PROJETO DE PESQUISA
Por: Marylang • 13/5/2017 • Projeto de pesquisa • 755 Palavras (4 Páginas) • 181 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Título do Artigo: “Conflitos: uma análise do comportamento organizacional”
Nome do Acadêmico: Jessica Dias da Silva Xavier
Curso: Pós-Graduação em Gestão Avançada de Pessoas
Polo: Lafaiete – Ribeirão Preto, SP.
Linha de Pesquisa: Linha 2: Gestão das estratégias do negócio
- JUSTIFICATIVA
Conflito é uma parte inseparável da vida das pessoas. É um dom perpétuo da vida, embora varia no poder sua realização. Alguns podem considerar o conflito como uma situação negativa que deve ser evitada a qualquer custo. Outros podem vê-lo como um fenômeno que exige gerenciamento. Ainda outros, podem considerar o conflito como uma oportunidade emocionante para o crescimento pessoal e assim tentar usá-lo para obter melhor vantagem. Onde quer que se possa cair nesta contínua variante de pontos de vista sobre o conflito, raramente se espera estar num estado de conflito contínuo como base para um bom emprego (MARTINELLI; ALMEIDA, 2012).
O conflito possui uma natureza penetrante e ambígua. A palavra conflito adquiriu inúmeros significados e conotações ao longo do tempo o tem gerado ambivalência considerável entre muitos dos estudiosos do tema. Os gestores e líderes também se mostram incertos sobre o seu real significado e relevância e como melhor lidar com isso no dia a dia das empresas, uma vez que pode-se considerar o conflito como sendo uma parte inseparável da vida das pessoas. Alguns indivíduos consideraram o conflito como uma situação negativa e que deve ser evitado a qualquer custo. Outros, podem vê-lo como um fenômeno que exige gerenciamento, sendo considerado como uma oportunidade para o crescimento pessoal e assim tentar usá-lo para obter vantagem. Independentemente dos pontos de vista sobre o
conflito, raramente se espera estar num estado de conflito contínuo como base para o comportamento organizacional (SOUZA Jr, 2014; ROBBINS, 2009).
Segundo Chiavenato (2012), a teoria do conflito é significativa para o papel do administrador, mas emana principalmente nas áreas como negócios, sociologia, psicologia, etc.
O conflito organizacional é um estado de discórdia causado pela percepção real ou oposição de necessidades, valores e interesses entre autoridade e poder formal entre os indivíduos e grupos afetados. Há disputas sobre como as receitas devem ser divididas, e quanto tempo e pessoas mais difíceis devem trabalhar. Existem desacordos jurisdicionais entre os sindicatos e a direção. Existem formas sutis de conflitos envolvendo rivalidades, ciúmes, conflitos de personalidade, definições de papéis e lutas por poder e a seu favor. Há também conflito dentro dos indivíduos - entre necessidades e exigências - às quais os indivíduos respondem de maneiras diferentes (SOUZA Jr, 2014; BERG, 2012). Uma vez que o conflito é aparentemente inevitável, é obviamente necessário que os gestores possam reconhecer a origem do conflito, ver o seu potencial construtivo e destrutivo
3. PERGUNTA DE PESQUISA
Como deve-se explorar uma construção que o líder possa escolher entre competir ou dominar mediante o conflito dentro de um contexto organizacional?
- HIPÓTESE(S)
Foram levantadas as seguintes hipóteses:
I – Conflito é bom e necessário, onde sugere-se que haja o conflito, pois ele pode estimular a pensar-se quando e como deve devidamente ser gerido. Conflitos, pensamentos e ações devem ser realizados, porque quando eles são habituais permitem um exame da necessidade de mudanças na gestão de pessoas da empresa.
...