Plano de Negócios
Por: rodrigo1493 • 16/5/2018 • Dissertação • 502 Palavras (3 Páginas) • 212 Visualizações
Não é de hoje que percebemos um grande número de empresas recém-criadas fechando suas portas. Segundo dados do IBGE, em 2013, de cada 10 empresas 6 fecharam as portas após 5 anos de atividade. Vários são os fatores que levam as empresas a esse infeliz resultado, mas um deles é primordial: a falta de planejamento. Boa parte das empresas que não sobrevivem no mercado tem em seu gestor o perfil de alguém afobado, que visa apenas o lucro e que não se preocupa em planejar as atividades da empresa. Assim, diante das dificuldades do mercado, esse mesmo gestor não consegue se organizar e tomar decisões prudentes, o que faz com que a empresa sucumba perante essas dificuldades.
Diante de tantas incertezas no mercado, nada melhor para um gestor competente do que valer-se de uma ferramenta eficaz para prevenir-se contra riscos que ameacem o bom funcionamento de sua empresa. E uma dessas ferramentas é o Plano de Negócios.
O Plano de Negócios pode ser entendido como uma ferramenta de gestão ou um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais atitudes devem ser adotadas para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores e aumentando a viabilidade do planejamento.
Com ele em mãos o empreendedor pode entender melhor qual a realidade em que está inserido, de modo a conseguir determinar quais as estratégias serão adotadas em diferentes momentos, sobretudo para planejamento de ações futuras.
Quando, no parágrafo acima, fala-se de “ações futuras”, significa dizer que o Plano de Negócio não deve se limitar apenas à criação de uma empresa, mas deve fazer parte de todas as atividades posteriores à abertura, como a ampliação de uma unidade de negócio, abertura de filiais, uma ação mercadológica, dentre outras.
Segundo o SEBRAE, O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.
Com tantas definições positivas a respeito do que é o Plano de Negócios, podemos questionar: porque é dada tanta importância a essa ferramenta? Existem muitas vantagens em se ter um Planejamento, e algumas delas serão elencadas abaixo:
- Diminuição de riscos: a partir do momento em que se elabora um plano de negócios, o empreendedor avalia a viabilidade do negócio, cria mecanismos de defesa contra possíveis ameaças e riscos.
- Profunda análise do mercado, de forma que o empreendedor perceba se vale mesmo a pena abrir determinado negócio naquela área, ou seja, se na localidade onde a empresa será aberta já está saturada de concorrentes.
- Identificação de clientes em potencial.
- Ferramenta de apoio à gestão: deve ser ajustado e revisto de acordo com as demandas do mercado.
- É uma ferramenta de comunicação entre a alta administração e sua equipe, tendo em vista que as informações relativas ao Plano de Negócios, como missão, visão, valores e objetivos vão nortear todas as atividades da empresa.
Referências
http://www.rs4e.com/plano-de-negocios/
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/documento-ensina-a-montar-plano-de-negocio,7f0c26ad18353410VgnVCM1000003b74010aRCRD
https://www.asaas.com/blog/plano-de-negocios-o-que-e-e-a-sua-importancia/
https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2016/09/14/de-cada-dez-empresas-seis-fecham-antes-de-completar-5-anos-aponta-ibge.htm
...