TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador

Por:   •  4/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  4.468 Palavras (18 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

Tayanne Martins Pessoa

1168018 

Abertura de Capital

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Mercado de Capitais, ministrada pela Tutora Tania Mara Sousa Doro.

FORTALEZA DO TABOCÃO

2015

__________________________________________________________

1. Introdução

O presente projeto tem a finalidade de fazer uma analise de abertura de capital da Samarco-Mineração. A estrutura desta empresa ficou fortemente abalada após o rompimento de um de suas barragens em MG, que ficou conhecida como maior desastre ambiental do país, pois destruiu cidades, contaminou o solo e matou vidas tanto humanas quanto aquáticas. Então a finalidade da abertura de capital é que essa empresa possa voltar a ter notabilidade reconhecida e aumentar os ativos da empresa, pois esta teve um rombo em suas contas para recompensar as vítimas desse desastre e reconstruir a cidade destruída.

2. Conhecendo a Samarco

A Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, mas a de melhor transparência no mercado em relação as suas contas. A empresa é a segunda maior mineradora e está entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Adere à prática de governança corporativa garantindo maior transparência e administração eficiente a empresa.

A empresa disponibiliza em seu site diversas características da empresa, além de seus relatórios contábeis. Administrada pelo Diretor-presidente (interino) Roberto Lúcio Nunes de Carvalho. A seguir dados da Samarco publicados em seu site:

_______________________________________________________________

A Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A. Nosso principal produto são pelotas de minério de ferro comercializas para a indústria siderúrgica mundial. Exportamos para 19 países das Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa.

Possuímos três concentradores instalados na unidade de Germano, em Minas Gerais, que beneficiam o minério e aumentam o seu teor de ferro. Nossa estrutura conta ainda com quatro usinas de pelotização na unidade de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo. As duas unidades industriais são interligadas por três minerodutos, com quase 400 quilômetros de extensão cada, que transportam a polpa de minério de ferro entre os dois estados. Somos pioneiros nesse tipo de transporte. A receita da Samarco equivale a cerca de 6,4% do PIB do Espírito Santo e 1,6% do PIB de MG.

 VISÃO

A Samarco acredita e pratica a mineração responsável, por meio de seus pilares de gestão: Excelência, para fazer sempre mais e melhor; Crescimento, visando gerar e compartilhar valor com solidez e competência; e Conformidade, para nos manter sempre em sintonia com as diretrizes, normas e leis. Temos em nosso DNA a participação no desenvolvimento das comunidades vizinhas, a construção de relação de confiança com nossos parceiros, e, acima de tudo, o respeito à vida. Esses conceitos sintetizam os objetivos traçados em nossa Missão, Visão e Valores organizacionais, garantindo que o desenvolvimento da Samarco se reflita também nas regiões onde atuamos e com os públicos com os quais nos relacionamos.

MISSÃO

Produzir e fornecer pelotas de minério de ferro, aplicando tecnologia de forma intensiva para otimizar o uso de recursos naturais e gerando desenvolvimento econômico e social, com respeito ao meio ambiente.

VALORES

Respeito às pessoasPrezamos pela vida acima de quaisquer resultados e bens materiais. Respeitamos o direito à individualidade, sem discriminação de qualquer natureza, e honramos, com nossa responsabilidade, o bem-estar das pessoas e da sociedade, assim como o cuidado com o meio ambiente, por meio da utilização correta dos recursos necessários às nossas atividades.

IntegridadeAtuamos com seriedade no cumprimento às leis e respeito aos princípios morais, primando pela dignidade e ética nas relações. Adotamos uma postura honesta e transparente com todas as partes envolvidas em nosso negócio.

Mobilização para resultadosGostamos de superar os objetivos e metas estabelecidos e temos perseverança em fazer melhor a cada dia, com criatividade, cooperação e simplicidade, buscando constantemente o conhecimento e a geração de ideias inovadoras, para o atingimento de resultados diferenciados e duradouros.

Samarco, 2016. Disponível em: http://www.samarco.com/institucional/a-empresa/. Acesso em: 26 de mai. de 2016.

____________________________________________________________________________

2.1 Rompimento da Barragem

A Samarco teve uma de suas barragens rompidas em Mariana-MG um caso de repercussão mundial, que deixou várias pessoas desabrigadas, alguns mortos e feridos, além de destruir o meio ambiente.

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão responsável pela fiscalização de barragens de rejeitos, a barragem de Fundão é considerada de baixo risco, e o rejeito de minério, inofensivo para a saúde. Mas foram confirmadas 8 mortes nesse incidente.

Na tarde do rompimento da barragem a Samarco divulgou uma nota em uma rede social:

A Samarco informa que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão, localizada na unidade de Germano, nos municípios de Ouro Preto e Mariana (MG). A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência. Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas. Por questão de segurança,  a Samarco reitera a importância de que não haja deslocamentos de pessoas para o local do ocorrido, exceto as equipes envolvidas no atendimento de emergência.”

(SAMARCO, 2015)

Veja um artigo feito pela G1 portal de noticias da rede globo, onde relata o rompimento da barragem em 05 de novembro de 2015:

__________________________________________________________________

Barragem se rompe, e enxurrada de lama destrói distrito de Mariana.

Acidente foi em Bento Rodrigues e bombeiros confirmam uma morte.
Localidade está sendo esvaziada; MP vai investigar causa do acidente.

O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com