PREVISÃO DE VENDAS
Por: Milvinha • 17/8/2015 • Resenha • 536 Palavras (3 Páginas) • 638 Visualizações
PREVISÃO DE VENDAS
A previsão de vendas em uma organização é importante para que utilização das máquinas de maneira adequada e para que a reposição dos materiais seja feita no momento certo e na quantidade certa e para que todos os demais processos necessários ao processo possam ser programados de maneira adequada. Apesar da importância e utilidade das previsões para o planejamento das atividades, elas apresentam alguns erros em suas estimativas. Portanto, deve-se ser cuidadoso na coleta de dados e na escolha do modelo de previsão de vendas.
As previsões podem ser de curto, médio e longo prazo.
• Planejamento – Descrição das atividades necessárias para ir do ponto em que estamos até o objetivo definido.
•Predição – Processo utilizado para se determinar um acontecimento futuro baseando-se em dados subjetivos e sem um método de trabalho claro.
•Previsão – Método para determinar dados futuros utilizando modelos estatísticos, matemáticos e econométricos ou também modelos subjetivos com base em uma metodologia de trabalho clara e previamente definida.
SISTEMAS ERP
Os sistemas ERP ( Enterprise Resouse Planning), que em português significa Planejamento De Recursos Empresarias é um software desenvolvida para a aplicação empresarial de uma empresa fornecendo suporte a todos os processos operacionais, produtivos, administrativos e comerciais da empresa, realizando operações como compras, vendas, fluxo de caixa, controle de estoques e outros. Esses sistemas são capazes de suportar as necessidades de informação para todo empreendimento, pode- se dizer que o ERP é um sistema que possibilita um fluxo de informação único, contínuo e consistente, melhorando os processos de negócios com informações on-line e em tempo real, permitindo visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa.
A utilização de sistemas ERP, aperfeiçoa o fluxo de informações e facilita o acesso de dados operacionais, favorecendo a adoção de estruturas organizacionais mais enxutas e flexíveis. Essas informações tornam- se mais consistentes, possibilitando a tomada de decisões com base em dados que refletem a realidade da empresa. Um outro benefício é a adoção de melhores práticas nos negócios, apoiados pelas funcionalidades dos sistemas que resultam em ganhos de produtividade e em maior velocidade de resposta a organização.
O ERP, traz para as empresas algumas dificuldades ou desvantagens, pois sua utilização, por si só não forma uma empresa verdadeira integrada, devido aos altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício , além da dependência do pacote, excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência a mudança, podendo gerar desmotivação por parte dos funcionários.
A empresa tem algum sistema integrado de gestão empresarial?
Se a resposta for positiva:
1 – Qual o sistema utilizado e qual módulos abrange?
2 – O sistema é eficaz e de utilidade para a empresa?
3 – O sistema é utilizado em sua totalidade?
4 – Os funcionários são treinados e entendem de todos os processos?
Se a resposta for negativa:
1 – A empresa está preparada para receber a implantação do sistema?
2 – Há interesse da alta gerência nessa implantação?
3 – Quais módulos esse sistema deveria abranger?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/a-importancia-da-previsao-de-vendas/71375/. Acesso em 10 de novembro de 2013.
...