Plano de Negócios
Por: Oscar Luiz Carvalho da Silva • 26/10/2015 • Projeto de pesquisa • 503 Palavras (3 Páginas) • 122 Visualizações
Estudo de Caso
Administração Sistemas Informações Gerenciais
Administração
4 Período
Oscar Luiz Carvalho da Silva
- O crescimento acelerado da competição global e a difusão das tecnologias exercem grande influencia, diante da competitividade entre as empresas, perceberam o papel essencial da disponibilidade de informações confiáveis para apoiarem os processos operacionais e gerenciais e obter vantagem competitiva.
- O primeiro estágio – Planejamento, preparação, equipe de trabalho, programação de projeto, seleção de pacote. Este estágio também é conhecido como desenho.
O segundo estágio – descreve os processos de implantação e consiste na gestão do projeto, definindo configuração do sistema, a integração, conversão dos dados, customização do software e processo de reengenharia.
O terceiro estágio – é aquele no qual o sistema começa a operar, mas ainda em fase de testes. Período transitório, analise de possíveis falhas, busca-se compreender de forma gerencial, problemas são relatados e corrigidos.
O quarto estágio – o sistema entra em operação e a organização garante sua contínua aderência a empresa, sendo possível perceber benefícios estratégicos do sistema.[pic 1]
- Conceituação; Planejamento; Simulação; Modelagem; Desenvolvimento de interfaces; Parametrização; Treinamento; colocação do Sistema em produção.
- Os principais fatores identificados foram: Apoio a Gerência; Qualidade das tarefas técnicas executadas no projeto; Acompanhamento e Controle; Planos e Cronogramas.
- Equipe Multidisciplinar; Equipe de consultores; Gerente de projetos; Relacionamento com Fornecedores; Produção; Logística.
- Mudança tecnológica – envolve a adoção de novas ferramentas e requer mudanças na forma com a empresa opera;
Mudança estrutural – prevê mudanças na organização, em atividades organizacionais ou nas atividades especificas na produção e no comportamento de pessoas;
Mudança comportamental – otimizar processos, os subsistemas social e técnico, os quase se influenciam mutuamente.
- Foi realizada uma pesquisa entre os gerentes, para fazerem um estudo de implantação, ainda selecionaram algumas pessoas do campo para receber opiniões dela. Contudo ficou decidido realizar a implantação primeiro em seus processos, após o mapeamento dos processos principais e transações diárias.
- A comunicação entre os lideres devem ser eficaz, nesse caso faltou deixar claro a opinião da diretoria aos gerentes, sendo assim cada um tomava a melhor decisão para o setor de sua responsabilidade. O que agravou ainda mais foi uma mudança estrutural bem no meio no processo de decisão, sendo assim as informações ficariam ainda mais distorcidas. Deixar claro o objetivo da implantação entre os lideres e demonstrar o resultado esperado para que todos possam contribuir em com senso.
- As mudanças tecnológicas e estruturais contribuíram para o sucesso do novo modelo de gestão, uma estrutura matricial foi criada, criação de equipes multidisciplinares, “desburocratização” dos processos, porem o comportamental das pessoas e a tecnologia foram o suficiente para suportar o novo processo, onde alguns processos tiveram que ser descobertos durante a implantação.
- A cooperação das pessoas em comprar a ideia de fazer novo e diferente, todo mundo tem medo de trabalhar demais, porem a implantação é um período turbulento, mas no futuro a demanda de trabalho é menor. A comunicação e conhecimento dos processos internos foram os principais responsáveis na dificuldade da implantação.
...