PIM V - Gestão de Recursos Humanos
Por: Tati Lara • 31/3/2020 • Trabalho acadêmico • 8.106 Palavras (33 Páginas) • 472 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
TATIANA MORAES DE CASTRO LARA
RA 1875652
IFRS – CAMPUS SERTÃO
PIM V
SERTÃO/RS
2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
TATIANA MORAES DE CASTRO LARA
RA 1875652
IFRS – CAMPUS SERTÃO
PIM V
Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Unip - Universidade Paulista
Orientador: Mauro Trubbianelli
SERTÃO/RS
2019
RESUMO
O presente Projeto Integrado Multidisciplinar, PIM V, aborda as disciplinas Avaliação de Desempenho, Matemática Financeira e Administração de Cargos e Salários e tem o intuito de demonstrar de forma clara e em linguagem de fácil alcance, o funcionamento do Instituto Federal de Educação – IFRS, Campus Sertão, instituição voltada para ensino público, onde no objeto da pesquisa será aplicado o conhecimento adquirido no transcorrer do curso de graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos. Exclusivamente tem o propósito de evidenciar como o estudo das disciplinas aqui abordadas funciona dentro da empresa, citando como os dados estudados são aplicados dentro da gestão, utilizando-se como metodologia de pesquisa, o levantamento de dados colhidos na própria instituição, com pesquisa bibliográfica específica, fazendo-se então o cruzamento das informações. Na disciplina Avaliação de Desempenho será visto como a empresa avalia seus servidores, citando os conceitos estudados. Veremos como a matemática financeira, através dos conhecimentos adquiridos, pode ajudar os gestores a administrar melhor o negócio com a interpretação e aplicação dos cálculos de juros simples e composto. Finalizando com o apoio no contexto do projeto, a disciplina de administração de cargos e salários estudará como a empresa vê o conceito em questão e como são avaliados.
Palavras-chave: Avaliação – Desempenho - Cargos
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1: Benefícios e beneficiários da avaliação 8
Figura 2: A formulação estratégica 9
Figura 3: Formulário para auto avaliação 15
Figura 4: Formulário avaliação da chefia 16
Figura 5: Relatório de despesas fevereiro 2019 21
Figura 6: A hierarquia das necessidades de maslow 25
Figura 7: Definição dos principais termos empregados na análise de cargo 25
Figura 8: Exemplos de fatores utilizados 30
Figura 9: Métodos de avaliação de cargos 31
Tabela 1: Investimentos capitalização juros simples 22
Tabela 2: Investimentos capitalização juros compostos 23
Tabela 3: Tabela de remuneração 27
Tabela 4: Tabela para progressão por capacitação 28
Tabela 5: Tabela percentuais de incentivo à qualificação 29
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 8
2.1 Processos e implantação avaliação de desempenho 9
2.2 Métodos e tipos de avaliação 11
3. MATEMÁTICA FINANCEIRA 19
3.1 Aplicação na empresa 20
3.2 Sistemas de amortização 23
4. ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 24
4.1 Composição e descrição de um cargo 25
4.2 Avaliação de cargos 29
4.2.1 Passos para avaliação de cargos 30
4.3 Comitê salários 34
4.3.1 Fases do programa 34
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 35
6. REFERÊNCIAS 37
1. INTRODUÇÃO
O Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul está situado no Distrito de Engenheiro Luiz Englert, município de Sertão, a 25 quilômetros de Passo Fundo, região Norte do Estado do Rio Grande do Sul e integra a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Criado pela Lei n° 3.215, de 19 de julho de 1957, com a denominação de Escola Agrícola de Passo Fundo, o Campus iniciou seu efetivo funcionamento no ano de 1963. Já com a Lei nº 11.892, que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no dia 29 de dezembro de 2008, transformou a antiga Escola Agrotécnica Federal em Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
Hoje o Campus tem autonomia para ministrar Curso de Educação Básica em Nível de Ensino Médio e Formação Profissional com cursos de nível técnico e também cursos de graduação superior (tecnologias, bacharelados e licenciaturas). Atualmente o Campus Sertão conta com cerca de 1440 alunos em 11 opções de cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades e Proeja. Oferece também curso de pós-graduação. Hoje possui 204 servidores entre docentes e técnicos administrativos.
Conforme dados divulgados em dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC), o IFRS possui conceito 4 (quatro) no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai até cinco. Pois propõem valorizar a educação em todos os seus níveis, contribuir para com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão, oportunizar de forma mais expressiva as possibilidades de acesso à educação gratuita e de qualidade e fomentar o atendimento a demandas localizadas, com atenção especial às camadas sociais que carecem de oportunidades de formação e de incentivo à inserção no mundo produtivo.
...