Plano de Negócio
Por: najaraamadeu • 11/6/2015 • Projeto de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
REDE GONZAGA DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE REGES DE RIBEIRÃO PRETO
PROSPECÇÃO DE PROPOSTAS PARA
CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
Alexandre Batista Borges
Najara Brito Amadeu
Thiago Elias Proença da Silva
NOME DO(A) AVALIADOR(A): _________________________________________
___________________________________________________________________
Ribeirão Preto/SP
2012
PROSPECTANDO OPORTUNIDADES PARA CRIAÇÃO DE NEGÓCIOS
FILTRO 1
Muito obrigado(a) por fazer parte do grupo de “padrinhos/madrinhas” que está colaborando com a qualidade da prospecção de oportunidades para criação de negócios.
Foi-nos solicitado apresentar 3 propostas de negócios. Assim, partimos da seguinte metodologia para a estruturação das propostas que seguem:
- Identificamos necessidades de pessoas/empresas;
- Identificamos recursos (mão de obra, lugares, investimentos etc) exigidos para a criação das propostas criadas/apresentadas;
A partir dessas identificações, foi necessário explicar de forma geral cada proposta e justificar que as mesmas atenderão às necessidades identificadas e que há a disponibilidade de recursos exigidos para a criação dessas propostas.
A sua contribuição em relação a esse nosso trabalho de prospecção dar-se-á de duas formas:
- Avaliando as propostas a partir dos critérios definidos junto à apresentação de cada uma delas nos textos que seguem;
- Após avaliar cada proposta, solicita-se que, partindo-se da hipótese de haver a disponibilidade de recursos financeiros para investir nas 3 propostas apresentadas, busca-se de V. Sa. a orientação para distribuir os 100% desses recursos da seguinte forma:
- 55% desse investimento deve ser direcionado para a idéia que, na sua opinião, possui a MAIOR chance de sucesso;
- 30% desse investimento deve ser direcionado para a idéia que, na sua opinião, possui uma MÉDIA chance de sucesso;
- 15% desse investimento deve ser direcionado para a idéia que, na sua opinião, possui a MENOR chance de sucesso.
A seguir são demonstradas, sinteticamente, as idéias propostas com as respectivas explicações e justificativas de seus idealizadores para a sua avaliação.
PROPOSTA 1 – COLEIRA PERSONALIZADA COM RASTREADOR
A presente proposta é a da criação de uma fabrica de coleiras personalizadas para animais. A coleira conterá todos os dados do animal e de seu proprietário gravado (nome do animal, nome do proprietário, endereço residencial, telefones para contato, etc.), além de decorativos personalizados conforme pedido dos consumidores. O maior diferencial será o opcional de coleiras com sistema de rastreamento similar ao GPS encontrado hoje em até em celulares. A coleira contara com um sistema de autogestão, onde o proprietario do animal rastreia pela Internet a localização de seu animal através de uma chip-GPS localizado na coleira. A empresa produzirá e comercializará o produto para Pet Shops, que intermediará o contato com o consumidor final para manutenção e pedidos personalizados.
O mercado de animais e Pet Shop cresceu constantemente nos últimos anos, registrando um aumento de 5% no ano de 2011. Segundo os dados divulgados pelo Sebrae o Brasil é o segundo maior mercado de pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, os gastos médio com os animais tem uma media nacional de R$ 350,00 mensais. Segundo os dados divulgados pela Anfalpet (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação) o Brasil esta no caminho de se tornar o segundo maior exportador de artigos do segmento
O numero de movimentos contra o abandono e maltrato aos animais, e o numero de famílias que tem agregado animais em suas residências também aumentaram de forma significativa. Tornou-se comum encontrar produtos específicos para animais, veterinários, até hotéis e salões de beleza destinado aos animais.
Animais de mesma raça são muito parecidos o que dificulta a identificação do animal em caso de desaparecimento, esses animais assustados por estarem perdidos geralmente não respondem a estranhos, chegando às vezes a serem agressivos, um produto que possa localizar esses animais com maior facilidade através de rastreamento GPS e personalização da coleira, tende a ser bem aceito no mercado.
.
JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA 1
- EM RELAÇÃO À EXISTÊNCIA DE NECESSIDADES QUE PRECISAM SER ATENDIDAS:
Segundo pesquisa realizada pela empresa Genoa Biotecnologia, em quantidade de animais domésticos, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos. Estima-se acima de 29 milhões de cães, 12 milhões de gatos. 59% dos lares no Brasil tem pelo menos um animal doméstico e cerca de 63% da população brasileira das classes A, B e C têm um animal de estimação dentro de casa.
O aumento de número de animais de companhia está em parte relacionado com a tendência de redução de natalidade humana e aumento do envelhecimento da população.
Segundo a revista Planeta, o aumento dessa população aquece o mercado pet, registrando um aumento de 5% no ano de 2011.
Com o novo papel e a importância dos animais de estimação nas famílias brasileiras, tornou-se comum encontrar produtos específicos para animais, como hotel e salões de beleza destinados aos pets. Consequentemente aumentou o numero de animais que se perdem, fogem ou são roubados.
Devido a baixa demanda de sistemas ou ferramentas de busca e localização de animais, seus donos distribuem cartazes ou contratam anúncios em carros de som procurando por animais perdidos, fornecendo características do animal e até recompensas para quem encontra-lo.
Animais da mesma raça são difíceis de se identificar e esses anúncios, muitas vezes, não atinge um publico suficiente para que possa encontra-lo.
- EM RELAÇÃO À EXISTÊNCIA DE RECURSOS DISPONÍVEIS PARA A CRIAÇÃO DO NEGÓCIO:
Em se tratando de um produto simples de se produzir a coleira em si e a personalização da mesma não requer muitos equipamentos. Já o sistema de rastreamento e armazenagem de dados deverá ser desenvolvido em parceria com empresas de tecnologia da informação
O grupo empreendedor irá buscar recursos financeiros em instituições financeiras que disponibilizam crédito para pequenas empresas e através do BNDES.
...