PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO
Por: Adriele Candido • 15/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.489 Palavras (14 Páginas) • 1.607 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Daiane Monteiro Dias
José Magalhães Pereira Laryssa Nunes da Costa de Souza
Luesley da Silva Azevedo
Mariana Pereira Costa
Patricia Santos
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA: PIZZARIA FACE PIZZA
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL ADMINISTRAÇÃO
Daiane Monteiro Dias – RGM 18470033
José Magalhães Pereira – RGM 18083331 Laryssa Nunes da Costa de Souza – RGM 18373666
Luesley da Silva Azevedo – RGM 18395198
Mariana Pereira Costa– RGM 17423155
Patricia Reginaldo dos Santos– RGM 18253024
PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE COMPETITIVO EMPRESA: PIZZARIA FACE PIZZA
Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar - ambiente competitivo - 2018, sob a orientação do Professor Tutor Jean Cavaleiro.
Sumário
1. RESUMO 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. CENÁRIO I 4
3.2 FLEXIBILIDADE 5
3.3 VARIEDADE/QUALIDADE 5
4. CENÁRIO II 6
5. CENARIO III 7
6. CENÁRIO VI 9
6.1 PÚBLICO-ALVO 9
7. ANALISE DE SWOT DA FACE PIZZA 11
7.1AMBIENTE INTERNO 12
7.2 AMBIENTE EXTERNO 12
8. CONCLUSAO ( Preciso finalizar) 14
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 26
RESUMO
Este trabalho acadêmico baseia-se em uma análise do ambiente competitivo relacionando teorias administrativas e práticas organizacionais da empresa. A empresa Pizzaria Face Pizza foi escolhida por se destacar em sua inovação e qualidade em tecnologia, possuindo estratégias que buscam ampliar constantemente seu compromisso com a qualidade e acessibilidade. De acordo com a pesquisa realizada, o projeto contém informações sobre os principais planejamento estratégico, previsão de vendas e orçamento.
Palavras – chave: Praticas organizacionais e estratégias.
INTRODUÇÃO
O Senhor George decidiu abrir sua própria pizzaria, a face pizza começou bem porem surgiu a concorrência e o cenário mudou, então a empresa se viu ameaçada por preços mais baixos, cardápios variados e é neste cenário que iniciamos o nosso estudo de caso; Como entender essa concorrência? Como agir? Quais os mecanismos administrativos devem ser utilizados?
No decorrer deste trabalho iremos apontar as respostas, aliando teoria e pratica administrativa.
CENÁRIO I
A empresa Face Pizza, de propriedade do Sr. George, foi fundada com base nos conhecimentos de sua mãe, que possuía uma prática excepcional na produção de pizzas “caseiras”.
“Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta em porta a fim de chamar a atenção para seu produto.” (KOTLER, 2000, p. 25) Este tipo de estrutura, geralmente é de pequena dimensão organizacional, o que facilita a mão de obra e a coordenação. Geralmente não tem uma direção estratégica, seu objetivo maior é suprir a necessidade financeira. Representa 90% dos negócios no Brasil. A falta de planejamento acarreta sérias consequências para a empresa, sem ele, dificilmente serão definidas ações alinhadas com objetivos a longo prazo, sem planejamento o Sr., George, não teve uma análise profunda do ramo de mercado que atua, o que lhe ocasionou várias dificuldades.
Sua base de apoio consistiu-se basicamente na opinião de todos que frequentavam a casa de sua mãe, pois sempre elogiavam demasiadamente a qualidade das pizzas, porém o proprietário não contou com as possíveis concorrências no mercado, o que é uma das consequências negativas da ausência de direção estratégica.
Segundo Drucker, estratégia é a análise da situação presente e a sua mudança, se necessário. Ele também afirmou: definir o propósito e a missão do negócio é difícil, doloroso e arriscado, mas só assim a empresa estabelece objetivos, desenvolve estratégias, concentra recursos e parte para a ação. Só dessa maneira ela pode ser gerenciada tendo o desempenho como foco. Peter Drucker.
A empresa face Pizza tem como desafio investir em sua profissionalização para elaborar estratégias que permitam com que a empresa prospere e reaja em momentos de crise, desenvolva mais habilidades e capacite-se mais rapidamente para o ambiente competitivo que as empresas enfrentam nos dias atuais.
- QUALIDADE/PREÇO
O empreendedor usou como indicador de qualidade os conhecimento de sua mãe, contando com a lealdade de relacionamento de longo prazo e com a satisfação dos clientes estabeleceu uma “relação rotineira”. Fixou o preço que queria, pois não contava com a concorrência.
...