TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa

Por:   •  17/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Metodologia da Pesquisa

CONFLITOS – Desenvolvendo capacidades como mediador

GOIANIA

03/2016

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6

5- METODOLOGIA......................................................................7

6- CRONOGRAMA.......................................................................8

7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9


                                                                                                3

 1-INTRODUÇÃO                                                                       

Uma das coisas mais difíceis em termo organizacionais é justamente mediar os conflitos que são oriundos de diversas fontes, sejam religiosos, culturais, cor e raça, enfim são muitas as origens dos conflitos. Motivado por inúmeros conflitos a nossa volta, entendo que os conflitos também é uma grande oportunidade para mudanças, porém o êxito nem sempre se consegue por falta de habilidade dos mediadores e o que pretendo abordar é justamente quais habilidades é necessário a um bom mediador de conflito, suas virtudes as técnicas que podem ser usadas buscando sempre, numa situação de conflito o acordo.

É possível pensar inúmeras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização. Se observarmos a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência.

Alguns profissionais viam o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, os quais eram considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseqüentemente, ao bom funcionamento das organizações.


4

2- OBJETIVOS                  

        Nesse sentido os objetivos que pretendo abordar são:

- Levantar as barreiras e habilidades de comunicação;

- Levantar os tipos de conflitos e possíveis causas;

- Descrever o que é um conflito e as práticas de análise de conflito;

- Identificar o que é Mediação, seus conceitos e Objetivos;

- Explicar como se dá uma resolução de conflito, saber identificar qual melhor solução;


5

3- JUSTIFICATIVA                

A razão de se pesquisar o Conflito na busca por capacidades enquanto mediador é que a mediação aplica-se eficazmente a conflitos subjetivos, por exemplo, os familiares. Nesses conflitos, poderosas forças de origem emocional influenciam os mediandos (as "partes") e demais envolvidos nos litígios e promovem o predomínio das posições, o que se declara, sobre os reais interesses.

          Nos conflitos objetivos, de maneira oposta, acredita-se que a "razão" comande o processo decisório e que os aspectos emocionais não sejam determinantes. Por exemplo, questões tributárias; nesses casos, os instrumentos mais apropriados seriam a negociação, a arbitragem e o julgamento, portanto, tipicamente adversariais. A este tipo de conflito, não se aplicaria a mediação.

         Não percebemos, entretanto, os conflitos segundo uma dicotomia de "mediáveis" e "não mediáveis". Acreditamos, sim, no desenho de soluções ajustadas às características particulares de cada conflito, valendo-se de métodos ajustados a seus conteúdos específicos. Em outras palavras, entendemos que existem conteúdos que solicitam atenção aos aspectos emocionais, reservando-se a intervenção estritamente racional-legal para outros.

Dentro de uma organização os conflitos geralmente começam por falhas e/ou barreiras de comunicação.

“A pessoa que fala, que escreve e que comunica, de alguma forma, exerce sobre outros um poder de influência que deve dominar e saber administrar. Um mediador precisa ter domínio sobre a comunicação pois a sua relevância transcende o plano intrapessoal para entrar no interpessoal, definindo a natureza e o curso das relações”, Guillermo Ballenato Prieto (Pg.18) – 2013.

Na maioria das vezes as pessoas envolvidas não se percebem como co-construtoras do conflito, ou seja, que cada uma é responsável a seu modo pela briga ou conflito que está acontecendo. O conflito se estrutura, na diferença de interesses entre duas partes - pessoas ou grupos - que acreditam na impossibilidade de verem seus interesses atendidos. A inexistência de uma escuta atenta e de um contexto conversacional adequado podem, mesmo que parciais, até impossibilitar a busca de alternativas na maioria das situações.

Através dos tempos, o diálogo sempre representou a maneira mais eficiente para mediar conflitos. Na atualidade isto se mantém, pois a comunicação dialógica envolve a troca ou a discussão de diferentes idéias e opiniões; leva em conta diferentes pontos de vista com a finalidade de resolver os problemas; possibilita a busca do entendimento; inclui a possibilidade de duas posições – isto e aquilo; é coerente com a lógica da negociação – mediação; busca legitimar as duas posições; permite ouvir a lógica do outro buscando compreendê-la; envolve a conversação como um processo de co-construção de mudança; estabelece a possibilidade de ganhar e ganhar incluindo a ação de ceder, negociar, aceitar a posição, a razão e o sentimento do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (119.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com