TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador I

Por:   •  25/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.090 Palavras (5 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

POLO: MONTES CLAROS – MG

ADMINISTRAÇÃO

PROJETO INTEGRADOR I

FERNANDO TADEU DE SOUZA COSTA: 403958

GLAUCIA DIMILHA NOVAES: 419939

DULCINEIA OLIVEIRA: 420715

MONTES CLAROS, 29 DE MAIO DE 2016

SUMÁRIO

RESUMO ...............................................................................................................3

INTRODUÇÃO .....................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO .......................................................................................4

TAREFAS .............................................................................................................6

CONCLUSÃO ......................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................7

RESUMO

Optamos por desenvolver o projeto em uma empresa já existente a mais de 20 anos no mercado, a Marc Comércio e Assistência Técnica LTDA. Nosso intuito é analisar o desempenho do setor de Administração Técnica com relação á capacitação dos colaboradores e oferecer melhorias qualitativas para maximizar os resultados dos objetivos do setor.

“O que caracteriza nosso momento histórico é uma altíssima e crescente velocidade de transformação, que faz com que tenhamos de estar abertos e flexíveis para questionar e modificar nossos paradigmas, para sobreviver num mundo em transformação”. (BOOG, 1980)

Portanto é de suma importância buscar a cada dia uma capacitação e um alinhamento para não ficar para trás.

“O mundo está mudando muito rápido. Não será o forte derrotando o fraco, mas o rápido derrotando o lento”. (Murdoch, 2007)

INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho exige cada vez mais uma inovação e revisão nos processos em um desenvolvimento de tarefas.

Não se acomodar é um passo interessante em direção ao sucesso. Isso traz um dever, principalmente, para os gestores de capacitar sua equipe.

“O papel do gerente como incentivador da elevação do grau de maturidade dos subordinados passa a ser crucial.” (Boog, 1980, p. 3).

Dado esse contexto, optamos por desenvolver o projeto em cima das demandas e necessidades da Marc Comércio e Assistência Técnica LTDA com relação á capacitação dos colaboradores no exercício de suas respectivas tarefas.

DESENVOLVIMENTO

Tudo começou no dia 16 de fevereiro de 2016. Quando agendamos uma visita na Marc para conhecer melhor a empresa, seus gestores, sua visão de mercado, etc.

Foi um momento muito válido e inspirador, onde conseguimos identificar o foco do nosso projeto: a capacitação do corpo de colaboradores do setor de assistência técnica.

Fundada em 1990 em Montes Claros - MG, a Marc iniciou sua trajetória no ramo de assistência técnica em máquinas de escrever e calculadoras. O nome se dá pelo fato dos fundadores, três irmãos, chamarem Marcos, Márcio e Marcelo.

O início foi muito sofrido, a empresa não possuía veículo próprio, imóvel e uma estrutura sólida. Com a dificuldade, um dos sócios, o Marcelo solicitou sua saída.

Os anos avançavam e as dificuldades se mantinham, levando outro sócio a sair. A informatização avançando cada vez mais, “forçando” as organizações a abandonarem as máquinas de escrever, forçaram também a empresa mudar ou fechar. O Marcos cadastrou seu currículo na DIMEP Sistema de Ponto e Acesso LTDA. Empresa que trabalha no ramo de controle de ponto e acesso de pessoas. Em 2003, foi chamado a representa-la na região norte de Minas Gerais, onde atua até os dias de hoje vendendo relógios de pontos, catracas e portas de acesso, cancelas de estacionamento, crachás e etc.

 

Passados 13 anos, a empresa se divide da seguinte forma:

PESSOA

DEPARTAMENTO

MARCOS PARRELA

PROPRIETÁRIO/DIRETOR ADM

JOENILTON ALVES

DIRETOR DA ADM TÉCNICA

O quadro completo possui 19 funcionários, divididos entre:

VENDAS

ASSISTÊNCIA TÉCNICA

IDENTIFICAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

 Um dado coletado interessante, é que nenhum do atual quadro de funcionários foi contratado sob análise de experiência curricular, mas todos por indicação e sem nenhuma exigência de capacitação técnica.

Há quem se impressione com esse fato positivamente, uma vez que se constrói uma visão de oferecer oportunidade a quem precisa. Há quem se impressione também negativamente, pois alegam o tempo que demanda até o colaborador, de fato, estar apto para oferecer um custo benefício satisfatório. Porém, o que se viu, e o próprio gestor admitiu. É que o processo de capacitação peca durante o trajeto, deixando o nível da mesma desigual entre funcionários do mesmo setor. Exemplo: no setor de assistência técnica, tem técnicos que possuem habilitação categoria A e B, enquanto outros só B. Existem serviços que nem todos conseguem efetuar, demandando por vezes, que um técnico conduza de moto outro técnico que não tem habilitação para pilotar até um cliente, onde o que pilota não faz o serviço. Tem um técnico que possui a habilitação B, mas não viaja, porque desde que tirou a habilitação, cerca de um ano atrás, nunca foi colocado para viajar. Existem indústrias, que só permitem a entrada de prestadores de serviços que cursaram alguns mini cursos de segurança no trabalho, etc. E nem todos os técnicos fizeram os cursos. O gestor da técnica, não fez mais nenhuma especialização há 10 anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (112.4 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com