PIM I: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Por: PABLOARIZAVEIGA • 16/5/2020 • Trabalho acadêmico • 2.653 Palavras (11 Páginas) • 124 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NOME DO CURSO
NOME DO ALUNO
PIM I: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Apucarana
2020
NOME DO ALUNO
PIM I: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
Projeto Integrado Multidisciplinar III - do curso Processos Gerenciais, apresentado às disciplinas de comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração e Técnicas de Informática da Universidade Paulista.
Apucarana
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 4
2.2 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 5
2.3 TÉCNICAS DE INFORMÁTICA 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
- INTRODUÇÃO
Para administrar uma empresa é preciso conhecer os termos gerais da administração, bem como a gestão empresarial, a comunicação as técnicas de informática relativas ao uso de tecnologias de informação e comunicação. Sendo assim, é preciso conhecer as teorias e a prática que se deu por meio do estudo de caso realizado na empresa Hamburgueria Bora bora.
A apresentação deste projeto tem a finalidade de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas interativas das disciplinas de Comunicação Empresarial, Fundamentos da Administração e Técnicas de Informática com os conhecimentos práticos. O projeto foi construído com embasamento teórico com base nas aulas online, em livros e artigos.
A pesquisa para o estudo de caso foi realizada em uma empresa real, denominada Hamburgueria Bora Bora com sede em Nova Fátima e três filiais, uma na cidade de Ribeirão do Pinhal, uma em São Sebastião da Amoreira, e a mais recente na cidade de Congoinhas, contando com três funcionários em cada estabelecimento.
Nesse contexto, o Projeto Integrado Multidisciplinar I tem o propósito de, por meio de um estudo de caso, descrever a grande estrutura e os principais processos organizacionais, assim como a comunicação empresarial e as técnicas de informática utilizadas pela empresa selecionada pelo aluno pesquisador.
- DESENVOLVIMENTO
- FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
O conceito geral de administrar consiste em versões diversas, cada uma com um viés diferente, porém, de forma convergente e complementar. São várias as definições de administração. Há quem a julgue uma ciência e quem a defina como arte. Administrar significa dirigir, inspecionar, gerir. As teorias da administração definem como governar organizações total ou parcialmente, processo de planejar, controlar, aplicar recursos de forma eficaz e eficiente (SANTOS, 2020).
Chiavenato (1994) expressa que vive-se numa sociedade institucionalizada e composta por organizações, que produzem bens e serviço, atividades estas que passam rigorosamente por todos os processos administrativos, planejar, organizar, dirigir e controlar. As organizações são compostas por pessoas (recursos humanos), e recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos e mercadológicos. As pessoas dependem intimamente das organizações, assim como as organizações dependem do trabalho das pessoas para sua existência. Nesta nova sociedade, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro das organizações. A Teoria das Organizações é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações. Em função da complexidade de suas operações, foi preciso profissionalizar a administração das organizações, com pessoas especializadas em todos os níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes.
Portanto, a administração é a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa, e imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações.
Conforme Chiavenato (2001) os processos administrativos seus estudos e teorias surgem em 1916 na França espalhando-se rapidamente por toda Europa, pela teoria Clássica da Administração, seu autor Henry Fayol (1841 – 1925) passou a ver as organizações; todas suas estruturas como fundamento para permitir eficiência em todas as partes da organização. Para Fayol as funções administrativas ficaram definidas da seguinte forma: Prever, organizar, comandar, coordenar, e controlar.
Mais tarde com a abordagem Neoclássica os processos administrativos passaram a ser tratados como um conjunto de funções do administrador, planejamento, organização, direção e controle. Denomina-se processo uma sequência de atividades que forma um todo integrado ou um conjunto de operações contínuas necessárias para realizar uma ação integrada.
Chiavenato (2001) descreve como atribuições do administrador: definir estratégias, elaborar diagnósticos na sua área de abrangência, aplicar os recursos, resolver problemas, enfim cabe ao administrador decidir a melhor maneira de direcionar a organização, ou determinado departamento sob sua responsabilidade.
O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam uma boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.
Na Era da Informação, o recurso mais importante passou a ser o capital intelectual baseado no conhecimento. “O conhecimento ficou na dianteira de todos os recursos organizacionais, pois passou a depender do conhecimento que é a informação estruturada que tem valor para a organização” (CHIAVENATO, 2001, p. 467).
A administração da Hamburgueria é realizada pelo próprio dono da empresa que tem formação em Administração de Empresas, que busca gerir de forma estruturada com direção e controle, buscando sempre inovação e eficiência.
- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Somente o ser humano tem as características exigidas pelas empresas para se tornarem competitivas. As máquinas trabalham muitas vezes melhor do que qualquer homem poderia trabalhar, mas não pensam e não criam, já que fatores como, criatividade, iniciativa, inovação, entendimento das necessidades dos clientes, entre outros, são fatores inerentes ao ser humano (GARCIA, 2020).
...