Plano de negócios
Por: gabrielle1903 • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.057 Palavras (13 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 2][pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
GESTÃO HOSPITALAR
6º SEMESTRE
Gabrielle Marques Trogilo RA 5534117736
PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AUTOAPRENDIZAGEM III
Porto Alegre – RS / 2014
SUMÁRIO
1. APRESENTAÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Análise da responsabilidade de planejar os sistemas de acreditação 4
2.2 Contexto pesquisado 4
2.3 Fundamentação teórica 6
2.4 Análise e interpretação de dados 9
2.4.1 Modelo de edital de licitação para o desenvolvimento da “Acreditação Hospitalar” 10
2.4.2 Das propostas do grupo para a gestão na acreditação hospitalar para o município 10
2.4.3 Propostas e atribuições da equipe para melhor atendimento aos usuários do município 10
3. CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
- APRESENTAÇÃO
O presente relatório tem por objetivo “elaborar análise da responsabilidade de planejar os sistemas de acreditação hospitalar e propor alternativas para a melhoria da assistência médico-hospitalar”.
Acreditação hospitalar tem sido definida como auto-avaliação e processo de avaliação por pares externos usados por organizações de saúde para avaliar com precisão o nível de desempenho em relação aos padrões estabelecidos e implementar formas de melhorar continuamente.
Criticamente, a acreditação não é apenas sobre a normalização: há, de aconselhamento e de auto-aperfeiçoamento dimensões analíticas para o processo. Há questões paralelas ao redor, medicina baseada em evidências, a garantia de qualidade e ética médica, e a redução do erro médico são um papel fundamental do processo de acreditação. Hospital é, portanto, um componente na manutenção de segurança do paciente. No entanto, não se limita a provas que sustentem a eficácia dos programas de acreditação.
Tendo sido a pesquisa realizada em Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
2. DESENVOLVIMENTO
O presente relatório tem por objetivo apresentar “relação entre o planejamento estratégico e a qualidade nos serviços de saúde”. A ONA ensina que “O processo de acreditação é voluntário, ou seja, é a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse em ser avaliado”.
2.1 análise da responsabilidade de planejar os sistemas de acreditação
Percebe-se que as normas orientadoras seguidas provêm do Ministério, a ANVISA e outras organizações.
Joint Comission on Acreditation of hospitals Independente reconhecida internacionalmente como símbolo de qualidade, tem como missão melhorar os serviços de saúde para o público, em colaboração com outras partes interessadas, através da avaliação de instituições de saúde e inspirá-los a excelência em prestação de cuidados segura e eficaz da maior qualidade e valor. Sua declaração de visão diz que todas as pessoas sempre procuram experiência mais segura, de alta qualidade, o melhor valor de cuidados de saúde em todas as configurações.
Há dois pontos de vista não concordantes, o primeiro encara os componentes técnicos da ação de saúde e o segundo “examina a qualidade das relações interpessoais entre o médico e seu paciente”, que deve envolver transformações para paciente em termos de atitudes, conhecimentos, e comportamentos, acarretando em ações curativas e preventivas. (AZEVEDO, 1991)
No processo de realização dos cuidados de saúde, proposições reforçam a necessidade de valorizar a subjetividade envolvida. No entanto, “importante incorporar esse tipo de contribuição sem ultrapassar seu limite de possibilidades, entendendo que os índices de valor com características ideológicas, ainda que exteriorizados por um indivíduo, constituem índices sociais de valor”, sendo que esses índices pretendem ao consenso social. (PUCCINI e CECILIO, 2004, P.1)
2.2 contexto pesquisado
Numa pesquisa no site da Prefeitura Municipal de Porto Alegre foi observado que a palavra chave “acreditação” não é localizada:
[pic 3]
Imagem 1 busca do descritor “acreditação”
Fonte:
A prefeitura conta com um hospital materno infantil sob sua gestão em prol do SUS.
A lista de hospitais acreditados em Porto Alegre inclui o Hospital de Clínicas que atende ao SUS, vinculado ao Ministério da Educação, conforme texto da revista exame:
O HCPA realiza procedimentos que variam dos mais simples aos mais complexos em cerca de 60 especialidades, destinadas prioritariamente a pacientes do SUS. Somente no ano de 2013, foram realizadas mais de 600 mil consultas, cerca de 32 mil internações, um total de 3.894 partos, 45.643 procedimentos cirúrgicos e 491 transplantes. Primeira e única acreditação: 14 de novembro de 2013.
Outro hospital que obteve a acreditação em porto Alegre é o Hospital da Criança Santo Antonio ligado à Santa Casa:
O Hospital da Criança Santo Antonio é uma das sete unidades hospitalares da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e foi o primeiro hospital pediátrico do Brasil a ser acreditado pela JCI. Especializado em procedimentos de alta complexidade em diversas especialidades, o hospital atende pacientes do SUS, do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul (IPE) e de convênios particulares.
No âmbito privado há o Hospital Mãe de Deus, o Hospital Moinhos Vento que vem sendo acreditado desde 2002.
2.3 fundamentação teórica
O INCA (Instituto Nacional de Câncer, 2013) explicita a importância de implantar o processo de acreditação:
Através da Acreditação Hospitalar, a instituição de saúde tem a possibilidade de realizar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa. A partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação, de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avaliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.
...