Resenha : O Processo de armazenamento, transporte e distribuição de produtos em uma indústria de laticínios
Por: karlab_nunes • 19/5/2015 • Resenha • 828 Palavras (4 Páginas) • 525 Visualizações
Tema do trabalho:
Processo de armazenamento, transporte e distribuição de produtos em uma indústria de laticínios.
Introdução
A década de 90 marca uma época de transformações para a economia brasileira, que consolidaram novos padrões de consumo por parte da população, que se tornou mais exigente. As mudanças verificadas nas últimas décadas implicaram em alteração no comportamento produtivo e competitivo de organizações e sistemas. No segmento industrial, as transformações implicaram em um intenso processo de aquisições, uma significativa reestruturação produtiva e a reorganização dos canais de comercialização. Na indústria de laticínios não foi diferente e muitos laticínios de pequeno porte, que abrangiam somente mercados regionais, foram adquiridos por grandes empresas nacionais e internacionais.
Em geral as empresas foram aprimorando a sua capacidade competitiva através da implementação de novas estratégias concorrenciais, com novas técnicas de gerenciamento e negociação, principalmente para atender a novas legislações (Instrução Normativa n° 51/2002).
É importante ressaltar que o sistema do leite é considerado como um dos mais importantes sistemas agroindustriais brasileiro, com produção em torno de 25,3 bilhões de litros – dado referente ao ano de 2006.
O objetivo do artigo apresentado foi realizar o acompanhamento do processo logístico de uma indústria de laticínios, no que tange o armazenamento, transporte e distribuição dos derivados lácteos. O leite e seus derivados são produtos perecíveis e que exigem controles rígidos, principalmente quanto à manutenção da temperatura adequada em todas as fases citadas. Como resultados, observou-se que o controle no armazenamento, transporte e distribuição, além de garantir a qualidade dos produtos, é um fator importante para aumentar a eficiência no transporte e distribuição dos produtos acabados e na redução dos custos logísticos.
Apresentação e discussão das informações coletadas
O conceito de logística no agronegócio do leite possibilita significativas economias nos custos de transporte e em ganhos com a melhora na qualidade.
Para que a logística seja realizada de forma adequada, ela deve ser um processo integrado. Os setores de armazenagem, transporte e distribuição devem estar bem alinhados, pois desta forma a logística irá proporcionar uma operação e um planejamento adequado: a entrega do produto certo, no momento certo, no lugar correto, e com o custo mínimo possível. O que proporcionará a sustentabilidade do negócio e aumento na rentabilidade da empresa.
Verificou-se que não é viável providenciar a produção ou realizar a entrega instantânea aos clientes, gerando a necessidade de manter estoque. A manutenção de estoques que age, principalmente, como “amortecedor” entre a oferta e demanda. Por outro lado, a estocagem também exige a manutenção dos produtos e ingredientes em ambiente que proteja sua integridade e qualidade durante essa fase do processo.
Durante a armazenagem dos produtos devem ser observados, dentre outros pontos, o controle da temperatura, a velocidade do ar, a disposição dos produtos dentro da câmara frigorífica, a identificação e o gerenciamento da saída de estoque. O gerenciamento de saída de estoque é realizado pelo método PEPS - Primeiro a Entrar Primeiro a Sair e PVPS - Primeiro que Vence Primeiro que Sai. A administração de estoque é extremamente importante, podendo comprometer uma fatia importante das despesas logísticas.
...