PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO – PDTI
Por: emanuelacosta • 16/10/2015 • Trabalho acadêmico • 10.879 Palavras (44 Páginas) • 218 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Caracterização da empresa
2.2 Análise SWOT
2.3 DIAGNÓSTICO
2.3.1 Liderança
2.3.2 Estratégia e Planos
2.3.3 Clientes
2.3.4 Informações e Conhecimento
2.3.5 Pessoas
2.3.6 Processos
2.4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.5 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
2.5.1 Objetivo
2.5.2 Metodologia
2.5.3 Cronograma
2.5.4 Pessoas envolvidas
2.5.5 Indicadores
2.5.6 Resultados
2.6 IDENTIFICAÇÃO DE PROCESSOS
2.6.1 Processo Comercial
2.6.2 Processo Financeiro
2.6.3 Processo de Materiais
2.6.4 Processo de Logística
2.6.5 Processo de gestão de pessoas
2.7 FLUXO DE INFORMAÇÕES
2.8 PLANO DIRETOR DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO – PDTI
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
- INTRODUÇÃO
No ambiente empresarial a competitividade vem se intensificando significativamente ao longo dos anos. O grande número de concorrentes inseridos no mercado e as transformações que ocorrem rapidamente em todo o mundo são alguns fatores que afloram a necessidade das empresas buscarem alternativas de vantagem competitiva para se manterem no mercado.
Segundo Porter (1999), há algumas décadas a concorrência era praticamente inexistente em quase todo o mundo, existia uma grande proteção por parte dos governos às empresas e a formação de grandes cartéis colaborava para a quase inexistência de competitividade. Após o final da segunda guerra mundial o acirramento da competitividade se desenvolveu em virtude do progresso econômico da Alemanha e Japão. Atualmente ser competitivo é fundamental para as organizações sobreviverem no mundo globalizado. Só que o cenário econômico mudou muito nesses últimos anos, com isso a gestão estratégica torna-se uma ferramenta indispensável para nortear as ações de qualquer organização. O planejamento das ações empresariais parte primeiramente de uma análise dos pontos fortes e pontos fracos das empresas (fatores internos) e das oportunidades e ameaças para a organização (fatores externos). Frente a este contexto organizacional, o cliente é sem duvida o principal elemento, e pode ser tanto externo quanto interno, tendo suas aspirações e desejos.
Possuir uma visão de futuro se torna fundamental para as empresas serem competitivas. A competição não está baseada apenas no presente, ela deve ser vista como a competição pelo futuro, onde pode ser avaliada pela participação nas oportunidades e não apenas pela participação do mercado. Para tanto é preciso que a empresa esteja estruturada para os negócios, através de um sistema de informação capaz de suprir a demanda de seus gestores, proporcionando-os ferramentas eficazes na busca pela obtenção das metas (lucratividade) e seu maior objetivo e satisfação do cliente (fidelização).
Palavra Chave: competitividade; oportunidade; mercado.
- DESENVOLVIMENTO
- CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Empresa: Serviços de limpeza em geral.
Razão social: Andrade e Souza Serviços Ltda.
Nome fantasia: ProLimpeza.
Fundação: 24.09.2010.
Quadro de funcionários: 01 diretor, 01 chefe de RH, 01 assistente financeiro, 01 secretária, 03 encarregados de produto e logística e 10 assistentes de limpeza.
Missão: Desenvolver e realizar um trabalho com ética e profissionalismo na área de limpeza. Tendo a satisfação do cliente, uma das peças motivadoras em buscar a excelência em nossas atividades.
...