PIM 1º Semestre Recursos Humanos
Por: AlineDalessandro • 19/9/2016 • Relatório de pesquisa • 350 Palavras (2 Páginas) • 612 Visualizações
Objetivo
A medição da tolerância geométrica das peças é de extrema importância pois através de seu ensaio obtém-se as variações e verifica-se se a peça esta dentro da tolerância de forma e possíveis variações entre a superfície real da peça e a forma geométrica real.
As tolerâncias de forma e posição devem ser indicadas quando necessárias, ou seja, para assegurar requisitos funcionais, intercambiabilidade e processos de manufatura.
A tolerância geométrica para um elemento define o campo dentro do qual a posição do elemento deve estar contido.
Ensaio
No dia onze de agosto de 2016 foi realizado o ensaio de forma com a finalidade de medir a tolerância de circularidade da peça verificando se a mesma possuía variações entre a superfície real da peça projetada após o ensaio. Inicialmente verificou-se visualmente o aparelho de medição e sua limpeza, e o apalpador.
A superfície da peça cilíndrica foi colocada em contato com o dispositivo de medição de controle com relógio milésimal e prisma que consiste na divisão de escalas de 0,01 mm, girou-se a peça em torno do seu eixo vertical e através do seu apalpador verificou-se a variação de forma presente na peça.
A medição foi realizada do lado da peça com a face sem furo, no comprimento de de 40 mm medido com o paquímetro. Logo após o ensaio foi realizado em todo o comprimento da peça para verificar sua variação.
As medições foram obtidas através do deslocamento do ponteiro do relógio com a variação milésimal de aproximadamente 6mm, observando-se que a peça não estava perfeitamente cilíndrica e possuía variações ao longo de seu comprimento.
Para cada posição do ponteiro, a variação é obtida pela diferença entre o valor indicado.
[pic 1]
Imagem 1. Peça ensaiada
[pic 2]
Imagem 2. Peça posicionada para a realização do ensaio
:
P
a
s
s
o
5
:
.
...