PROCESSOS ORGANIZACIONAIS
Por: Tauan Ferreira • 25/11/2017 • Trabalho acadêmico • 356 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Questões para analise do artigo “As empresas são grandes coleções de processos.”
- Porque o artigo trata as empresas como grandes coleções de processos? Justifiquem.
Pois, os trabalhos importantes realizados nas empresas fazem parte de alguns processos, que são um grupo de atividades realizadas numa sequência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor para um grupo específico de clientes e, em qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico; ou seja, os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes. Além disso, os processos empresariais são atividades coordenadas que envolvem pessoas, procedimentos e tecnologia, na verdade, os processos em geral, e em particular, de negócio representam uma nova abordagem à coordenação de atividades ao longo da empresa.
- O que o autor que dizer com “Todo o trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço oferecido por uma empresa sem um processo empresarial.” Expliquem qual o entendimento do grupo sobre a afirmação.
O autor quer dizer que não faz sentido existir um processo empresarial que não ofereça um produto ou um serviço.
- Estabeleçam a diferença entre processos fabris e processos não fabris. Procurem exemplos de um ou de outro no próprio artigo e outros de fora e que sejam do conhecimento do grupo.
Os processos fabris são fáceis de se observar, tanto nos períodos de bom funcionamento como na ocorrência de problemas. O desperdício e o retrabalho são claramente identificáveis, e o fluxo do material é tão importante que os equipamentos e equipes de trabalho são dispostos ao longo dele. Toda uma ciência de aperfei- çoamento dos processos industriais. Ex: Escritórios, produção, venda.
Os processos não fabris são processos administrativos existentes em cada setor da empresa não relacionado à atividade de fabricação, ou seja, não é relativo à atividade que transforma materiais em produtos. Ex: O processo de amadurecimento de uma pessoa, o processo de modernização da indústria bancária ou o processo de estruturação de uma rede de lojas ao longo de 25 anos, mão-de-obra direta.
...