PLANO DE NEGÓCIOS
Por: rony1980 • 9/6/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 805 Palavras (4 Páginas) • 108 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 PLANO DE NEGÓCIOS 04
3 PLANEJAMENTO 05
4 O PROCESSO ADMINISTRATIVO 07
5 REFERÊNCIAS 08
1. INTRODUÇÃO
O Empreendedor é o indivíduo que, assume os riscos e responsabilidade do projeto quando for extraído do papel e transformado em realidade, com total consciência das dificuldades advindas dessa ação.
Segundo Dornelas (2008) o empreendedorismo é o processo que transforma idéias em oportunidades, baseado em inovação e melhores práticas de comercialização de novos produtos e serviços.
Na abertura do negócio observar o cenário ao qual será inserido levando em consideração à conjuntura econômica, o desenvolvimento local, a atuação estratégica dos concorrentes é a forma de pensar no futuro, integrando as decisões, baseada em procedimentos formalizados e articulados que definem uma programação” (OLIVEIRA, 2001).
O plano de negócios tem o objetivo de orientar o empreendedor a analisar os riscos, corrigindo erros, e visualizar o negócio de forma ampla identificando os pontos fortes e redefinindo os pontos fracos, e de forma sistêmica o empreendimento, averiguando a viabilidade do negócio, proporcionando a empresa não fazer parte das estatísticas de falência das empresas antes do primeiro ano; desta forma a habilidades técnica, humana e conceitual, são imprescindíveis, pois ocasionam visualizar o empreendimento sistematicamente.
Para uma empresa, atingir um desempenho satisfatório o planejamento em conjunto com estratégias competitivas, geram a possibilidade de focar na qualidade do serviço ao consumidor, otimizando os lucros.
Dornelas (2008, p.22) define empreendedorismo como “o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades”.
2 PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios é definido idéias básicas e todas as considerações operacionais, financeiras, gerenciais e mercadológicas. O plano orienta sobre sua atual realidade, quais seus objetivos e que pretende para atingi-los; é a primeira criação, algo mental que depois se concretizará. (LONGENECKER; MOORE; PETTY, 1997, p.162)
O planejamento estratégico é a tomada de decisões sobre o comportamento da organização, os produtos e serviços que irão ser oferecidos aos futuros mercados e clientes que se pretende atingir.
De acordo com Dornelas (2008, p.84), um plano de negócios busca atenderem a alguns objetivos básicos relacionados ao mercado:
- Testar a viabilidade de um conceito de negócio;
- Orientar o desenvolvimento das operações e estratégia;
- Atrair recursos financeiros;
- Transmitir credibilidade;
- Desenvolver a equipe;
Independente do modelo do plano de negócios, o objetivo é fazer um levantamento de dados que permita a tomada de decisões. As estratégias são eficazes para o negócio quando há fidelidade nos dados e a forma que são interpretados. Ao elaborar o plano de negócios devem-se considerar as características do empreendimento, pois cada negócio demanda etapas diferentes a serem realizadas.
3 PLANEJAMENTO
É o processo que desenvolve e mantém a viabilidade dos objetivos, habilidades e recursos da organização e oportunidades de um mercado variável; o objetivo é dar forma aos negócios e produtos de modo que possibilitem lucros e crescimento. Planejamento estratégico, missão, visão e valores são palavras que determinam organizar e planejar de uma forma ágil e objetiva. É preciso identificar estas definições e como são usados por grandes empresas mundialmente:
...