PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO
Por: nattylovesouza • 4/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.270 Palavras (6 Páginas) • 6.912 Visualizações
PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO
Empresa Face Pizza, Concorrência de Mercado
Trabalho apresentado a Universidade Cruzeiro do Sul, como parte das exigências para a obtenção da nota na Disciplina Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo, no curso de Administração de empresas.
Orientador: Profª Wania Rosymaria Simões
São Paulo
2017
Resumo
O presente trabalho, procura mostrar as fases que a empresa do Sr. George está passando, onde a mesma era apenas uma empresa familiar e depois se tornou uma empresa de médio porte.
O objetivo do trabalho é mostrar os vários cenários que a pizzaria está enfrentando, onde ela passa por alguns contratempos, mais sempre está em busca de novas soluções (novas tecnologias, fornecedores, variedades), para que a sua pizzaria não entre em um declínio e acabe falindo.
Com a abordagem do ambiente competitivo, vemos que o gestor além de ter habilidade ,dedicação , conhecimento , competência , o mesmo deve ter um senso crítico do seu negócio, uma visão ampliada e ser um tomador de decisões para que o seu negócio seja o mais eficaz e ele consiga ter um bom retorno financeiro .
SUMÁRIO
1 Introdução
Iremos analisar a trajetória de uma empresa, deis do seu início e toda a sua trajetória (sem concorrência e com o passar do tempo, tendo que aprender a lidar com um ambiente competitivo), onde ela enfrentará um crescimento da concorrência e terá que buscar formas para supera-las sem que isso afete seu retorno financeiro.
Em todo esse processo, podemos analisar que através do ambiente competitivo o gestor deve entender que o mercado não está estagnado e se não for feita novas mudanças podemos perder uma posição estável e por esse motivo temos que seguir pontos chaves (visionário, habilidoso, dedicado, aberto a novos conhecimentos), para sermos uma empresa eficaz.
Teremos que entender fatores de produções, estratégicos, desenvolvimentos de mercado, de pessoas e mercado financeiro. E dessa forma, poderemos estar em um patamar igualitário das outras empresas e caso ocorra novas mudanças, poderemos buscar novas soluções.
- CENÁRIO 1
2.1 O que a empresa representa para os clientes?
Podemos observar que a pizzaria do Sr. George se tornou um atrativo muito vantajoso, pois era um produto diferenciado e de grande qualidade, além disso, na região não haviam pizzarias próximas.
Com a abertura da nova pizzaria, não seria mais preciso que os clientes se descolocassem por mais de 20 km para poder comprar uma pizza e teriam a garantia de consumir, a melhor pizza do bairro e com qualidade garantida.
2.2 O que a empresa oferecia como atrativo principal?
A Pizzaria do Sr. George vinha demonstrando qualidade de pizza caseira desde antes de ser aberta, pois já tinha conquistado todos os vizinhos da região com a receita caseira da Mama, depois que a mesma foi aberta, a qualidade da pizza continuou com a mesma e a fidelização dos clientes não poderia ser diferente.
A distância também foi um atrativo que podemos observar, pois iria facilitar o deslocamento dos clientes para ter um atendimento mais eficaz.
2.3 Qual era a vantagem competitiva?
O Sr. George apresentava grande vantagem em sua pizzaria, pois a mesma não havia concorrentes próximos, a pizza já tinha reconhecimento de mercado, facilidade de deslocamento dos clientes e o poder de colocar o preço que ele queria nas pizzas e desta forma ele teria mais lucros com o seu produto.
2.4 Qual era o fator decisivo na compra?
O fator decisivo para compra do cliente, era a qualidade das pizzas passada pela Mama do Sr. George, onde ele tinha a melhor receita e a pizza era considerada a melhor da região, além da facilidade de deslocamento dos clientes.
3 CENÁRIO 2
3.1 O que a empresa representa para os clientes?
Com a abertura dos 2 novos estabelecimentos, os clientes pararam de ir em busca de qualidade e começaram analisar mais o preço e a variedade de pizzas, deixando a pizzaria do Sr. George em um declínio abaixo do esperado (sem lucro) , mostrando que a qualidade não tinha mais importância e sim a variedade e o preço.
3.2 O que a empresa oferecia como atrativo principal?
Com o surgimento das duas novas empresas, o Sr. George perdeu a atratividade para os clientes, pois ele não tinha variedade de produtos e mesmo tentando igualar o preço com umas das pizzarias ele não conseguiu que os clientes voltassem, pois não criou novas variedades, tornando-o ineficaz para os clientes.
E ao tentar se igualar com a pizzaria que tinha o menor preço, ele acabou não tendo o retorno financeiro do valor investido, pois ele tinha uma despesa alta para manter a qualidade das pizzas.
3.2 Qual era a vantagem competitiva?
Nesse momento que o Sr. George está passando, ele não apresentava vantagens competitivas, pois como mencionado anteriormente, ele não tinha variedades e preços mais baixos para atrair os clientes.
3.4 Qual era o fator decisivo na compra?
Os clientes estavam analisando o preço, variedade como fator decisivo para a compra.
4 CENÁRIO 3
4.1 O que a empresa representa para os clientes?
Com as novas mudanças que surgiram, a empresa se tornou novamente um ponto positivo para os clientes, pois no momento eles estão tendo maior agilidade de atendimento, entregas domiciliares, maior agilidade no preparo das pizzas, sem perder a qualidade oferecida anteriormente.
4.2 O que a empresa oferecia como atrativo principal?
O atrativo que ela apresentava é a entrega domiciliar em 10 min, atendimento telefônico , variedades de pizzas, agilidade no preparo e não deixando de lado a qualidade.
...