Portfólio Processos Logísticos Transporte e Abastecimento.
Por: Roberto Mira • 25/11/2018 • Trabalho acadêmico • 5.673 Palavras (23 Páginas) • 739 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Gerenciamento da cadeia de suprimentos 4
2.1.1 Modal 4
2.1.2 Canal de Distribuição 5
2.2 planejamento, programação e controle da produção 7
2.2.1 Processo Produtivo 7
2.2.2 Fluxograma 8
2.3 Logística reversa 8
2.3.1 Responsabilidade social, socioambiental empresarial e sustentabilidade 9
2.3.2 Reciclagem 12
2.3.3 Pós-Venda 14
2.4 LOGÍSTICA INTERNACIONAL 15
2.5 PLANEJAMENTO, CONTROLE E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS 17
2.5.1 Embalagem 17
2.5.2 Símbolo e Marca de Identificação 18
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
INTRODUÇÃO
Segundo o site Personare a Aromaterapia é uma terapia holística que proporciona sensação de bem-estar, tanto físico quanto psicológico, com a utilização de óleos essenciais. Ela mostra que há ligações entre o olfato e os sentimentos. Ao inalar os aromas, os canais olfativos mandam a mensagem diretamente para o sistema límbico, a parte do sistema nervoso que é responsável pelas emoções. Depois disso, o cérebro reage às propriedades aromáticas, modificando o humor ou o estado de espírito de alguém. Sendo assim, é possível que uma pessoa triste ou desanimada fique um pouco mais alegre ou que alguém agressivo se sinta calmo e relaxado ao sentir o cheiro de óleos específicos para esse estado mental.
De acordo com o site wikipedia.org, aliado a isso estão os cosméticos, substâncias ou tratamento aplicado à face ou a outras partes do corpo para alterar a aparência, para embelezar ou realçar o atrativo da pessoa. Tais preparados podem ser aplicados à pele, às unhas ou ao cabelo.
Aromaterapia e cosméticos são os itens comercializados no negócio de sucesso em plena expansão administrado por Raquel e seu esposo. A empresária possui equilíbrio e gestão para agregar o bom relacionamento familiar, conhecimento e capacitação, qualidade do produto, parcerias eficientes, visão tecnológica e satisfação pessoal, os empresários fazem o que gostam visando afinidade e bem-estar o que gera fins construtivos e saldos positivos, possibilitando realização profissional e sucesso rumo ao crescimento do empreendimento.
No decorrer deste trabalho serão apresentadas soluções para a situações problemas encontrados na Feitiços Aromáticos especializada em cosméticos e aromatizantes, tais como: Fluxo e organização adequada em se tratando da cadeia de suplementos, processo produtivo, tendências, embalagens, entregas e principalmente padrão de qualidade.
DESENVOLVIMENTO
Podemos observar anteriormente que a feitiços aromáticos apresenta um quadro nacional satisfatório. Por se tratar de um empreendimento visionário os proprietários buscam técnicas eficientes de administração e distribuição. O que não impede cada vez mais o aperfeiçoamentos e amplitude dos investimentos do negócio.
Diante disso veremos a seguir possibilidades de adequações eficientes em diversas partes do fluxo administrativo, facilmente adaptáveis a feitiços aromáticos.
Gerenciamento da cadeia de suprimentos
Gestão da cadeia de suprimentos de negócios é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes, produtos e serviços requeridos por clientes finais. Ela abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo, ou seja, cadeia de suprimentos.
A primeira situação problema a ser tratada neste trabalho diante deste assunto são as escolhas de modais e transportes feitos pela Feitiços Aromáticos.
Visto que a mesma pretende expandir o negócio para o exterior e fortalecer ainda mais o mercado nacional.
Modal
Antes de qualquer coisa é importante esclarecer que existem dois tipos de exportações, a direta e indireta. Na exportação direta, não existe nenhum intermediário no processo, ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda externa. É recomendada para quem quer ter completo controle da operação. Dentre as suas vantagens, estão: internacionalização da empresa e da própria marca; maior chance de lucro ao longo do tempo, não é preciso pagar intermediários; possibilidade de criar suas próprias estratégias e programar-se melhor para atender às demandas, pois, terceirizando, você perde esse poder e pode virar vítima de pedidos esporádicos que desequilibram sua produção; autonomia para buscar mercados e parceiros do seu interesse.
...