PIM I - TECVIX PLANEJAMENTO E SERVIÇO EIRELI
Por: Maurílio Gonçalves • 15/10/2018 • Trabalho acadêmico • 6.905 Palavras (28 Páginas) • 204 Visualizações
UNIVERSIDADA PAULISTA
TECVIX PLANEJAMENTO E SERVIÇO EIRELI
PIM I
ARACRUZ
2018
UNIVERSIDADA PAULISTA
TECVIX PLANEJAMENTO E SERVIÇO EIRELI
PIM I
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista.
ARACRUZ
2018
RESUMO
Apresentamos um estudo na empresa situada na comunidade de Barra do Riacho a TECVIX, empresa esta que trabalha com manutenção mecânica, possui uma média de 160 funcionários fixos, onde buscamos enfatizar qual a forma de departamentalização adotada com a proposta para organizar suas atividades. Para elaborar esse trabalho foi utilizado o método de pesquisa exploratória, descritiva e bibliográfica. Apresentamos várias formas de departamentalização existente com seus diferentes critérios para poder identificar qual adotada pela empresa para desenvolver suas atividades. Para o alcance do sucesso profissional é preciso uma comunicação objetiva e clara, denominada comunicação empresarial. Nesta empresa a tecnologia é bastante utilizada a fim de obter o maior número de serviços contratados possíveis, entregues no prazo e satisfatoriamente bem atendidos, atingindo os principais objetivos: lucro e credibilidade no mercado. A TECVIX tem uma comunicação empresarial funcional no qual todos estão envolvidos a fim de resolver pendências que possa prejudicar o bom andamento e funcionalidade da empresa. Em razão das áreas de tecnologias de informação são citadas as alegações referentes aos meios que a empresa investiu como os hardwares, um meio facilitador de processos, existe também a presença aprofundada de meios utilizados nesse setor para que haja uma comunicação e resultados com mais eficiência. Citam-se as vantagens e desvantagens que esse meio exerce e impactos resultantes para essa empresa.
Palavras-chave: Empresa – Funcionários - Atividade
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 FUNDAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO 7
2.1 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 7
2.2 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 8
2.3 MODELO DE AUTORIDADE SEGUNDO MAX WEBER 9
2.4 DEPARTAMENTALIZAÇÃO 11
3 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 14
3.1 O QUE É COMUNICAÇÃO? 14
3.2 A FUNCIONALIDADE DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 15
3.2.1 EVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 15
3.2.2 DESTINO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 16
3.2.3 A IMPORTÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 16
3.2.4 COMUNICAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO 17
3.3 ELEMENTOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 18
3.4 LÍNGUA E COMUNICAÇÃO 19
3.5 LÍNGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL 20
3.5.1 LÍNGUAGEM VERBAL NA EMPRESA 20
3.6 TEXTO 21
4 TECNICAS DE INFORMATICA..............................................................................22
4.1 DEKTOPS,NOTEBOOKS,TABLETS E SMARTPHONES 23
4.2 BANCOS DE DADOS 24
4.3 IMPACTOS ESTRATÉGICOS 26
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS .... 27
6 REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
A administração pode ser vista desde os primórdios da humanidade, quando o homem nas suas necessidades utilizava sem perceber formas de estratégias e planejamentos. E com o passar do tempo foi evoluindo e aprendendo que estas formas de se organizar facilitavam as suas atividades. Com isso foi surgindo dentro das empresas funções para administrar cada setor.
A Empresa Tecvix Planejamento e Serviços Eireli surgiu em 1999, localizada em Barra do Riacho, Aracruz-ES. É uma Empresa privada de capital fechado, que contem cerca de 160 funcionários no quadro fixo, distribuída da seguinte forma na empresa: gerente administrativo, gerente de contratos, setor de recursos humanos, setor financeiro, setor fiscal, setor de planejamento comercial e área técnica (oficina e almoxarifado), com proposito de fornecer produtos e serviços para indústrias de grande porte com serviços de manutenção mecânica, caldeiraria e solda.
Seu objetivo é ser reconhecida como uma empresa inovadora no desenvolvimento de tecnologia, mantendo a competitividade com o mercado conduzindo o negócio com objetivo ético e atendimento a legislação.
Esta empresa tem a preocupação que comunicação empresarial flua, uma vez que dispõe de métodos de comunicação como: e-mail, telefone, língua verbal (diálogos) e DDS a fim de facilitar diálogos entre a empresa, contratantes e colaboradores, com o objetivo de atingir um objetivo comum.
Com o avanço da tecnologia tornou-se mais ágil contratação, atendimento a demandas, feedback, soluções de problemas, divulgação da imagem da empresa, entre outros, no qual facilita e colaboram para a eficácia dos serviços contratados.
Uma empresa que não usufrui de uma boa comunicação, tender a permitir ruídos, o que pode a acarretar prejuízos, por não conseguir haver entendimento por parte dos contratantes, contratados e colaboradores. Pensando nisso esta empresa evita esse tipo de ocorrências para evitar transtornos pessoais e financeiros.
Podemos afirmar que trata-se de uma empresa que usufrui de maneira quase obrigatória a área de técnicas de informática, para que assim como as demais instituições possam esta realizando um trabalho com mais praticidade e confiança, descreve de forma aprofundada os itens como: Os sistemas de hardware, e se a empresa faz uso desse setor, faz menção dos bancos de dados, as vantagens e desvantagens nos ramos de atividade, é citada a utilização de equipamentos presentes na empresa como desktops, notebooks, tablets ou smartphones explicando de forma clara esses equipamentos e a utilidade de ambos. Além de fazer alusão os impactos estratégicos que a empresa usa ou usou durante anos anteriores e atuais.
...