Projeto Balanced Scorecard Cacau Show
Por: Babbi Rodrigues • 13/3/2017 • Ensaio • 2.574 Palavras (11 Páginas) • 2.747 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE MBA EM GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA
Projeto Balanced Scorecard
[pic 2]
Campinas
2017
JOÃO CARLOS GONÇALVES – RA: 932569-2
MÔNICA PINHEIRO DA SILVA – RA: 932128-1
ROSEMEIRE APARECIDA RODRIGUES – RA: 932670-7
Projeto Balanced Scorecard
Cacau Show
Trabalho apresentado à Universidade Paulista / UNIP, como parte dos requisitos necessários para o cumprimento do módulo específico do curso de pós-graduação em Finanças Avançadas, sob orientação dos Prof. Rui Marquez.
Campinas
2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
BSC – BALANCED SCORECARD 5
PARTE I – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 6
1 - Instituição, Propósitos e Porte da Organização. 6
O Mercado 7
PARTE II – PROJETO BALANCED SCORECARD 9
1 - DEFINIÇÃO DAS DIRETRIZES ORAGANIZACIONAIS 9
2 - ANÁLISE DO AMBIENE INTERNO E EXTERNO 10
3 - ÍNDICES DE MONITORÁVEIS E ESTRATÉGICOS DAS 4 PERSPÉCTIVAS (FINANCEIRA, CLIENTES, PROCESSOS INTERNOS E APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO) “10” FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO 11
4 - ESTABELECER O VÍNVULO CAUSA X EFEITO DOS ÍNDICES ÀS DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS 13
5 - DESCREVER A ESTRATÉGIA ESCOLHIDA NO MAPA ESTRATÉGICO 15
6 - CONSTRUÇÃO DO PLACAR QUE CONTROLARÁ A EXECUÇÃO DA ESTRATÉGIA 15
7 - MONTAGEM DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO CORPORATIVA 15
8 - MONTAGEM DO QUADRO DE GESTÃO DE AÇÕES 15
CONCLUSÃO 16
BIBLIOGRÁFIA/ REFERÊNCIAS 17
ANEXOS 18
INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema Balanced Scorecard com o objetivo de desenvolver e aprimorar o planejamento estratégico dentro das organizações, sendo que muitas gestores têm dificuldade em identificar a situação econômico-financeira da sua empresa, o que dificulta a tomada de decisão.
O presente trabalho tem como objetivo de estudo, a empresa Cacau Show, empresa nacional do ramo alimentício, atuando em todo o território nacional desde 1988.
Todos os estudos foram baseados nos conceitos absorvidos em sala de aula e de materiais bibliográficos.
BSC – BALANCED SCORECARD
O BSC - Balanced Scorecard é uma ferramenta (ou uma metodologia) de medição e gestão do desempenho desenvolvida pelo professor da Harvard Business School, Robert Kaplan e o empresário David Norton em 1992. De acordo com os criadores, é uma ferramenta que “traduz a missão e a visão das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”.
O BSC foi criado para desenvolver a capacidade de executar a estratégia. De acordo com Kaplan e Norton, “nesta era dos trabalhadores do conhecimento, estratégias devem ser executadas em todos os níveis da organização. É preciso mudar os comportamentos e adotar novos valores. A chave para essa transformação é inserir a estratégia no centro do processo gerencial. No entanto, é impossível executar a estratégia sem antes compreendê-la, e não há como compreendê-la sem primeiro descrevê-la”.
HERRERO 2005
PARTE I – DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
1 - Instituição, Propósitos e Porte da Organização.
A Cacau Show é uma empresa alimentícia brasileira, localizada em Itapevi, no estado de São Paulo. É uma marca de chocolates 100% nacional, fundada por Alexandre Tadeu da Costa no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, com a ajuda de uma funcionária, 500 dólares e uma sala de 12m² da empresa de seus pais em 1988.
Em 1988 o jovem Alexandre Costa, com apenas 17 anos começa a vender chocolates, no ano seguinte ele ganha um fusca branco dos pais, tira os bancos de trás, forra com os produtos e começa a revender nas redondezas do bairro Casa Verde, em São Paulo.
Quase sempre, o responsável por adaptar esses planos à realidade foi seu sócio e amigo de infância, Sérgio Butuem. Butuem estava terminando um curso de engenharia mecânica quando, em 1991, foi convidado por Costa para trabalhar na Cacau Show, hoje é sócio minoritário da empresa.
Atualmente, a Cacau Show está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 2.000 lojas distribuídas em 1.000 municípios, tornando-se uma das maiores rede de lojas de chocolate do mundo e faturando anualmente mais de 100 milhões de reais.
A empresa possui cinco fábricas com capacidade de produção anual de 12 mil toneladas de chocolate nas cidades de Campos do Jordão, Curitiba, São Paulo e duas em Itapevi.
E depois de 29 anos de história a maior rede de chocolates finos do mundo nunca contou com capital externo, tudo que existe foi construído com o próprio negócio e muita dedicação.
Cronologia:
1988-1990 – as trufas e os chocolates eram vendidos porta a porta, por catálogos e para pequenos comerciantes, como lanchonetes e padarias;
1990-1998 – a empresa fecha contratos com grandes redes, como a Lojas Brasileiras e o Mappin, que se tornam os principais canais de distribuição;
1998-2004 – a Cacau Show passa a distribuir produtos com vendas por catálogo, por atacadistas e nas primeiras lojas exclusivas da marca;
2004-2009 – ascensão das franquias, inaugurado 25 lojas a cada mês, a empresa cresce com o modelo de franquias, que passaram a responder por 95% do faturamento.
O Mercado
O chocolate tem mais de 2000 anos de história, mas ele só foi concebido da forma que consumimos hoje há menos de 200 anos. Antes o chocolate era uma bebida considerada divina pelos povos primitivos do México e da América Central, um presente de Quetzacoatl, Deus da sabedoria e do conhecimento, segundo o povo asteca.
...