Polímero
Por: fernanda.gordono • 9/11/2015 • Artigo • 3.168 Palavras (13 Páginas) • 221 Visualizações
POLÍMEROS: A BUSCA DE NOVAS APLICAÇÕES Angelo Aparecido da Silva – FAAG[1] Fernanda Serotini Gordono – FAAG[2] Wendell Pinheiro – FAAG[3] |
RESUMO
Este trabalho aborda o assunto polímeros que tem sido uma crescente na área química e no desenvolvimento mundial, sendo assim este trabalho busca mostrar novas técnicas de metodologia na obtenção e melhorias no desenvolvimento dos polímeros, como o Baquelite que é abordado neste trabalho. O Baquelite um polímero termorrígido que, foi reconhecido como o primeiro polímero e considerado vidro plástico. Ele é obtido através da condensação do Fenol e Formol e ao final deste processo se torna rígido instantaneamente, para que isto não ocorra serão realizadas alterações no método de obtenção. Com a finalidade de prolongar o seu arrefecimento e torna-lo por mais tempo moldável. Será feito adições de outros compostos químicos para tentar chegar ao resultado desejado, também tentará a copolimerização e outras formas que possa mudar esta característica do Baquelite. Os métodos adotados terão a visão de aperfeiçoar as técnicas já desenvolvidas nos polímeros e principalmente no Baquelite.
Palavras-chave: Desenvolvimento. Polímero. Tecnologia.
ABSTRACT
This work deals with the subject polymers has been increasing in the chemical area and in the developing world, therefore this new methodology show job search techniques in obtaining and improvements in the development of polymers such as Bakelite which is addressed in this paper. The Bakelite thermoset a polymer that has been recognized as the first polymer and considered plastic glass. It is obtained by condensation of phenol and formaldehyde and the end of this process becomes instantly hard, for this to occur no changes will be made in the method of production. In order to prolong their cooling and makes it more pliable by time. Will be additions of other chemicals to try to reach the desired result, it will also try to copolymerization and other forms that can change this feature of Bakelite. The methods adopted will have the vision to improve the techniques already developed in polymers and especially in Bakelitex.
Keywords: Development. Polymer. Technology.
1 INTRODUÇÃO
Para todo processo de um produto, independente de seu seguimento, tem que se levar em conta, a importância de se fazer investimento que deem resultados esperados mas também que talvez este resultados não aconteçam rapidamente mas levem algum tempo para se ter um resultado lucrativo e satisfatório.
Para que se possam tomar decisões eficazes a respeito da aceitação ou rejeição de projetos de investimentos, evidentemente é necessário saber a quantidade de capital existente para fins de investimento. Isto pressupõe não só o conhecimento do volume de capital efetivamente disponível em termos de caixa ou ativo prontamente realizável, mas também das outras fontes de capital que podem ser utilizadas, quanto custaria levantar recursos de capital junto a essas fontes e que outras decisões podem influenciar as disponibilidades futuras de capital.
É certo que investimentos levam a tecnologia que está associada com resultados econômicos, com impactos sociais e econômicos sobre uma comunidade, resultantes de aplicação de novos materiais, novos processos de fabricação, novos métodos e novos produtos nos meios de produção.
Por desenvolvimento experimental entende-se a atividade que objetiva a construção de protótipos e ou a montagem de um processo experimental de produção, a partir de um amplo acervo de conhecimentos e técnicas oriundos de pesquisas e ou de experiência prática pregressa.
Assim, o desenvolvimento experimental é um trabalho sistemático criativo fundado em conhecimentos, práticas e técnicas diversas e dirigido à obtenção de algum produto e ou processo de produção. Entende-se, entretanto, que a atividade de desenvolvimento experimental cessa quando um protótipo ou uma linha piloto de produção e concluída e testada, pois daí em diante, até a obtenção de uma produção definitiva e ou produto acabado, a atividade é definida como de engenharia de produto e ou processo (VLACK, 2012).
Este trabalho tem o objetivo de mostrar como estas aplicações podem levar a objetivos concretos e de boa qualidade, apresentando um novo produto que possa ter uma direção diferente da qual este já esta destinado.
2 ASPECTOS TEÓRICOS
2.1 Os Polímeros
Para Allinger (2011), os polímeros são formados pela junção de monômeros ( micro moléculas) que dão origem ao uma molécula maior conforme indica a formula na da polimerização do baquelite que é o assunto em pauta. A figura 1 mostra a Polimerização do baquelite.
Figura 1. Polimerização do baquelite[pic 1]
Fonte: Fogaça (2013)
São popularmente conhecido como plásticos, mas não de fácil obtenção pois, há vários métodos para se obter um polímero.Pode-se obter pela adição e pela condensação.
Resina sintética, quimicamente estável e resistente ao calor, que foi o primeiro produto não plástico. Trata-se do polioxibenzimetilenglicolanidrido, ou seja, é a junção do fenol com o formaldeído, formando um polímero chamado polifenol. É formada pela combinação por polimerização de fenol (C6H5OH) e formaldeído ou aldeído fórmico (CH2O). Rádios, telefones e artigos elétricos como interruptores e casquilhos de lâmpadas eram formados por baquelite por causa das propriedades de resistência ao calor e isolamento. É resistente ao calor, infusível e forte, arde lentamente, pode ser laminada e moldada na fase inicial da sua manufatura, é de baixo custo e pode ser incorporada em vernizes (SKOOG, 2005).
...