PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
Por: kauamarcelle • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.737 Palavras (11 Páginas) • 232 Visualizações
Pma parcial
- Enviado por Perninha2013
- 10/06/2013
- 2925 Palavras
PÁGINA
12
DE 12
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
RECURSOS HUMANOS
3º SEMESTRE
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM I
PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE
PROFESSOR-TUTOR EAD Carlos Frazão
Taguatinga/DF
2013
Alda Tayrine Lima RA 5560124310
Marcus Campos RA 5319988867
Naâmati Teles RA 5399933228
Yrany Ferreira da Silva RA 5385987332
PROJETO VOLTADO PARA A IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM UMA EMPRESA PRIVADA, DEMONSTRANDO SUA APLICABILIDADE
Projeto Multidisciplinar de Autoaprendizagem I apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina, do Curso de Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, Polo Facnet, sob a orientação do(a) Professor-Tutor a Distância Carlos Frazão.
Taguatinga/DF
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................................................04
2. CONTEÚDO DO RELATORIO PARCIA......................................................................05
2.1 Empresa.........................................................................................................................05
2.2 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA EMPRESA....................................07
2.3 SUGESTÃO PARA MELHORAR PONTOS NEGATIVOS...................................07
2.4 Plano de Benefícios.......................................................................................................10
2.5 OS BENEFÍCIOS DO PLANO DE BENEFÍCIOS...................................................10
3.CONSIDERAÇÕESFINAIS..............................................................................................12
4.REFERÊNCIAS...................................................................................................................13
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi desenvolvido na empresa TV Record na cidade de Brasília-DF, estado do Distrito Federal. Temos como objetivo analisar a administração da empresa observando os pontos positivos e negativos das áreas de administração. Em relação a Gestão de Pessoas é um setor que depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização adotada, nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica. A também investimento e aprimoramento no que diz respeito as Técnicas Administrativas. No Recrutamento e Seleção de Pessoas, há cada vez mais uma preocupação em buscar talentos, profissionais qualificados e dispostos a vestir a camisa da empresa. Em se tratando de Saúde e Segurança no Trabalho, também há uma preocupação tendo em vista as consequências de acidentes relacionados ao ambiente de trabalho, pensando assim empresas investir mais em segurança, a Segurança do Trabalho é parte essencial de Recursos Humanos, influencia em aspectos como.motivação,.produtividade. Cada área da empresas é responsável pelas condições existentes no trabalho, e devem desenvolver nos funcionários a consciência da importância de uma alteração no seu estilo de vida, buscando dessa forma um equilíbrio físico e mental, alcançando, dessa maneira, a qualidade de vida no trabalho.
“Uma vantagem competitiva sustentável ocorre quando uma empresa implementa uma estratégia decriação de valor que não esteja implementada simultaneamente pelos concorrentes de forma real ou potencial, e quando outra organização é incapaz de copiar os benefícios dessa vantagem”
(MILKOVICH e BOUDREAU, 2000, p.136).
2. CONTEÚDO DO RELÁTORIO PARCIAL
2.1 Empresa
Empresa: : Record Brasília
Razão Social: Radio e Televisão Capital ltda.
CNPJ: 02.579.308/0001-69
Ramo: TELEJORNALISMO
Porte: Grande
Endereço: SRTVS Quadra 701 – Ed. Record CEP: 70.340-910
VISÃO: Ser reconhecido como referência em qualidade e audiência.
Missão: Oferecer serviços buscando a satisfação de seus clientes e telespectadores, respeitando os valores culturais.
Valores: Ética , compromisso e liberdade de expressão.
A TV Capital, atual Record Brasília, começou sua história em 1992 mas bem antes disso a Record já investia em uma filiada na capital federal. O canal 8, antes chamado de TV Alvorada, fazia parte do grupo TV Rio e fazia parte da Rede de Emissoras Independentes. Na década de 70, a TV Rio vendeu a TV Alvorada para a Rádio Capital de Brasília. Foi então que a TV Alvorada adotou o nome de TV Capital.
No início de 1991, a Record São Paulo iniciou as negociações para adquirir a TV Capital que, na época, funcionava em um dos boxes da torre destinada aos transmissores das TVs de Brasília. Depois da aquisição, a TV Capital se tornou conhecida como Record Brasília. Em 1997, a Rede Record adquiriu uma sede própria e definitiva, no Setor de Rádio e TV Sul. O ano de 2006 foi o ano da consolidação da empresa. Foram feitos investimentos na programação, contratação de profissionais e aquisição de equipamentoscom tecnologia de ponta. A Record diversificou sua programação nacional e consolidou produções de teledramaturgia, linha de show, esporte, jornalismo, filmes e entretenimento.
As estratégias comerciais e de marketing também mudaram. Ao invés de “pacotes promocionais” oferecendo várias inserções, a Record começou a fazer um trabalho técnico e dirigido com o objetivo de valorizar os espaços e fazer vendas mais qualificadas. Neste mesmo ano, alcançou o segundo lugar em audiência no horário nobre, faixa-horária onde se concentram mais de 80% de investimento publicitário.
Em 2007, com a nova programação local, a Record Brasília se destacou com o crescimento de audiência entre as emissoras da Rede. A cultura interna mudou, ao aproximar todos os departamentos em torno de um único objetivo: a liderança. Todas as estratégias e metas eram discutidas e, quando alcançadas eram muito comemoradas por todos. A empresa então criou o departamento de marketing. Foram feitas campanhas publicitária, ações de relacionamento com os clientes, e o jornalismo foi um grande aliado no acompanhamento das ações de merchandising, cobertura e organização de eventos, como os Jogos de Verão e de Inverno, a Corrida de Reis e a Corrida do Coração. Depois da reformulação das redações de vários estados, em 2008, chegou a vez da Record Brasília. A empresa passou por um processo de modernização. Foram dois meses de obras, mais de 50 técnicos envolvidos e R$ 7 milhões investidos em novos equipamentos digitais para o jornalismo, estúdios e Master.
Foi criado o newsroom com cinco cenários fixos que são utilizados, atualmente, pela Record News e pelo jornalismo local. Outros investimentossignificativos foram: a aquisição de caminhões up link para transmissões ao vivo, equipamentos de edição e arquivo de última geração, além das modernizações nas áreas de operações e produção. O projeto de ampliação aumentou a cobertura para todo o Centro-Oeste.
A TV Record Brasília é a emissora que mais dedica tempo na programação aos assuntos ligados ao Distrito Federal e entorno.
Hoje, é a 28º maior emissora de TV comercial do mundo. Brasileiras, só a Rede Record e Rede Globo aparecem no ranking. Registrada sob CNPJ nº 60.628.369/0001-75
Matriz em São Paulo, endereço, Rua Várzea, 240 Rádio e TV Record; Cidade: São Paulo; Estado: SP, filial pesquisada Brasília endereço: A Rede Record possui 13 emissoras próprias e 96 afiliadas totalizando 109 emissoras de âmbito internacional.
2.2 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA EMPRESA
Aspectos Positivos
. Instituir cursos de formação para profissionais.;
. Meio de comunicação que abrange todas as classes sociais;
. Incentiva e investir nos funcionários;
. Tecnologia televisiva avançada;
. Investimento em reformas e adaptações na empresa;
. Cursos de aperfeiçoamento gratuito;.
. Uso do endomarketing valorização do colaborador interno.
. Ser uma empresa Ltda exercício da atividade empresarial gerida por uma só pessoa..
Aspectos Negativos
. Não tem Plano de Cargos e Salários;
. Baias de local de trabalho, pequenas;
. Recrutamento de pessoal externo com um único processo de seleção (entrevista).
. Local da recepção pequeno (onde se recebe o público externo e denúncias).
. Uma das limitações da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - EIRELI é o fato da pessoa natural que aconstituir somente pode figurar em uma única empresa dessa modalidade
2.3 SUGESTÃO PARA MELHORAR PONTOS NEGATIVOS
. Plano de Cargos e Salários
As empresas despontam para a valorização do capital humano, muitas iniciativas são desenvolvidas para reter os talentos corporativos e fazer com que esses não migrem para a concorrência. Dentro desse contexto, há organizações que investem, por exemplo, em programas voltados para a área de cargos, carreira e remuneração, numa tentativa de tornar os salários dos colaboradores mais condizentes com suas responsabilidades e desempenhos. Diante desse fato sugerimos que a implementação de Plano de cargos e salários é importânntissima na valorização do funcionário.
Uma das grandes preocupações dos líderes de hoje é como atrair, reter e motivar os seus talentos. Hoje a atração é algo alcançável dentro das organizações, mas a retenção e principalmente a motivação é muito mais difícil.
. Baias de Trabalho
Dividindo espaços dinâmicos e funcionais em áreas de atendimento e concentração, tendo em vista a importância de cada um, com melhor aproveitamento. As empresas utilizam as famosas baias de trabalho, com o objetivo de fazer com que maior números de funcionário desenvolvam seus trabalhos em um único ambiente. Mas os administradores devem também pensar em utilizar baias de trabalho confortável já existente no mercado, que dê ao colaborador espaço suficiente para uma boa condição de desenvolvimento de seus afazeres. Fazer do ambiente um local de prazer e satisfação, pensado também no bem estar de sua saúde.Valorizar o fator humano, pois organização é ergooimia andam juntos.
. Recrutamento e seleçãode Pessoas
No decorrer de Recrutamento e Seleção de Pessoas, percebe-se que o recrutamento e seleção de pessoal são essenciais e que os procedimentos precisam ser utilizados de maneira correta para uma excelência em busca de captação de talentos.
Muitas são as etapas num processo de seleção. Achar um profissional que atenda às exigências de uma empresa, não é uma tarefa fácil. O setor de Recursos Humanos têm que observar a realidade e ser mais exigente no processo de seleção. O processo de seleção há várias etapas, dentre elas dinâmicas de grupo muito usadas pelas empresas e outras que sugerimos logo abaixo:.
1º Que a empresa aplique um processo de triagem com a finalidade de um primeiro contato com o candidato e também com analise do currículo apresentado para a verificação da adequação a vaga proposta e se o currículo possui os requisitos básicos para a seleção;
2º. Em seguida realizar testes para a verificação de conhecimentos com avaliação do desempenho e desenvoltura de comunicação, usando dinâmicas e também devem se aplicar testes psicológicos para avaliar o comportamento do candidato e a possibilidade de como seria a interação de candidato ao ambiente de trabalho e também ao cargo que pretende adquirir;
3º. Na referencia do candidato as empresa busca referencias com família, amigos e empregadores anteriores sobre o candidato para saber de aspectos positivos se não há nada que desabone ou condutas dos candidatos livrando a empresa de futuras situações incômodas para toda a organização.
4º. Já na entrevista de seleção realizada pela área de recursos humanos tende a observar se o candidato possui as qualificações e quais suaspretensões inerentes ao cargo que disputa a vaga, nesta etapa se restringe em selecionar apenas aquele que se aproximam ao máximo do cargo proposto geralmente se faz esta entrevista de dois a três candidatos;
4.1º. Na entrevista técnica é tipo de teste para a averiguação dos conhecimentos que realmente estão relatados nos currículos se confirma nesta entrevista e também numa sucinta profundidade de verificação pondo a oportunidade de a empresa conhecer melhor o candidato, e também da empresa apresentar suas diretrizes e cultura; e finalmente escolher o candidato.
2.4 PLANO DE BENEFÍCIOS
Os benefícios que trazem qualidade de vida na empresa são muitos dentre eles se destacam-se nos seguintes aspectos:
Saúde: Planos de saúde englobando tratamento odontológico, com cobertura também para agregados e aposentados, auxílio doença, cobertura para tratamentos de dependências química (droga/alcoolismo), homeopatia, infertilidade, terapia, acupuntura, cobertura para aparelhos ortodônticos, fonoaudiólogos, auxílio para aquisição de óculos e lentes de contato, desconto na compra de medicamentos e entrega no local de trabalho, programas de alongamento e relaxamento para atendentes, ginástica laboral durante o expediente, academia.
Alimentação: tíquete, vale-supermercado, refeições coletivas.
Educação e Desenvolvimento: seguro educação, bolsas de estudo, cursos de idiomas, reembolso para cursos de graduação, pós graduação e MBA, grande oferta de treinamento, inclusive à distância (via CD-ROM), oportunidades de estágio e carreira em outras unidades do grupo e no exterior, palestras variadas: planejamento familiar, orçamento doméstico, segurança notrabalho, apoio pré-aposentadoria, etc.
Carreira: política de promoção com base em avaliação de desempenho para todos os funcionários, prioridade ao recrutamento interno, aconselhamento de carreira, grandes oportunidades de carreira para mulheres, programas de trainees.
Formas de Remuneração e Auxílios: remuneração por competências e habilidade, remuneração variável, participação nos lucros e resultados (salários extras), 14o salário, programa de reconhecimento, previdência privada, seguro de vida, adicional por tempo de casa, concessão de opção de ações para todos os funcionários (stock options), ajuda no aluguel (em caso de transferência), empréstimo para aquisição de casa própria, auxílio para pais de filhos excepcionais, auxílio para compra de material escolar e assistência jurídica.
Integração e lazer: Incentivo a participação dos funcionários em projetos filantrópicos, associação em clubes, área de lazer na empresa com sala de jogos, leitura e ginástica, atividades de recreação para os filhos de funcionários, promoção de festas.
Outras práticas: Berçário, creche, sala de aleitamento para mães, biblioteca e outros serviços dentro da empresa como salão de beleza.
2.5 OS BENEFÍCIOS DO PLANO DE BENEFÍCIOS APÓS IMPLANTAÇÃO NA EMPRESA
Podemos descrever que a Qualidade de Vida no Trabalho como um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como ideia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.
Os benefícios concedidos pela empresa faz parte da estratégia de RH, visto que o salárioisoladamente não é um fator de motivação. Além do mais, com os encargos que sofrem os salários, os benefícios surgiram como uma válvula de escape para as empresas manterem suas despesas com pessoal equilibradas. Os benefícios oferecidos, tornaram-se um fator de extrema importância para atrair e manter talentos, além de motivar os funcionários e promover qualidade de vida, principalmente, quando a concessão é atrelada ao alcance de metas de produção e qualidade.Os benefícios agregam valor as organizações, pois os resultados desta prática são visíveis e mensuráveis: o turnover e o absenteísmo tornam-se quase invisíveis e, o mais importante, o nível de comprometimento é altíssimo. Muito além disso, o custo pode e deve ser dividido com os colaboradores.
Um modelo que recentemente vem sendo adotados por organizações de países desenvolvidos são os benefícios flexíveis.O método de benefícios flexíveis foi adotado, inicialmente, na década de 70, por empresas norte-americanas, e hoje é bastante utilizado por empresas brasileiras. Os benefícios flexíveis são aqueles que os empregados têm opção de escolher entre os benefícios disponíveis aqueles que acham mais interessantes. Esse modelo pressupõe uma empresa transparente, empregados responsáveis e uma relação aberta entre as partes de forma a possibilitar análises e discussões sobre a relação custo-benefício de ambos. O estudo de viabilidade, o desenho, a comunicação, ou seja, a implementação das diversas fases do projeto, além da administração contínua do programa, são apenas o início de um processo revolucionário que tende a mudar a abordagem de gerenciamento de curto para longo prazo, alterando também a forma deofertar os benefícios, em que a empresa deixa de ser uma provedora e passa a funcionar como uma facilitadora dos diversos benefícios à disposição de seus colaboradores. Os benefícios flexíveis vêm sendo reconhecidos atualmente como ferramentas eficazes de gerenciamento de benefícios, numa realidade de sucessivos aumentos de custos, aliada à falta de valorização por parte dos colaboradores. Os motivos para a flexibilização dos benefícios são a melhoria da qualidade e redução dos custos dos benefícios, novo relacionamento entre a empresa e o empregado, alinhamento dos benefícios às estratégias de RH, suporte às mudanças culturais e maximização do valor percebido dos benefícios. Essa nova prática permite que as empresas façam o possível, cada qual à sua maneira, para adequar os benefícios às necessidades dos funcionários. Nem sempre o pacote convencional de benefícios que a empresa oferece é adequado ao funcionário, daí a característica mais positiva dos benefícios flexíveis.
“A concessão dos benefícios vem modificando ao longo dos anos. Um dos fatores que vem agregando valor é a forma de como o empregado recebe esses benefícios”
Chiavenato (2003)
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que a empresa para ter sucesso tem que ter uma boa gestão, motivar o trabalhador, criando um ambiente de participação, de integração com superiores, com colegas de trabalho, partindo do princípio que se tem de visar o bom andamento da empresa observando pontos negativos e buscar a melhoria para obter a excelência dos serviços. A compreensão das necessidades dos empregados é importante para umclima de bom estar na empresa, a gerência ou o líder mais próximo tem a responsabilidade de criar um ambiente onde as pessoas possam se sentir bem. Elas também precisam saber o que a administração espera que eles produzam e de que maneira. É preciso estar sempre demonstrando que as pessoas têm um papel importante na organização e que outras pessoas contam com elas. Ser consciente de que o trabalho é vital para o ser humano, torná-lo mais participativo, utilizando potencialidades e talentos, dar-lhes condições de trabalho adequadas, resultará no aumento da saúde mental e física dos trabalhadores. Assim, um programa de Qualidade de Vida no Trabalho, deve atingir todos os níveis, direcionando esforços para a canalização da energia disponível para o comprometimento do desempenho. Tivemos um pouco de dificuldade em colher r dados mas apurado da empresa, mas que nos foi solicita no que pode nos ajudar.
4. REFERÊNCIAS:
LIVRO PLT- Autor Idalberto chiavenato – Gestão de Pessoa 2 edição Editora Elsevier Ltda - 2005.
LIVRO PLT Autora Walnice Almeida – Captação e Seleção de Talentos Editora Atlas S.a -2009
http://www.aems.com.br/conexao/edicaoatual/Sumario/downloads/2012/humanas/empresas.pdf
http://www.rh.com.br/Portal/Recrutamento_Selecao/Entrevista/1209/selecao--um-processo-de-muitas-etapas.html
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/planos-de-cargos-carreira-e-remuneracao-nas-empresas-privadas-aumenta-volume-de-vendas/56245/
http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/aspectos-positivos-e-negativos-da-empresa-individual-de-responsabilidade-limitada-eireli-e--
http://www.rhcentral.com.br/howto/howto.asp?interesse=4&cod_howto=560
...