TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PUBLICIDADE

Por:   •  10/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.562 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

3.   O Começo da Novidade

Antes de começar a explicar a mídia como plataforma de anúncios, deve-se entender os princípios da Publicidade e da Propaganda, e onde os veículos de mídia interferem na sua veiculação. Publicidade e Propaganda são conceitos que só se diferenciam na teoria, já que na prática funcionam da mesma maneira. Propaganda é a forma de divulgação de conceitos e princípios. Publicidade refere-se a mesma divulgação, porém agindo com o subconsciente do público e atraindo o mesmo a efetiva compra do produto ou marca divulgada.

Todas as formas de linguagem se combinam para a comunicação, ou para a mensagem publicitária, seja ela de venda ou não. A cor, o desenho, a palavra, a música, o som, a foto; desses elementos os veículos se aproveitam, cada qual com sua técnica e forma de expressão. Portal São Francisco (2012).

A TV foi criada para ligar a imagem ao som em um veiculo só, algo que não existia na época. Houve muita pesquisa muita criação de vários cientistas diferentes para que chegasse ao primeiro modelo que foi lançado na Inglaterra em 1920 com transmissões experimentais e anos depois ficou marcado por passar as primeiras imagens e sons da televisão. Os primeiros modelos de televisão se pareciam muito com rádios, pelo fato que a sua tela era muito pequena, em torno de cinco polegadas, e sua resolução era muito baixa, em torno de 60 linhas e em preto e branco, enquanto hoje as transmissões já atingem 1080 linhas totalmente coloridas. No mundo a TV colorida surgiu nos EUA em 1954. Na imagem a baixo mostra a evolução da qualidade de imagem da TV.

               [pic 1]      Imagem 1: Evolução da nitidez da televisão  Fonte: Portal Tecmundo

Um fator que ajudou bastante na evolução da TV foi a criação do controle remoto. Com ele o consumidor não precisava sair do seu lugar para mudar de emissora, trazendo um conforto maior para eles. E essa invenção ajudou também na evolução das emissoras, que tiveram que renovar seus conceitos e melhorar suas programações para algo que prendesse o telespectador, já que com um controle as mãos ele poderia mudar de canal com mais facilidade.

O simples ato de ir mudar de canal no aparelho de televisão inviabiliza uma participação do receptor tão rápida quanto a própria troca de imagens na tela. Ou seja, o telecomando, por tornar sensivelmente facilitado esse trabalho, faz com que o telespectador possa inserir-se nessa dinâmica. (MARCONDES, 1998, p.19)

3. A novidade em solo brasileiro

Em 1950, Assis Chateaubriand, trouxe para o Brasil a televisão, e fundou a primeira emissora de TV, a TV Tupi. Desde então a televisão ganhou grande espaço na sociedade, já que nunca havia sido visto imagem e som transmitidos ao mesmo tempo, e se tornou um objeto desejado. Com essa ascensão da TV, ela ganha espaço no mundo da comunicação e serviu e ainda serve como principal plataforma de divulgação de anúncios e propagandas. Ao longo dos anos a televisão foi passando por muitas transformações e a muitos tempo ela deixou de ser apenas um veiculo para passar novelas, jornais e etc.

De inicio os primeiros aparelhos de TV do Brasil foram todos trazidos por Assis Chateaubriand. Ele distribuiu duzentos aparelhos pela cidade para transmissão do primeiro programa “TV na Taba”

Em 20 de janeiro de 1951 instalou-se a segunda emissora brasileira, a TV Tupi do Rio de Janeiro, Canal 6, com transmissor no alto do pão de Açúcar. No final do ano seguinte já se encontrava em funcionamento também a TV Paulista, em São Paulo, então operando o Canal 5, que só viria ser da Globo muito depois, a partir de 1966. Ainda em São Paulo, começou a operar em 27 de setembro de 1953 a TV Record, Canal 7. Seguiu-se a TV Rio, em 1955, na então Capital Federal. Em 1960, surgiria a primeira TV de Belo Horizonte: a TV Itacolomi.  (COSTELLA, 2001, p.200)

 Rio de janeiro e São Paulo já eram donos de sete mil exemplares. Em 1951 foi ao ar a primeira telenovela no Brasil, “Sua vida me pertence”, através da TV Tupi. Em 1956 a TV já era febre, atingindo a marca de um milhão de telespectadores, e no mesmo ano o mercado publicitário começou a investir nesse veiculo devido ao grande sucesso que ele se transformou. A renda arrecadada pelas emissoras de TV ajudou no desenvolvimento e impulsionou a criação de outras pelo fato que nesse ano se somasse o arrecadamento de todas as treze emissoras de rádio no país, não ultrapassava ao das três emissoras de TV da época. A continuação das telenovelas e a criação de programas de auditório contribuíram para que a TV se tornasse um Fenômeno. A seguir uma tabela que mostra ate a década de 90, que irei chegar, a porcentagem do investimento publicitário nos meios de comunicações, e claramente mostra a TV na sua grande evolução em tão pouco tempo comparando aos outros.

Tabela 1 – Distribuição dos investimentos publicitários realizados em mídia de 1950 a 1990

Meio

1950

1960

1970

     1980

1990

Jornal

38,0%

18,1%

21,0%

16,2%

25,6%

Rádio

26,0%

23,6%

13,2%

8,1%

4,8%

Televisão

0%

24,7%

39,6%

57,8%

57,3%

Revista

10,0%

27,1%

21,9%

14,0%

9,6%

Exterior

9,0%

6,4%

3,8%

3,3%

2,7%

Fonte: Elaboração própria, a partir de Leite (1950), Ortriwano (1960 a 1980) e Meio & Mensagem (1990).

 

Basicamente a TV no Brasil passou por duas fases. A primeira da criação, chegada, inovação e novidade que ela trazia para todos. Em seguida, já mais recente com suas inovações de qualidade, melhoras, modernização e conforto transmitido por ela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (56.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com