a solução será obtida através de métodos convencionais, se os métodos matemáticos forem complexos, será necessário o uso de combinações de metodológicos.
- Solução do modelo: esta fase tem o objetivo de encontrar uma solução para o modelo construído.
Os modelos matemáticos, a solução é obtida pelo algoritmo mais adequado, isto exige do analista de PO um conhecimento intenso das principais técnicas, a solução obtida neste caso é ótima.
Validação do modelo: nessa etapa do processo de solução do problema, é necessário verificar a validade do modelo.
Um modelo é valido se apesar da falta de exatidão em representar o sistema ele for capaz de informar uma previsão aceitável do sistema, e conter informações capaz de contribuir para se tomar a melhor decisão, lembrando que esse processo não se aplica em projetos, somente em sistemas já existentes.
- Implementação da solução: obtida a validação da solução e avaliada as vantagens, estes processos devem ser convertidos em regras operacionais.
A implementação deve ser controlada pela equipe responsável, pois é uma fase crítica já que altera uma situação já existente.
Quando o processo é colocado em prática podem ocorrer correções e mudanças, exigindo a reformulação do modelo.
7
ETAPA 2
Modelos de Programação Matemática e Programação Linear
A modelização de programação matemática é aplicada em situações em que há a necessidade de se otimizar a utilização de uma ou diversas matérias primas ao mesmo tempo. Nos dois casos apresentados nesta ATPS é possível observar a aplicação dessa ferramenta que embora sejam distintos, assemelham-se pelo fato da necessidade de haver a minimização de recursos utilizados sem comprometer o resultado esperado.
Além da forma que será aplicado deste trabalho, a programação matemática pode ser aplicada nas mais variadas situações como:
- Determinação de Mix de Produtos
- Escalonamento de Produção
- Roteamento e logística
- Análise de projetos
- Designação de Equipe
- Alocação de Recursos de Mídia
De semelhante modo, há também a aplicação da programação linear, que permite através de cálculos matemáticos (inclusive Softwares) a obtenção de soluções que atendam a necessidade e também avaliar qual seria a melhor maneira de alocar seus recursos (Solução Ótima). Seus resultados são apresentados graficamente e apresentam uma forma de explorar todos os resultados possíveis.
A aplicação da programação linear também é bem variável, podendo ser aplicadas nas seguintes áreas:
- Administração da produção;
- Análise de investimentos;
8
- Alocação de recursos limitados;
- Planejamento Regional;
- Logística;
- Custo de Transporte;
- Localização da rede de distribuição;
- Alocação de recursos de publicidade entre os diversos meios de comunicação;
No Caso 1 a companhia “Metalíssimo” deseja criar uma nova liga de metal utilizando mínimo de custos à modelização de programação matemática mostrará através de uma série de cálculos matemáticos, qual seria utilização de cada matéria prima para a produção dessa nova liga.
Já no caso 2, a Empresa “Temperos e Sabores” possui a necessidade de otimizar a logística dos transportes de seletas de legumes entre as 3 fábricas de enlatadas, também com o objetivo de reduzir custos e melhorar sua distribuição.
Ao longo da ATPS será possível ver a aplicação dessas duas eficientes ferramentas nos dois casos apresentados.
Modelo Matemático de Programação Linear
Companhia Metalíssimo
Desenvolvimento de uma nova liga, composta de:
40% Estanho, 35% de Zinco e 24% de Chumbo
Função Objetiva: MinC
...