Plano de Negócios Lana e Lana
Por: Marcusserrao • 19/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.890 Palavras (8 Páginas) • 268 Visualizações
PLANO DE NEGÓCIOS: ÁNÁLISE DE VIABILIDADE DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE FERRAGENS NO ESTADO DA BAHIA
[pic 1]
Manaus, 27 de Maio de 2016
PLANO DE NEGÓCIOS: ANÁLISE DE VIABILIDADE DA LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE FERRAGENS NO ESTADO DA BAHIA
Autor : Marcus Vinícius Fernandes Serrão
Manaus, 27 de Maio de 2016
Sumário Executivo
- Introdução
- Conceito do Negócio
- Equipe de Gestão
- Marketing e Vendas
- Estrutura e Operação
- Estratégia e Crescimento
- Previsões de resultados financeiros e investimentos
- Revisão de literatura
- Conclusão
- INTRODUÇÃO
No presente trabalho será apresentado um plano de negócios, que têm como objetivo verificar a viabilidade da distribuição para empresas do segmento de ferragens e construção, no estado da Bahia, tendo em vista as cidades avaliadas, determinadas como pólo para a distribuição dos produtos.
O trabalho tem como objetivo, por meio de um plano de negócios,avaliar a expansão da distribuição de produtos, nos locais definidos.
Tendo como ponto de partida o sistema CRM, para dessa forma buscar a obtenção de êxito na aplicação deste plano.
E assim, consolidar o atendimento personalizado por esse sistema.
A missão da empresa é oferecer atendimento personalizado aos clientes.
A empresa tem como visão, tornar-se referência na venda de ferragem, e no atendimento personalizado ao cliente no Estado da Bahia.
2. CONCEITO DO NEGÓCIO
A empresa de ferragens, Lana e Lana, tem como seguimento a comercialização de ferragens para a construção a vinte anos, sediada na cidade de contagem, no estado de Minas Gerais, comercializa seus produtos para lojas varejistas, atacados regionais, empresas agrícolas e produtores rurais, atendendo os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, sendo conhecida pelo atendimento personalizado que oferece.
- EQUIPE DE GESTÃO
A equipe de gestão será essencial, para que o processo de atendimento personalizado seja eficaz.
Lidar com pessoas é sempre uma tarefa muito difícil, liderar elas dentro de uma organização, se torna mais difícil ainda, principalmente para uma empresa que é conhecida por oferecer uma proximidade no atendimento ao cliente, com isso a escolha
dos profissionais que irão fazer parte da equipe é muito importante, já que esses profissionais tem como missão atender um novo mercado e buscar novos clientes, o perfil para esses profissionais exige que eles sejam comprometidos com a empresa, seguindo o sistema de atendimento já conhecido e eficaz utilizado pela empresa, além disso buscar no mercado um profissional inovador, já que trabalhamos com atendimento personalizado.
- MERCADO E COMPETIDORES
A região nordeste ainda nos dias de hoje, têm na logística de transporte de produtos, um dos seus principais problemas que dificultam o desenvolvimento da região.
O estado da Bahia, onde a empresa pretende atender com a comercialização de ferragens, tem como os principais segmentos de estrutura industrial, as industrias químicas, metalúrgica, de alimentos e o setor agrícola, com destaque para a construção, o governo da Bahia tem grandes projetos de infra estrutura no estado com o objetivo de atrair novas empresas, gerando emprego e renda a população.
Assim foi feito um estudo que constatou que a empresa Lana e Lana, pode buscar um novo mercado na Bahia, atendendo primeiramente as cidades de Juazeiro, Jacobina, Salvador, Ibotirama, Vitória da conquista e Ilhéus, tendo um resultado positivo no mercado de ferragens no estado, como será apresentado no decorrer do plano de negócios.
- MARKETING E VENDAS
A estratégia de marketing da Lana e Lana, visa ganhar mercado de forma rápida, focando principalmente no atendimento personalizado ao cliente, como o sistema CRM.
O CRM (Customer Relantionship Management) é um sistema que permite a empresa conquistar o mercado com menos custos, pois possibilita a customização, isto é, responder de forma individualizada ás necessidades dos clientes e consumidores.
Assim como em outros estados atendidos pela Lana e Lana, para o estado da Bahia, também será criado uma célula de atendimento ao cliente, com a monitoria contínua da logística dos produtos, desde a saída do ponto de distribuição, até a entrega em
seu destino final, cumprindo sempre os prazos acordados entre cliente e empresa.
Com esse atendimento buscamos alavancar as vendas de forma significativa, e principalmente gerenciar satisfação e a fidelização do cliente.
- ESTRUTURA E OPERAÇÃO
A empresa possui um estrutura completa de armazenagem e logística na cidade de contagem, conta com uma sede de 30 mil m2, possui veículos entregadores próprios, assim não tem a necessidade de terceirizar o serviço, tendo em vista que a Lana e Lana já é uma empresa consolidada a mais de 20 anos no comércio de ferragens, e sua distribuição é conhecida pela forma eficaz com que é feita.
A distribuição para o estado da Bahia, seria direcionada mais especificamente nas cidades de Ilhéus, Salvador e Vitória da Conquista, através de logística rodoviária, sendo feita pela BR 101, que liga o Estado de Minas Gerais a Bahia, como veremos mais especificado no decorrer do trabalho.
- ESTRATÉGIA E CRESCIMENTO
Para iniciar as atividades no estado da Bahia, o setor comercial da empresa identificou no comércio do estado, a possibilidade de buscar resultados significativos nas vendas no mercado baiano de ferragens, como foi analisado no Gráfico que veremos abaixo.
...